Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Pelo que parece hoje a depressão isolada a oeste de Portugal Continental veio um pouco mais para leste do que o previsto e até entrou ligeiramente em território continental. No entanto, não deverá entrar mais para o Interior, vendo a deslocação recente da nebulosidade associada e, para além disso, algumas zonas do Interior até poderão aquecer mais hoje porque há menos nebulosidade e continua o vento suão em força. :calor:
9QPctXDh.png

A marca da depressão é até visível no gráfico das temperaturas de hoje ao meio-dia: :eek:
GawBFRLh.png

Peripécias da cut-off, todo o potencial para o Ribatejo passar os 46ºC parece ter ido abaixo. Ontem pode ter sido mesmo o dia mais quente.

A 850 hPa, a ISO 30ºC parece ficar em Espanha ao invés do previsto nos últimos dias. A meu ver, o recorde de Amareleja irá continuar firme.

Olhos postos agora no Guadiana, que deve continuar a tentar passar os 46ºC...

Ora aqui está uma boa ideia :rolleyes:

GoALwzp.jpg

:lol:

Peripécias da cut-off, todo o potencial para o Ribatejo passar os 46ºC parece ter ido abaixo. Ontem pode ter sido mesmo o dia mais quente.

A 850 hPa, a ISO 30ºC parece ficar em Espanha ao invés do previsto nos últimos dias. A meu ver, o recorde de Amareleja irá continuar firme.

Olhos postos agora no Guadiana, que deve continuar a tentar passar os 46ºC...

Atrevo-me a dizer que hoje pode ser um dos piores dias no interior, talvez não generalizado mas em locais específicos:

yAlnkOS.jpg

Compare-se com ontem à mesma hora:
6tyZVAX.jpg

Embora a distribuição do vento à superfície privilegie o quadrante Oeste e Sul até uma boa distância da costa para o interior, a faixa mais interior ou onde esses ventos não cheguem por efeito da orografia fica com o calor estagnado.
WNAvoho.jpg

Alvega e Pinhão nos 43ºC a esta hora é um indício a considerar.
Espero que a brisa marítima vença.

Que trovoadas no norte/Galícia com 695 relâmpagos num espaço de 10 minutos :surprise:

Que trovoadas no norte/Galícia com 695 relâmpagos num espaço de 10 minutos
A assinatura dos ecos no radar das trovoadas no sul da Galiza também é impressionante: :trovao:
5hkNBKTh.png

Qual o motivo para estas trovoadas muito ativas apenas estarem a aparecer no norte do país, é exclusivamente devido ao tamanho das serras na zona?

• Gosto
Reactions: lserpa
Qual o motivo para estas trovoadas muito ativas apenas estarem a aparecer no norte do país, é exclusivamente devido ao tamanho das serras na zona?

Convergência

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Gosto
Reactions: StormRic
Estado
Fechado para novas mensagens.