Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
com pessimismos ou optimismos, uma coisa é certa: ao dia 1 ou 2 de um determinado mês dizer que tirando este episódio de instabilidade, o resto desse mesmo mês será só de AA não tem muito sentido, seja pelo mês a que nos estamos a referir (novembro, se fosse em julho/agosto concordava na forte possibilidade de assim ser), seja pela distancia temporal.
estou em crer que nem o IPMA nem qualquer outro serviço meteorológico seja de que país for, pode fazer tal afirmação e assegurar níveis elevados de fiabilidade de uma previsão a uma distancia temporal tão grande.
como sabemos previsões sazonais tem pouco ou quase nenhum valor, não existe nenhum meio tecnológico até à actualidade que permita índices de acerto em termos percentuais nas previsões sazonais, capazes de garantirem uma alta fiabilidade dos dados produzidos.
previsões a mais de oito dias possuem uma margem de erro bastante grande, principalmente em épocas do ano onde a dinâmica atmosférica não é a mesma de meses caracteristicamente estáveis como seja no verão.
é fácil prever um AA forte e estável durante um longo período de tempo nos meses de verão, a possibilidade de acerto é elevada, já não será tão fácil atribuir uma fiabilidade de uma previsão de AA duradouro em meses como este de novembro.
poderá de facto acontecer termos AA outra vez durante um longo período de tempo, ou não.
garantir ou dar como quase certo que assim será durante o mês todo é que já roça palpites de adivinhação, já agora gostava de ver em termos percentuais quais são as margens de erro das previsões sazonais ou mensais.

um abraço

Essa situação de falta de previsibilidade é também, penso, potenciada pelas ditas estações de transição, apesar de já há algum tempo não termos verdadeira estação de transição.

• Gosto
Reactions: joselamego
Boa Tarde a todos!

Registei-me há pouco neste espaço que, reconheço ser um espaço onde prolifera e se reparte, o conhecimento e a curiosidade.
Já algum tempo que acompanho este fórum. Primeiro nos tópicos de seguimento dos rios e albufeiras, principalmente na minha zona (Médio Tejo), que encontrei pois procurava dados sobre as descargas de Castelo de Bode, e ultimamente tenho andado por aqui, muito influenciado pelos novos tempos que se apresentam diferentes e inexactos.
Resta-me agradecer também, a todos os que diariamente contribuem para a pluralidade deste fórum.

Bem Hajam! :thumbsup:

Marco Maia

Bem vindo :)

Não disse que o mês esta condenado a ser seco, disse foi que a próxima semana e muito provavelmente a semana seguinte seram secas, pelo menos é a tendência dos principais modelos! Só não vê quem não quer ver! E o ipma ao vir dizer que de 7 a 11 vinha mais chuvas, deviam ter vergonha,eu como amador não dava uma bacurada dessas ainda mais dito a jornalistas que deturpam tudo para fazerem títulos sencionalistas para vender.

A notícia é de hoje de manhã mas de qualquer das maneiras, este titulo é uma autêntica tristeza! Em Portugal já nada se aproveita :facepalm:
Previsão de tornados na costa portuguesa em dia de chuva forte e trovoada
Fonte: Jornal de Noticias

A TVI24 também disse o mesmo e até com temperaturas a bater no zero...Onde irão buscar tanta bacorada? Meu deus...:maluco:

Estações, satélites e radar off, só falta ir o site abaixo! :buh: Continuo sem perceber porque é que isto só acontece nas poucas vezes que chove.

O satélite acontece quase todos os dias mas tens o SAT24 portanto a perda é mínima. Nesse campo o portal do IPMA só deverá voltar a funcionar por volta das 00h daí.

O radar de Coruche (individual) está off? No teu caso ainda tens o radar da AEMET.

Obrigado pelo esclarecimento.

Mas penso que não falava da frente de anteontem, mas sim da cut-off que esteve aí "estacionada" no final da semana passada e ocasionou trovoada. Foi a mesma?

Do que vi não me parece que tenha sido o caso.

Mas sim, ocasionalmente também há frentes que por aqui (G. Oriental) passam com muito ar seco em altitude. Geralmente estão bastante enfraquecidas.

A notícia é de hoje de manhã mas de qualquer das maneiras, este titulo é uma autêntica tristeza! Em Portugal já nada se aproveita :facepalm:
Previsão de tornados na costa portuguesa em dia de chuva forte e trovoada
Fonte: Jornal de Noticias

A TVI24 também disse o mesmo e até com temperaturas a bater no zero...Onde irão buscar tanta bacorada? Meu deus...:maluco:
Jornalismo sem qualidade !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

também, mas a meteorologia como ciência tem as suas limitações bem como toda a ciência lato sensu.
para o caso é à medida que se aumenta no espaço temporal uma previsão, a fiabilidade da mesma cai a pique, ao ponto de previsões sazonais serem apenas meros exercícios de tendência com margens de erro brutais.

ps: respondia ao
marcoacmaia

O radar de Coruche (individual) está off? No teu caso ainda tens o radar da AEMET.
Por acaso não está! Sempre pensei que fosse geral! Quanto ao da AEMET sempre é melhor que nada claro e é o que tenho estado a acompanhar, mas é completamente diferente...:p

• Gosto
Exato @miguel
Está tudo nos modelos quer de curto quer de médio prazo quer nos estacionais, só não vê quem não quer... há aqui uma grande confusão secalhar propositada sobre optimismo e pessimismo quando a questão é mesmo acerca de realismo que me parece não quererem aceitar.
Quanto a Anticiclones de inverno, que memória curta que aqui vai, já esqueceram o último "inverno" que tivemos?
Obviamente que nenhum de nós deseja o que os modelos mostram, mas daí a negar o que mostram... estamos aqui para discutir modelos ou para mandar palpites? Eu se falei na possibilidade de "comermos AA até ao fim do mês" é porque vi esse cenário em algum lado, nomeadamente nas previsões estacionais... valem pouco é verdade mas é o que temos e que espero que estejam profundamente erradas.

cgmnZs5.png

Um perfil destes no continente e eu estaria indeciso entre, no limite, supercélulas com tornados ou trovoadas intensas com possibilidade de downbursts (necessitaria de ar mais seco perto da superfície).

