Jorge_scp
Nimbostratus
Vamos ter finalmente uma noite de fogo-de-artifício aqui para a nossa zona?
A propósito de trovoada: para mim, na região de Almada, o último ano digno de menção foi o de 2011 com dias bem interessantes na Primavera e depois em Novembro. Nesse mês de Outono houve várias noites com trovoadas intensas (e recordo-me bem pois nessa altura residia frente aos antigos estaleiros da Lisnave e vi a grua principal, bem como a antena de comunicações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, serem atingidas directamente por várias vezes), porém com a pressão atmosférica elevada salvo-erro à volta dos 1025hpa. Alguém me sabe explicar como é possível ocorrer trovoada com a pressão tão alta?
A pressão atmosférica não é um "inibidor" de trovoadas. Estas são potenciadas por uma atmosfera instável, o que depende essencialmente do gradiente de temperatura desde a superfície até à troposfera. É um facto que situações de instabilidade estão normalmente associadas a pressões atmosféricas mais baixas à superfície, mas pode suceder a depressão ocorrer apenas em altitude e não ter expressão à superfície. Por vezes, basta uma pequena bolsa de ar mais frio em altitude, conjugado com algum aquecimento diurno à superfície, para instabilizar alguma camada da atmosfera, gerando correntes de ar ascendente (convecção) levando ao desenvolvimento do Cumulunimbus. Claro que existem alguns outros factores, por exemplo ajuda que o ar esteja relativamente húmido para atingir mais cedo a saturação e condensar quando é arrefecido ao subir na atmosfera, mas o mecanismo que inicia a formação de uma célula convectiva é a instabilidade criada por uma maior diferença de temperatura (densidade) entre dois níveis da atmosfera.