Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O "nobre" é todo o fórum! ;)

Não penso que seja a filosofia da casa ter tópicos elitistas, todos os tópicos são de todos e para todos! ;)

As pessoas vêm e vão, é normal. Saíram alguns que percebiam, entraram outros que também percebiam, é assim em todo o lado, seja empresas, em fóruns, até em famílias e grupos de amigos há uns que "desaparecem", porque aqui havia de ser diferente?

Geres uma página de meteo no facebook com quase 20 mil seguidores, mas sentes que não podes escrever nos tópicos que chamas de nobres? :confused:

O que se escrever aqui não vai servir para reanalise dos eventos, fica para aqui perdido nos meio dos antílopes.. Resumindo não serve para nada, nunca ninguém vai reler, no mesmo dia vão cair-lhe em cima dezenas de outros posts e a relevância que podia ter vai ficar perdida no meio do "entulho"..

Acho que preferível haver um tópico de meteo "chill-out" ou de meteo "suicídios" como já houve do que isto...

MSantos, eu concordo perfeitamente e também acho que este tópico estará a ser usado e abusado ( e contra mim falo), no entanto, percebo a filosofia dos membros que postam aqui no seguimento livre, pois trata-se de um tópico mais "leve", onde se pode postar "de tudo e mais alguma coisa" fazer tipo um chat sobre os devaneios dos modelos, dai o serem frequentes as mensagens relativamente aos modelos com suas cartas absurdas e seus devaneios, cartas acima e 300 horas etc etc... No entanto, há aqui análises mais sérias, que certamente se enquadravam nos tópicos de previsão, e por qualquer motivo estão aqui..:unsure:

Na minha opinião, nos tópicos de previsão, tem que se fundamentar melhor as postagens/análises, para que o mesmo não perca qualidade e siga uma linha mínimamente coerente, e não é ser "elitista", mas sim um tópico dedicado "com pés e cabeça" .Não é por acaso que muitos posts de lá são movidos para aqui no seguimento livre, mas não vejo mensagens deste seguimento e com cartas de modelos ( absurdas) a serem movidas para lá.. :D

Aqui há de tudo um pouco, pessimistas, optimistas, neutros, antílopes, e até aguardente de medronho... :D

Certamente, e à medida que determinado evento se torne mais próximo, muitas análises serão colocadas nos tópicos de previsão ( pelo menos eu assim farei)

Última edição:
Eu sou um leigo também, daí postar sempre aqui...

Esta saida do ECMWF não está a ficar nada boa :(:(:(

Esta saida do ECMWF não está a ficar nada boa :(:(:(

A distância temporal ainda é grande penso que só para o fim da semana é que vamos saber algo de mais concreto relativamente ao estado do tempo da próxima semana relembro que o modelos Gem e Gfs estão bem melhores.:D

O ecm nas saídas das 12 z retira tudo o que coloca na das 00z há dois dias que anda a fazer isso está baralhado ou é impressão minha?

A distância temporal ainda é grande penso que só para o fim da semana é que vamos saber algo de mais concreto relativamente ao estado do tempo da próxima semana relembro que o modelos Gem e Gfs estão bem melhores.:D

O ecm nas saídas das 12 z retira tudo o que coloca na das 00z há dois dias que anda a fazer isso está baralhado ou é impressão minha?

António, creio que esta run segue a lógica da manutenção do bloqueio do AA e que as depressões sem o Jet Stream (que vai continuar em latitudes demasiado altas) não se deslocam no sentido da Península Ibérica, mas sim para o Centro da Europa e para o Mediterrâneo, onde aproveitam a água quente para evoluir e intensificar.
Parece irónico, mas presentemente espera-se mais chuva para o Norte de África do que para a PI... :dry:

Os modelos estão todos uma confusão! Mesmo o GFS, tem estado sempre a adiar, começou antes de dia 20 e agora já vai em 23, entretanto, é um modelo que retira nos meteogramas e depois quando se aproximam os dias volta a meter (já aconteceu algumas vezes). De qualquer maneira o ECM não tem mostrado coisas tão boas como GFS e o GEM. Na saída das 00z previa a depressão na zona da madeira e nós ficávamos a 0's na mesma, entretanto agora no lugar da depressão está o AA, tal como dizes, só mesmo no fim de semana é que podemos começar a tirar algumas conclusões e mesmo assim não sei. :p

PERTURBAÇÃO TROPICAL 96L ::::

-> AÇORES, 3ª feira - 4ª feira
-> RISCO DE PRECIPITAÇÃO EXCESSIVA E, EM MENOR GRAU, ONDULAÇÃO E VENTO.

