Bom, já estamos aqui outra vez em modo apocalipse....
Vamos lá ver várias coisas. A situação não está boa para grande parte do país em termos de seca, e se não chover decentemente até Abril nessas áreas sim, é uma garantia que o verão vai ser muito problemático. Até aqui, estamos 100% de acordo.
Agora vamos a ter calma com a história de que está garantido que assim acontecerá e que os modelos vão apenas enganando o pessoal no meio do cenário trágico..
Todos os estudos e climatologias que há sobre
vortex splits indicam que regra geral o resultado na nossa zona é um período relativamente largo de tempo instável, com precipitação acima da média e temperatura abaixo da média. Se é sempre igual e garantido? Obviamente que não e sim há excepções. Oxalá este evento não seja uma dessas raras excepções, de facto era muito azar tendo em conta o contexto de seca em que estamos.
Agora, calma.. Se há outra coisa que a climatologia destes eventos diz com bastantes certezas é... Os seus efeitos começam a sentir-se cerca de 15 dias depois da sua ocorrência na estratosfera. Ora o
vortex quebrou-se por volta de dia 10, portanto, façam as contas antes de mandar as mãos já à cabeça...
Depois deste "pormenor" para se aguardar mais um bocadinho, vamos ser racionais, e vamos olhar para os modelos. Sim, estão "loucos", cada modelo com suas cartas mais maradas, e sempre em sítios diferentes e em alturas diferentes. Parece tudo "alucinado" em termos atmosféricos nos modelos globais. Com isto há alguma dúvida que o padrão está a mudar drasticamente a nível hemisférico? Se há dúvidas, pensem outra vez... Mais ainda, com tanta falta de consenso, há também dúvidas que esse "baralhar das cartas" se está ainda a dar e que todas essas diferenças nos modelos e saídas são mesmo prova de que o padrão "novo" ainda está longe de estabelecido? Se há, mais uma vez pensem outra vez com calma...
Outra coisa ainda saída da climatologia destes eventos, é que até é mesmo normal nas primeiras semanas termos um período também aborrecido e até de temperaturas acima da média. Não é precisamente o que está a acontecer neste momento? Até está a bater tudo certo com o expectável neste momento, incluindo este período morno, e depois as perspectivas de mudar drasticamente para tempo fresco e bastante chuvoso.
Sim, eu sei que os modelos estão a adiar, a história do costume, mas calma, ainda nem 10 dias passaram do evento estratosférico, portanto, NÃO, ainda não é altura de a mudança de padrão na baixa atmosfera estar estabelecida. Se entrarmos em Março e tudo continuar igual, aí sim, podemos começar realmente a pensar que poderá ter sido daquelas raras excepções em que um
vortex split não nos dá nada, e isso seria muito azar e muito preocupante tendo em conta o estado actual das coisas. Até lá... Calma, e percebam a escala temporal a que isto "funciona"...
De qualquer forma, eu percebo alguma ansiedade, e eu também tenho alguma, pelo menos no sentido de dias mais "invernais". Pois costumam estar associados a estes eventos, e a verdade é que já estamos a entrar numa fase em que a janela favorável para episódios invernais se começa a fechar, mesmo com "revoluções atmosféricas" deste calibre. Daí alguma ansiedade por "efeitos imediatos" do SSW. Mas eles de facto não são imediatos, e portanto sim, é até bastante provável que em termos de episódios invernais frios não venha já a tempo para nós, e que entradas siberianas fiquem mesmo só para lá dos Pirineus, e que vejamos a Europa e/ou Mediterrâneo a ter neve a cotas baixas, etc.. Isso já não me espanta. Espanta-me sim, se mesmo sem frio, nem sequer um período bem mais chuvoso estiver para chegar, que na verdade é o que é essencial que aconteça. O frio era giro, mas acessório, tendo em conta a grave seca.
Volto a "resguardar-me", e a dizer que pode muito bem acontecer ficarmos no "limbo", e vermos meio hemisfério com uma mudança de padrão brutal e pouco ou nada mudar aqui, é uma possibilidade... Acho improvável e oxalá não seja o caso, mas acima de tudo, não tomem como certo o "fracasso" dos efeitos do
vortex split para o nosso cantinho antes de meados de Março. Antes disso é puramente masoquismo toda esta bipolaridade a cada saída boa/má dos modelos.
Depois disso, conforme o que acontecer (ou não) logo pensaremos se nos espera realmente um verão mais ou menos problemático em termos de seca...