Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Run das 6 do GFS a sair e mais um pequeno corte no frio. Se continuar assim, vamos ter ISO 0 só...
EDIT: Olhando bem continua com ISO -6º no Interior Norte durante 2 dias e depois ISO -2º até domingo.
Vai dar umas belas mínimas :cold:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Thomar
Bom dia! Estas últimas saídas tanto do ECMWF como do GFS já "molham" um bocadinho o evento de dia 19 (em compensação o GFS corta um pouco no frio) ! Seria a típica lotaria total destas entradas. Por ser algo pouco significativo e a mais de 120h vai dar muitas voltas, mas já dá alguma esperança :rolleyes:

Run das 6 do GFS a sair e mais um pequeno corte no frio. Se continuar assim, vamos ter ISO 0 só...
EDIT: Olhando bem continua com ISO -6º no Interior Norte durante 2 dias e depois ISO -2º até domingo.
Vai dar umas belas mínimas :cold:

Nas próximas 240 horas, 10 dias consecutivos de mínimas negativas em todos os cantinhos do Interior Norte e 3/4 dias consecutivos de mínimas em todos os cantinhos do Litoral Norte. :cold:

Bom dia,
Segundo esta última "run" do modelo GFS , não se vislumbra sequer humidade, o melhor que encontrei numa rápida visita foi às 120 horas, mas é mesmo muito pouco.
A convecção para já não existe ou é muito pouca, a massa de ar com potencial fica longe....
Veremos o evoluir da situação mas para já é seco como palha .

Convém também salientar e informar, tendo em conta a ilha da Madeira também se encontrar em território Português, que deverá nevar no Pico do Arieiro
sC4Pza.jpg

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Nao gostei desta saida do GFS.
Cortou um pouco no frio para o litoral.
E a chuva que se previa desapareceu (como ja era expectavel).
Ou seja, vai ser so frio seco, com umas minimas jeitosas.:)

Nao gostei desta saida do GFS.
Cortou um pouco no frio para o litoral.
E a chuva que se previa desapareceu (como ja era expectavel).
Ou seja, vai ser so frio seco, com umas minimas jeitosas.:)

Em contrapartida, o ECM repôs algum frio e até antecipa num dia o possível evento.

Mas há já bastante tempo que os modelos estão em consonância que será uma entrada seca. A única hipótese que haveria de haver surpresas, na minha opinião, seria entre as próximas quarta e sexta - feiras, a única altura que penso que estariam reunidas algumas condições para isso. Mas os modelos há muito que estão estáveis na previsão de probabilidade zero de precipitação para essas 72 horas.
Mais para a frente, os modelos de forma alternada, vão " vendo " alguma coisa.

Como já foi referido, esta entrada de massa de ar frio poderá gerar alguns desequilíbrios no Atlântico, como já foi afirmado por alguns membros.
A chave para o resto do inverno poderá estar neste potencial evento. Ou o AA sai reforçado e provavelmente temos este padrão no resto do inverno ( que seria mau pois estaria demasiado tempo sem chover nada de jeito) ou há ali um clique com este choque de massas que provoque a retoma da circulação atlântica normal para esta época.

• Gosto
Reactions: Thomar e jonas
Informação especial

Comunicado válido entre 2017-01-12 17:46:00 e 2017-01-18 23:59:00

Assunto: Tempo seco e relativamente frio

Após a descida dos valores da temperatura ar prevista para dias 13 e 14 de janeiro, a qual efetivamente se verificou, até meio da próxima semana não se preveem alterações significativas desta grandeza. Assim, a temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre -4º e 3ºC, sendo ligeiramente mais elevada, entre 6º e 8ºC, na orla costeira. A temperatura máxima deverá variar aproximadamente entre 8º e 10ºC nas regiões do interior Norte e Centro, com valores inferiores na região da Serra da Estrela, onde não deverá ultrapassar 5 a 7ºC, e valores superiores no restante território, entre 12º a 16ºC.

A partir de dia 18, um cenário relativamente provável aponta para uma nova descida dos valores da temperatura do ar.

Até dia 18 ter-se-á tempo seco, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora temporariamente com períodos de maior nebulosidade no interior da região Norte durante a tarde. O vento será fraco a moderado do quadrante norte, temporariamente moderado a forte nas terras altas. Há condições para formação de geada, em especial nas regiões do interior. No dia 18, poderá haver um aumento de nebulosidade na generalidade do território.

Data de edição: 2017-01-14 13:19:46

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Faz hoje 30 anos do lendário nevão de 14 de Janeiro de 1987.

É engraçado que a previsão para a próxima terça/ quarta faz - me lembrar um pouco esse dia.

Na altura era pequeno, não me lembro com pormenor, mas recordo - me que nesse dia estava muito vento de NE, absolutamente cortante, toda a gente dizia que estava um ar de neve.

Se a memória não me falha, tinha - se formado uma depressão em altura nas regiões do Interior. E o vento que soprava forte de NE arrastou essa nebulosidade para o Litoral, originando um fabuloso nevão.
Penso que terá sido algo do género.

• Gosto
Reactions: Thomar e luismeteo3
Não quero ser pessimista mas parece-me que esta run que está a sair do GFS 12Z vai ser a machadada final no frio...
EDIT: Enganei-me, temos a ISO -8º em praticamente todo o Norte a 114h, vai dar umas mínimas fabulosas!

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar
Estado
Fechado para novas mensagens.