Charlie Moreira
Cumulonimbus
Calor e trovoadas para o fim de semana!!
Diria excelente!!
Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Diria excelente!!
A frente que eu dizia que estava demasiado próxima a Portugal, na realidade foi a que afetou a Região Sul nesta madrugada.É sensação minha ou a frente que supostamente iria afetar o território continental na quinta está demasiado próxima daqui?
Os modelos não preveem nada para aqui amanhã, mas dado o facto de estarem todos marados, não me admirava que amanhã chovesse bem...
O que eu disse que iria acontecer aconteceu, o que é interessante... Por que raio então é que eu não consigo ganhar o totoloto?Algo me diz que, com a humidade "encurralada" em Portugal, na Galiza e em zonas bem adjacentes, os acumulados poderão ser bem generosos em locais inesperados (como aconteceu na passada segunda em vários locais do Alentejo). Logo veremos...
É verdade, mas isso é o que eu tenho vindo a dizer desde há algum tempo. Aliás, essa questão está bem visível na última saída do ECMWF, com muita água prevista para a zona e muito pouca chuva prevista para grande parte da Europa. Também é possível ver a pluma de ar húmido que quando chega à Península é empurrada para norte.Reparem só na península ibérica e o resto da Europa.
Os ingleses dizem "mackerel sky, not long dry" e ontem em Lisboa à tarde o céu estava assim:
Este ditado é infalível!
Será que o correspondente português é "Céu às cavadelas: chuva às gabelas."?
Repesquei daqui, de um tópico do AnDré https://www.meteopt.com/forum/topico/proverbios-a-previsao-do-tempo.1812/
Essa pequeno núcleo depressionário a sul dos Açores não nos vai afetar. Aquilo que nos vai afetar a partir de segunda-feira é a depressão que está a sul da Gronelândia e que se irá desprender da circulação normal, formando uma cut-off.Apesar de permanecer uma pluma de ar húmido na metade ocidental da Península Ibérica, o anticiclone já está a dobrar para oeste, o que irá "romper" a pluma e permitir a formação duma gota fria por cá. Isto tem sido cá uma sorte para estes lados!
Entretanto também já é possível ver o "mini-ciclone" que irá afetar Portugal Continental a partir de segunda.
Ou então o oposto...Se houver lei da compensação preparem-se para um verão bem quentinho e sem chuva.
Duvido tendo em conta os últimos anos...Ou então o oposto...