Seguimento Meteorológico Livre 2017

  • Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Precipitação abaixo da média nas próximas 2 semanas ( que provavelmente até se poderá vir a concretizar) e depois na última dentro do normal. O mês de novembro em certos anos é extremamente seco e noutros é extremamente chuvoso. Por vezes, é um mês que traz grandes surpresas.

As novas cartas deverão ser publicadas por volta das 00h ou 01h (UTC - a tua hora).

acho que de adivinhação estamos conversados, e sobre os modelos, quem mete as mãos no fogo pelas previsões que fazem a mais de não sei quantas horas?



O ano começou com a possibilidade de um El Niño mas acaba com a possibilidade de um La Niña (a linha azul tracejada é a observação e a vermelho são as previsões).

Acho que resume bem a (in)eficácia dos modelos a longo prazo.
 
Última edição:
Um assunto a que volto recorrentemente :D O centro-norte está sofrer com a ausência deste fenómeno.

The study authors found that globally, precipitation from atmospheric rivers contributes 22 percent of the total water that flows across Earth’s land surfaces. In certain regions -- such as the west and east coasts of North America; Southeast Asia; and New Zealand -- that contribution can exceed 50 percent. These impacts come from just a handful of atmospheric river storms each year. Around the world, in places where their influence is strongest, atmospheric rivers make floods and droughts far more likely -- increasing the occurrence of floods by 80 percent in those areas, while their absence may increase the occurrence of droughts by up to 90 percent.

While many areas experience either drought or flooding as impacts of atmospheric rivers, Paltan said, in some places, rivers can bring both of these hazards. For example, people in the Iberian Peninsula (in Spain and Portugal), northern Iran, the Yellow River Valley in China, and areas of Australia and New Zealand might be exposed to droughts like the one California recently experienced. "Yet at the same time, in these and other areas around the globe, atmospheric rivers also represent a major source of flood risk."

 
Simplificando para não haver confusões, um rio atmosférico é uma frente fria em que o ar quente é tropical (com elevada água precipitável).

Como em todas as frentes, a quantidade da precipitação dos rios atmosféricos advém da combinação da humidade relativa, água precipitável e posição/intensidade da frente. Quanto mais elevada for a água precipitável mais intensa poderá ser a chuva (depende dos restantes fatores enunciados).

Há rios atmosféricos que geram muita precipitação nos Açores como há outros que passam inofensivamente (muita nuvem e pouca chuva) mas despejam muita chuva no litoral norte.

Cada frente é diferente.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Smota e joselamego
  • Gosto
Reactions: joselamego
Vamos ser realistas, este evento em nada atenuou a seca, e pelo que vejo chove hoje pouco e depois até dia 15 pelo menos temos AA...
E não digo até fim do mês porque isso nunca se sabe, mas não me espantaria...
Enfim, venha dezembro...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Enfim, venha Dezembro que teremos mais do mesmo! Não querendo ser péssimista e era bom que me enganasse, mas este inverno deverá ser bastante seco. Os níveis de dióxido de carbono estão cada vez mais altos na atmosfera a cada ano que passa, é notório o aquecimento global, e os efeitos da poluição estão a acentuar cada vez mais as alterações climáticas. E depois tivemos em Portugal incêndios desde Junho a outubro, a quantidade de dióxido de carbono e outros poluentes na atmosfera provocada pelos incêndios mais a poluição do petróleo, tudo aliado provoca estas alterações significativas, não duvidem e daqui para a frente ninguém espere que o tempo normalize, cada vez mais temos estas secas prolongadas ou dilúvios de chuva em pouco tempo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
não duvidem e daqui para a frente ninguém espere que o tempo normalize, cada vez mais temos estas secas prolongadas ou dilúvios de chuva em pouco tempo.

Mais um profeta da desgraça.
 
É em suma, uma sinóptica exactamente igual ao do ano passado com 3 dias de chuva insignificante e o resto do mês com estabilidade.
Infelizmente, foi assim até ao Verão e espero que esta tendência não se mantenha porque claramente estaremos em maus lençóis.

O S.Martinho não falha :rolleyes:

ECM1-192.GIF


198-582SP.GIF
 
Estado
Fechado para novas mensagens.