Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Comentário do dia ( até ao momento) : Agasalhe-se bem... agasalhe-se bem, este frio que vem da Sibéria não é para brincadeiras.. :confused::D
extreme-cold-hypothermia-22455.jpg
_72138239_72137926.jpg

Até os animais se queixam do frio:
37129325_303.jpg

Esta raposa caiu no rio Danúbio na passada semana.
Agora que o frio vem para cá quem sabe se consiga encontrar coisas destas...:p

• Gosto
Reactions: james
A única coisa que eu vejo de relevante na alegada vaga de frio que aí vem é a temperatura máxima prevista de 8 graus para quinta - feira. Nos outros dias não vejo nada de mais, máximas se 10/11 graus e mínimas de 0 graus com geada já tive várias vezes este Inverno.
E hoje está um excelente dia para estar numa esplanada, a fazer inveja a muitos dias de Primavera.

De resto, a história do costume. O ECM e o GFS já empurraram a mudança de padrão para as calendas gregas, que é como quem diz para cima das 200 horas, que na prática significa que o AA vai ganhar mais uma batalha ( e siga o marasmo) , nesta sua luta titanica para impedir que tenhamos um inverno de jeito.
É verdade, mas no Interior a vaga de frio vai ser mais relevante. Olhando por exemplo à ultima saída do GFS, o meteograma para Vila Real por exemplo mete mínimas na ordem dos -5º durante 6\7 dias e com máximas sempre a rondar os 7\8º. Não é nada que já não tenhamos assistido no passado, mas ainda assim vai estar muito frio :cold:

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Eu acho que a maior parte da Europa está a ter um excelente inverno à nossa custa. :lmao:

O AA está na posição perfeita para beneficiar de forma exponencial amplas regiões da Europa e nos lixar o inverno.

Acredito que quando chegar o verão vai estar na posição perfeita para dar instabilidade convectiva a meia Europa e calor, secura e recordes de calor por cá.

Estamos em todos os parâmetros na cauda da Europa. :buh:

Última edição:
Eu acho que a maior parte da Europa está a ter um excelente inverno à nossa custa. :lmao:

O AA está na posição perfeita para beneficiar de forma exponencial amplas regiões da Europa e nos lixar o inverno.

Acredito que quando chegar o verão vai estar na posição perfeita para dar instabilidade convectiva a meia Europa e calor, secura e recordes de calor por cá.

Estamos em todos os parâmetros na cauda da Europa. :buh:
Portugal e boa parte de espanha devem ser os únicos países da Europa que este ano estão a ter um inverno extremamente desinteressante. No verão é igual, nos levamos com uma onda de calor e por exemplo a europa central tem trovoadas intensas, tal como agora tem estado a ter grandes nevões, enfim... Nos dias que correm a nossa posição só é boa para o calor e sol. Já lá vai o tempo em que apesar de termos calor no verão tínhamos muita chuva quase todos os invernos.

• Gosto
Reactions: james
Hoje a geada era menos visível que em dias anteriores e menos frio.
Quanto a chuva, os agricultores aqui da zona dizem que o ano vai ser muito seco, com muito pouca chuva, à excepção de Fevereiro. vale o que vale...

Por um lado, eu até compreendo a reacção das pessoas em relação ao frio que aí vem. Quando temos temperaturas máximas absurdas para um dia de Janeiro como a que vai estar hoje ( e ainda para mais é uma situação recorrente neste inverno) , acho que até é normal a maioria das pessoas, na sua alegre ignorância meteorológica, entrar em pânico com temperaturas máximas de 10 graus.

A questão que eu coloco é a seguinte: o que se passará com os meses de Dezembro e Janeiro, outrora os mais chuvosos e frios do ano?

De ano para ano, chove cada vez menos em Dezembro e Janeiro e mais noutros meses do ano.
Muitas vezes na Primavera as temperaturas máximas são mais baixas que no inverno.

E isto está já comprovado. As normais climatologicas para 1981/2010 mostram uma diminuição da precipitação nos meses de inverno. Em contrapartida há um aumento nos meses de Outono.

Estará em curso uma mudança de padrão climático no nosso país?

O frio que aí vem não é nada de extraordinário, é verdade, mas ainda assim é muito frio, isto num ano em que o vírus da gripe é mais agressivo, por isso creio que se devem tomar sempre algumas precauções.
Quanto à mudança de padrão, é sempre a adiar... Mas também é verdade que algum dia isto mudará, nem que seja só no final do inverno....
Vamos acreditar que a mudança de padrão que os modelos desenham lá para dia 25 se vai concretizar, pela primeira vez tenho um "feeling" que sim.

Os media também já fizeram a sua parte sensacionalista indo a Bragança

Eu ouvi uma reportagem na TSF da aldeia de Gimonde! Essa não me pareceu sensacionalista, bem pelo contrário, uma habitante explicou que este ano o rio já tinha congelado, e já!! (Até se referiu que a 1 de janeiro deste ano já se registaram -7ºC) ;)

• Gosto
Reactions: DaniFR e luismeteo3
Ora bem...

Eu acho que nós temos olhado para este evento completamente ao contrário (contra mim falo que eu quero chuva, frio e neve). O evento é o que esta a decorrer e nos estamos a olhar para uma coisa que sempre foi normal neste cantinho à beira-mar plantado. Todos os dias venho trabalhar de comboio e lembro-me bastante bem de entrar no comboio e o mesmo registar temperaturas negativas e inclusive vir a descongelar a linha eléctrica, de há uns anos para cá não me lembro de ver o indicador de temperatura com um - antes do numero. O evento que devíamos estar a acompanhar seriam estas altas temperaturas e anómalas que ninguém quer no inverno e que realmente são tudo menos normais sempre sofremos a influencia do AA mas não desta forma. Em pleno Inverno termos máximas registas completamente absurdas, haver incêndios florestais em Janeiro com dimensões consideráveis. Nos estamos a ficar como as caraíbas, aumentou o turismo, aumento a temperatura, aumentou o sol, mais uns tempos e acho que começo a comer o bacalhau de calções e faço do meu desporto perseguir tornados. Um dia a CMTV vai abordar isto de certeza. Sim devemos tomar as precauções necessárias mas não exageradas, choques térmicos originam gripes e os media estão a levar as pessoas nesse caminho, Inverno é isto mesmo frio e chuva, a falta de um temos o outro mas seja ele siberiano ou polar é frio como sempre tivemos no inverno e sempre tomamos precauções.
Fico a espera do contacto de CMTV :D:D:D

Estado
Fechado para novas mensagens.