Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
De facto, com estas previsões é de estranhar não estarem ainda emitidos avisos de precipitação ( pelo menos até Domingo) mas devem actualizar nas próximas horas ou amanhã:

Previsão para domingo, 1.março.2020

Céu muito nublado ou encoberto, com abertas na costa sul do Algarve.

Períodos de chuva persistente, por vezes forte e acompanhada de

trovoadas e rajadas fortes nas regiões Norte e Centro, em especial

a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela
,
sendo em geral

fraca na região Sul.

Possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da serra da

Estrela até início da manhã.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de su-sudoeste, rodando para

oes-sudoeste a partir da manhã, e soprando temporariamente moderado

a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste, por vezes com rajadas até

até 60/70 km/h.

Nas terras altas, vento moderado a forte (30 a 50 km/h)

de sudoeste, com rajadas até 90 km/h a partir da manhã.

Neblina ou nevoeiro temporário nas regiões Norte e Centro.

Atualizado a 28 de fevereiro de 2020 às 11:33 UTC

Previsão para 2ª feira, 2.março.2020

Céu muito nublado, com boas abertas a partir do início da manhã,

gradualmente de norte para sul, tornando-se geralmente pouco nublado

na região Sul a partir da tarde.

Períodos de chuva, persistente nas regiões Norte e Centro, onde será

por vezes forte e acompanhada de trovoadas e rajadas fortes até

início da manhã,
passando a regime de aguaceiros nas referidas

regiões.

Queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a

cota para 1000/1200 metros de altitude durante a manhã.

Vento moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante oeste de

sudoeste, com rajadas ate 70 km/h em especial nas regiões Norte e

Centro, soprando forte a muito forte (50 a 60 km/h) nas terras altas,

com rajadas até 100/110 km/h,
diminuindo de intensidade para o final

do dia.

Pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro, em

especial no interior.

Atualizado a 28 de fevereiro de 2020 às 11:33 UTC

Compreendo que, para quem não gosta de chuva e prefere o frio e neve, estas previsões não são propriamente o "ideal" , mas é o que temos e infelizmente, quanto mais a Sul, menos chuva prevista.
Como sempre uma leitura inteligente da tua parte.
Refiro-me que os alertas são sempre lançados em cima do evento.
Este inverno no litoral norte tivemos à volta de 8 episódios de chuva forte e persistente.

Continuo a dizer quem me dera que chovesse 3 meses seguidos de forma forte e persistente todos ficavam contentes,agora para estas bandas dispenso.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Já perdi a conta dos avisos amarelos lançados este inverno devido precipitação....

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
gfs.php
os modelos ou este modelo deve estar marado os anteriores davam neve a 500m para dia 2 agora dão algo mais realista mas agora é dia 6/7 veremos

Para quem vai à serra da estrela como eu vou na próxima quarta feira e ficar lá uns dias, tenho andado a ver os modelos silenciosamente sem opinar, tenho-o feito porque até ontem os modelos estavam muito bons mas como sei que nestas coisas há grandes desilusões fiquei em silencio
Estava entusiasmado porque estamos a falar de modelos a apenas 6/7 dias e pelo que já li em vários estudos e opiniões gerais, os modelos até 7 dias têm grande capacidade de acerto, além disso tanto gfs como o ecm estavam também em consonância e estes factores todos juntos confesso que me deixavam esperançoso de ter sorte para a minha ida à serra.
Os modelos apontavam neste fim semana para alguma neve na serra da estrela e para segunda a neve chegaria a cotas mais baixas mas na terça e quarta previam apenas chuva e sendo assim pelo menos daria para alguma acumulação de neve quando chegasse
Para melhorar os modelos, repito em concordância, apontavam a partir de quinta feira para uma forte entrada fria com neve a cotas baixas e isso seria ainda melhor porque já seria durante a minha estada lá.
Pois bem hoje os modelos retiraram praticamente tudo, se a 7 dias ainda posso considerar que existe uma maior probabilidade de erro, o que me espanta é que até as 24 horas falharam, a apenas 24 horas retiraram muito do frio previsto, aliás o ipma previa para domingo queda neve nos pontos mais altos da serra da Estrela descendo a cota até aos 1200 metros mas até essa previsão retiraram ficando agora apenas nos pontos mais altos da serrada estrela!
Ainda mantém a queda de neve para segunda e quinta mas se nem acertam a apenas 24 horas como vão acertar a 3 e 5 dias?
Estou seriamente frustrado, porque aquilo que parecia 4/5 dias de neve agora resume-se a apenas 2, posso começar a acreditar que se calhar no fim desses 2 previstos se calhar nem um vai sobrar!
Falamos tanto aqui da falha dos modelos a médio e longo prazo mas eles até a curto prazo falham, uma verdadeira tristeza!
Desculpem o longo texto até porque há aqui coisas bem mais sérias como a seca no Algarve e Alentejo.

