Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Porque é que achas que vivo no Porto, sendo ribatejano?... :D
Fugir desse inferno aí em baixo pesou bastante na decisão ;) 1 dia destas temperaturas para mim já é demais, entro completamente em shutdown...
Não precisavas de ter ido para tão longe, bastavam uns km's para oeste e tinhas tempo fresco grande parte do verão. :p Além disso, como Ribatejano era para estares habituado. :D
Estou a brincar, por muito habituado que se esteja, estas temperaturas durante vários dias são completamente insustentáveis, até porque, tal como sabemos, as nossas casas não estão preparadas para enfrentar estas situações extrema, sejam elas de frio ou de calor.

Não precisavas de ter ido para tão longe, bastavam uns km's para oeste e tinhas tempo fresco grande parte do verão. :p Além disso, como Ribatejano era para estares habituado. :D
Estou a brincar, por muito habituado que se esteja, estas temperaturas durante vários dias são completamente insustentáveis, até porque, tal como sabemos, as nossas casas não estão preparadas para enfrentar estas situações extrema, sejam elas de frio ou de calor.
Os meus genes não são ribatejanos de certeza! :lol: São mais nórdicos e dão-se muito mal com o calor :D Se não se habituaram em 20 anos não havia mesmo nada a fazer a não ser saltar fora! :D É claro que houve outros fatores, não foram só as temperaturas mais frescas do norte ;)

Já passámos os 45ºC oficialmente:

Amareleja- 45,3ºC
Mora- 45ºC

Outras temperaturas máximas relevantes até ao momento:

Lousã, Ansião e Reguengos 44,7ºC
Tomar- 44,4ºC
Setúbal- 43,3ºC
Torres Vedras- 43,1ºC
Bragança- 40,5ºC (novo máximo histórico)
Sines- 39,3ºC
Aveiro- 38,9ºC
Praia da Rainha- 39,5ºC

Às seis da tarde:

dc7W6R7.jpg

Comparando com ontem à mesma hora:
SeEfKQ3.jpg

Diferença para pior hoje, principalmente da cordilheira central para sul e Alentejo.

Sete da tarde, incríveis 44,1ºC de Amareleja, entre outras temperaturas próximas:

MF6a88r.jpg

e novamente a comparação com ontem à mesma hora:

PfK6av2.jpg

Para onde se vai escoar o calor de hoje no Alentejo? Ou "morre" no próprio sítio? :unsure:
De qualquer forma, aproxima-se uma noite de pesadelo para muitas zonas, não só do Alentejo.

Um dia triste para os portugueses, e para a Natureza. Que não se repit.
Sinceramente, acho que vamos ver mais dias destes no futuro. Com muita pena minha.
Já repararam como as secas graves e ondas de calor sérias se estão a repetir com intervalos cada vez menores? 2017 foi há muito pouco tempo e secas graves na ultima década foram várias...

Resta gerir a água que temos de outra forma, resta também gerir a floresta de outra forma. O plantio de eucalipto tem obrigatoriamente que ser regulado e limitado. Não podemos ter florestas com a densidade de eucalipto como aquelas que vimos nas imagens de ontem - aquilo é como ter uma caixa de fósforos pronta a arder: o pior é que arde mesmo!

Última edição:

Incrível como com tanta nebulosidade, com pouco sol, poeiras e algum fumo em suspensão, conseguimos na região de Loures e em boa parte da AML ultrapassar os 40ºC .... Já imaginaram se tivesse havido muito mais sol??? Que horror ...

Estado
Fechado para novas mensagens.