Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Nada má esta saída do GFS, mas ainda a uma eternidade, a ver se isto muda definitivamente depois do meio do mês:

tempresult_usn5.gif
Os modelos insistem. Existe uma tendência o que já não é mau. No entanto não podemos esquecer que os modelos utilizam entre outras variáveis dados estatísticos que estão a ficar desfasados com a realidade atual.

Última edição:
Como a memoria nos atraicoa facilmente peco aos mais entendidos na materia se alguma vez tivemos uma Seca Tao prolongada e sobretudo Tao generalizada? Obrigado

A seca mais prolongada que tivemos foi a de 2004/2005. A precipitação acumulada nesse ano hidrológico foi a mais baixa desde que se fazem registos.
A diferença foi que o mês de Outubro de 2005 foi chuvoso a extremamente chuvoso, acabando com a seca severa e extrema, e este Outubro de 2017 foi extremamente seco.

O ano civil de 2005 foi o mais seco desde 1931. Mas 2017 vai num óptimo caminho para destornar 2005.

O5Mwbpm.png

O que me salta à vista nesses dados é que a grande maioria das secas severas se situam nos anos 2000's...e com pouco intervalo de tempo entre elas...Incrível.

A seca mais prolongada que tivemos foi a de 2004/2005. A precipitação acumulada nesse ano hidrológico foi a mais baixa desde que se fazem registos.
A diferença foi que o mês de Outubro de 2005 foi chuvoso a extremamente chuvoso, acabando com a seca severa e extrema, e este Outubro de 2017 foi extremamente seco.

O ano civil de 2005 foi o mais seco desde 1931. Mas 2017 vai num óptimo caminho para destornar 2005.

O5Mwbpm.png

A saída operacional agora refletiu o ensemble mas na próxima saída pode não ser o caso.

De qualquer das formas, tudo igual.

EDM101-240_ged0.GIF

Pelo GFS a perturbação fica mais a noroeste da PI. Não é grande coisa.

gens-21-5-228_pli4.png

Resta ver se isto é continuamente adiado ou nem vai existir de todo.

• Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego
mas em 2005 a chuva não foi em menor quantidade? Eu no outono/inverno de 2004/2005 em coimbra lembro me que choveu bem uma semana em Outubro e depois só caiu meia dúzia de pingos em Janeiro. Muito pior que agora

Já falta pouco para ser pior que a seca de 2005 , quando chove é só 2/3 dias , isso não é nada , este outono já vai ser mais seco que o normal , precisamos de um dezembro/janeiro/fevereiro bem chuvosos e mesmo assim não chega , precisamos ter meses com chuva acima a média .

• Gosto
Reactions: joselamego
Bem os modelos estao um confusao...

E a minha cabeça tambem...
Tenho consulta amanha no IPO e estou com muito medo que o meu cancro tenha regressado apesar de os medicos dizerem que a probabilidade disso acontecer é menos de 1%

Apalpei um nodulo no pescoço\clavicula que pelo que vi na net indica cancro na zona do abdómen :(

Ah desculpem este off-topic, estou muito nervoso.

Bem os modelos estao um confusao...

E a minha cabeça tambem...
Tenho consulta amanha no IPO e estou com muito medo que o meu cancro tenha regressado apesar de os medicos dizerem que a probabilidade disso acontecer é menos de 1%

Apalpei um nodulo no pescoço\clavicula que pelo que vi na net indica cancro na zona do abdómen :(

Ah desculpem este off-topic, estou muito nervoso.
Meteofan , calma
Não entres em desespero....primeiro aguarda pela consulta de amanhã com fé e força! Abraço forte e solidário ... Pensamento positivo ...
Estaremos contigo , para que tudo corra bem!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Estado
Fechado para novas mensagens.