A perturbação 96L, localiza-se a cerca de 950km a sudoeste dos Açores, e espera-se que se desloque para nordeste ao longo das próximas 48h, vindo a atingir as ilhas a partir da 2ª metade do dia de 3ª feira e ao longo da 4ª feira.

O sistema deverá organizar-se lentamente sobre as águas a 20-23ºC do Atlântico Central, ajudado pela interação com um ciclone em altitude.

Esta perturbação poder-se-á transformar numa tempestade tropical ou subtropical antes de atingir as ilhas, e a nossa maior preocupação prende-se com o carácter semi-estacionário que o ciclone vai adquirir ao cruzar as ilhas, colocando um risco de precipitação significativa ou excessiva.

Os ventos esperados não serão, apesar de tudo, muito significativos, com o consenso entre os modelos mais agressivos a atingir intensidades entre 80 e 100km/h, o que é usual para o tipo de sistemas que usualmente afeta as ilhas nesta altura do ano.

Penso que esta depressão pode estar a baralhar os modelos?????????

Fonte : bestweather

Os modelos estão todos uma confusão! Mesmo o GFS, tem estado sempre a adiar, começou antes de dia 20 e agora já vai em 23, entretanto, é um modelo que retira nos meteogramas e depois quando se aproximam os dias volta a meter (já aconteceu algumas vezes). De qualquer maneira o ECM não tem mostrado coisas tão boas como GFS e o GEM. Na saída das 00z previa a depressão na zona da madeira e nós ficávamos a 0's na mesma, entretanto agora no lugar da depressão está o AA, tal como dizes, só mesmo no fim de semana é que podemos começar a tirar algumas conclusões e mesmo assim não sei. :p

É esperar para ver não há mais nada que possamos fazer, até agora o Gem é o que têm estado mais constante nas previsões.:D

Mesmo o GFS, tem estado sempre a adiar, começou antes de dia 20 e agora já vai em 23, entretanto, é um modelo que retira nos meteogramas e depois quando se aproximam os dias volta a meter (já aconteceu algumas vezes).

Agora é ao contrário. Para Portalegre a saída operacional mostra um cenário mais favorável que a média do ensemble :D

uNSdELs.png

Agora é ao contrário. Para Portalegre a saída operacional mostra um cenário mais favorável que a média do ensemble :D

uNSdELs.png
Não está nada em sintonia, que confusão mesmo. É que não vou mesmo lançar os foguetes antes da festa para não me desiludir à grande, já sabemos sempre para o que estamos guardados quando as previsões estão assim.

O COAMPS 00z, que infelizmente não disponibilizou as cartas de intensidade, modela um cenário à Ophelia :D Uma TT em que o flanco com intensidade máxima tem ventos a rondar os 30 m/s. Ficaria a 3 m/s de chegar a furacão.

XEHGyFT.gif

O olho, pequeno, estaria bem definido:

x1tkkiZ.gif

Até faria uma piada a dizer que o modelo estava com os copos, mas da última vez que brinquei com uma saída a meu ver exagerada, concretizou-se lolol
Nunca acreditei num Cat 3 a poucas milhas de casa... e não é que foi mesmo...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não está nada em sintonia, que confusão mesmo. É que não vou mesmo lançar os foguetes antes da festa para não me desiludir à grande, já sabemos sempre para o que estamos guardados quando as previsões estão assim.

O que eu sei, é que vai ser mais uma semana seca, os modelos não estão nada famosos, enquanto o GFS não mostrar nada no 1º painel é complicado. Aliás, entre a saída das 00 e a saída das 12 do GFS, atrasou 1 dia, quando era 21 agora já vai no dia 22. :intrigante:

"Parece irónico, mas presentemente espera-se mais chuva para o Norte de África do que para a PI... :dry:"

yah já não é a primeira vez que reparo que esta a chover na Argélia e Marrocos e cá nada...é estranho. Mas parece-me realmente q algo estranho se esta a passar no oceano...cada vez mais quente? Atlântico mais quente às nossas latitudes significa mais anticiclone?
Bem, eu não entendo nada do assunto, isto é só a atirar para o ar ;)

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.