Como se está nos Azores, é improvável que este cenário se mantenha e a probabilidade da ocorrência de uma supercélula não deve chegar aos 2 dígitos. Tendo em conta as características indígenas apostaria numa trovada moderada a intensa com possibilidade de ocorrência de um tornado fraco (um bocadinho mais de HR na baixa atmosfera não faria mal nenhum).

Contudo, depois um mini-furacão em Janeiro e um mini-major em Outubro, quem sabe? Há muito mar por onde uma supercélula pode passar inofensivamente :D
(...)
Do que vi não me parece que tenha sido o caso.

Mas sim, ocasionalmente também há frentes que por aqui (G. Oriental) passam com muito ar seco em altitude. Geralmente estão bastante enfraquecidas.

Eu é que fiz uma grande confusão com o que li no teu post de dia 23 de Outubro, depois acompanhei pouco o evento.
Realmente faz sentido. Ar mais seco junto à superfície e saturado de humidade em altitude.

• Gosto
Reactions: Orion e joselamego
falando em palpites:

"
A previsão mensal corresponde a um produto em fase de desenvolvimento e apresenta
cenários em termos probabilísticos. A sua utilização deve ser feita com reservas, em especial
para a 2ª, 3ª e 4ª semanas, em que não existe aptidão da previsão para os padrões de tempo de
larga escala e o erro da previsão é igual ao de uma previsão baseada numa média
climatológica"

fonte: IPMA

BLyPtpD.png

0L3Knho.png

Resumo:
Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do
normal, para todo o território, na semana de 30/10 a 05/11. Nas
semanas de 06/11 a 12/11, 13/11 a 19/11 e de 20/11 a 26/11 não
é possível identificar a existência de sinal estatisticamente
significativo

falando em palpites:

"
A previsão mensal corresponde a um produto em fase de desenvolvimento e apresenta
cenários em termos probabilísticos. A sua utilização deve ser feita com reservas, em especial
para a 2ª, 3ª e 4ª semanas, em que não existe aptidão da previsão para os padrões de tempo de
larga escala e o erro da previsão é igual ao de uma previsão baseada numa média
climatológica"

fonte: IPMA

BLyPtpD.png

0L3Knho.png

Resumo:
Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do
normal, para todo o território, na semana de 30/10 a 05/11. Nas
semanas de 06/11 a 12/11, 13/11 a 19/11 e de 20/11 a 26/11 não
é possível identificar a existência de sinal estatisticamente
significativo

Esse produto é uma trampa devido ao jargão e excesso de informação nas imagens.

Há que simplificar -> http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/20171027080712_p54tesp1.pdf

E ninguém bate os húngaros com as previsões bi-semanais do ECM (daqui a algumas horas será publicada a atualização) -> http://www.met.hu/en/idojaras/elorejelzes/europai_elorejelzes/

Esse produto é uma trampa devido ao jargão e excesso de informação nas imagens.

Há que simplificar -> http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/20171027080712_p54tesp1.pdf

E ninguém bate os húngaros com as previsões bi-semanais do ECM (daqui a algumas horas será publicada a atualização) -> http://www.met.hu/en/idojaras/elorejelzes/europai_elorejelzes/
Precipitação abaixo da média nas próximas 2 semanas ( que provavelmente até se poderá vir a concretizar) e depois na última dentro do normal. O mês de novembro em certos anos é extremamente seco e noutros é extremamente chuvoso. Por vezes, é um mês que traz grandes surpresas.
O do ano passado por aqui foi assim:
até dia 20 o acumulado foi de apenas 12mm
de 20 a 27 passou dos 12mm para os 106mm :rolleyes:

• Gosto
artigo interessante do washington post

It’s possible to accurately predict the weather weeks or months in advance.

The Old Farmer’s Almanac is forecasting that in the last week of January, rain in Washington will turn to snow, and that it will be sunny and cold afterward.

Yes, some people swear by these long-range forecasts. But in most cases, determining when it will rain or snow more than seven to 10 days into the future, and sometimes fewer, is simply beyond the range of predictability. And seasonal outlooks — such as whether it will be a cold, snowy winter — tend to be only marginally more accurate. Global weather patterns sometimes hint a few months in advance at how overall conditions will compare with average months. Often they don’t.

Big businesses such as Wal-Mart, Coca-Cola and JPMorgan Chase have bought into the promises of private forecasting services that use statistical models to develop year-ahead forecasts. WeatherTrends360 , for instance, offers day-specific forecasts for 11 months from now using what it calls a “secret sauce” technique. But we have never seen an independent, peer-reviewed analysis supporting the ability to provide a skillful forecast at such long ranges. By skillful, we mean that the forecast offers an improvement over simply looking at the average weather for a given location at a given time.

https://www.washingtonpost.com/opin...4e9b9f09a58_story.html?utm_term=.b16159c7392f

acho que de adivinhação/palpites estamos conversados, e sobre os modelos, quem mete as mãos no fogo pelas previsões que fazem a mais de não sei quantas horas?

Estado
Fechado para novas mensagens.