marcoacmaia
Cirrus
com pessimismos ou optimismos, uma coisa é certa: ao dia 1 ou 2 de um determinado mês dizer que tirando este episódio de instabilidade, o resto desse mesmo mês será só de AA não tem muito sentido, seja pelo mês a que nos estamos a referir (novembro, se fosse em julho/agosto concordava na forte possibilidade de assim ser), seja pela distancia temporal.
estou em crer que nem o IPMA nem qualquer outro serviço meteorológico seja de que país for, pode fazer tal afirmação e assegurar níveis elevados de fiabilidade de uma previsão a uma distancia temporal tão grande.
como sabemos previsões sazonais tem pouco ou quase nenhum valor, não existe nenhum meio tecnológico até à actualidade que permita índices de acerto em termos percentuais nas previsões sazonais, capazes de garantirem uma alta fiabilidade dos dados produzidos.
previsões a mais de oito dias possuem uma margem de erro bastante grande, principalmente em épocas do ano onde a dinâmica atmosférica não é a mesma de meses caracteristicamente estáveis como seja no verão.
é fácil prever um AA forte e estável durante um longo período de tempo nos meses de verão, a possibilidade de acerto é elevada, já não será tão fácil atribuir uma fiabilidade de uma previsão de AA duradouro em meses como este de novembro.
poderá de facto acontecer termos AA outra vez durante um longo período de tempo, ou não.
garantir ou dar como quase certo que assim será durante o mês todo é que já roça palpites de adivinhação, já agora gostava de ver em termos percentuais quais são as margens de erro das previsões sazonais ou mensais.
um abraço
Essa situação de falta de previsibilidade é também, penso, potenciada pelas ditas estações de transição, apesar de já há algum tempo não termos verdadeira estação de transição.