Última edição:
E depois, além dos modelos, há os sites de previsão metereologica e esses eu vejo todos, os que eu sei que são mais fiáveis e fidedignos e os outros que são mais sensacionalistas que vejo apenas por piada
E se os mais sensacionalistas davam acumulação de 1 metro de neve nos próximos 5 dias para a serra da estrela, outros mais sérios davam apenas 2 cms de neve mas eu sei que nem será no meio desses valores que será a real acumulação de neve, mas pelo andar andar disto ficará entre os 0 cms e os 0 cms
Fica realmente difícil acreditar no que quer que seja, não sei em que realmente acreditar, nenhuma das ferramentas metereologicas ao me dispor me esclarecem!
Em última análise, a minha derradeira questão é se ainda posso acreditar que ao menos mesmo vou conseguir ver alguma neve nos próximos 5 dias

Última edição:
Como já disse aqui até dia 15 as hipóteses de precipitação significativa no Sul são mínimas. Aliás com o avançar dos dias isso vai sendo mais vincado. O padrão é sempre o mesmo e até já existe possibilidade de nova depressão a cair no Mediterrâneo. Enquanto se mantiver este padrão os sinais são de alarme no sudoeste da península.
A tal Cut-off a sudoeste da península também está difícil de surgir...

E prontos nesta saída das 6h lá se foi o frio todo previsto pelas últimas saídas do GFS. Penso que para este inverno está feito. Para o ano á mais sonhos.
Que nunca faltem os sonhos. Haja mais sonhos este ano, nos próximos e sempre.

A Karine já está no Mediterrâneo, mas já perdi a noção das vezes em que vi esta notícia publicada hoje :lol:
Chuva e vento de regresso com a passagem da tempestade Karine
Público

O investimento é 319 mil euros, com financiamento comunitário de 75 por cento, assegurado através de uma candidatura já aprovada.

Na cidade, o projeto prevê a criação de uma estrutura de sombreamento sazonal e de planos de água e fontes na Praça da República e de corredores de ventilação e nebulização em quatro arruamentos centrais, para baixar a temperatura ambiente no tempo quente.

Na localidade de Vila Nova de São Bento, a 16 quilómetros da sede do concelho, o abastecimento do sistema de rega do campo de futebol do Parque Desportivo Municipal vai ser alterado: deixa de ser feito à custa de água da rede pública e passa a ser assegurado por águas subterrâneas.

O projeto inclui também ações de informação e sensibilização sobre a problemática das alterações climáticas, além da divulgação das medidas. O município espera ainda que este projeto sirva como modelo de boas práticas, gerando futuras intervenções, replicadas noutras escalas.

Rádio Elvas

o abastecimento do sistema de rega do campo de futebol do Parque Desportivo Municipal vai ser alterado: deixa de ser feito à custa de água da rede pública e passa a ser assegurado por águas subterrâneas.

Águas subterrâneas acumuladas quando? Além disso, se tiram de um lado desaparece noutro. É o uso da água é que está errado, se nem há para culturas, vão usá-la para campos de futebol?