Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Fui acompanhando o desenvolvimento das trovoadas desde quando ainda estavam em Portugal e por aqui ainda estavam fracas, mal passaram a fronteira explodiram logo.
Depois foram-se desenvolvendo mais para W/NW e até ao longo da costa na Galiza houve trovoada.
Se isto tudo tivesse acontecido começado mais para sul poderia ter havido algo aqui para o norte.

O Arome francês acertou com a previsão, mas a maior parte dos outros modelos nem precipitação colocavam.

2t6tYFJ.gif
Isso foi uma simulação praticamente perfeita do que aconteceu!
Em que link posso aceder a essas imagens de satélite simuladas pelo AROME?
É que parece ser a melhor forma de prever trovoadas...

Isso foi uma simulação praticamente perfeita do que aconteceu!
Em que link posso aceder a essas imagens de satélite simuladas pelo AROME?
É que parece ser a melhor forma de prever trovoadas...
Encontrei o link mas infelizmente parece não apanhar a totalidade do país :(

Encontrei o link mas infelizmente parece não apanhar a totalidade do país :(
Sim, é esse o site. O modelo é bom para as previsões de trovoada e nevoeiros/nuvens baixas apesar que às vezes também falha, mas o problema é que não apanha o país todo.
Eu complemento esse modelo com o Harmonie-Arome da AEMET para a previsão de nuvens, precipitação e raios, mas não tem tantos dados públicos como o Arome do Météo-France.

O Gerês escapou de boa, os Galegos vão ter muito que fazer, Boa Sorte para eles!

A estação de Verin a registar uma queda de temperatura abrupta de 39.6ºC para 24.9ºC

16c8a5b02cebe79bad9be97cf6560161.png
Não foi abrupta porque ve-se que a estação teve parada algumas horas

Sim, é esse o site. O modelo é bom para as previsões de trovoada e nevoeiros/nuvens baixas apesar que às vezes também falha, mas o problema é que não apanha o país todo.
Eu complemento esse modelo com o Harmonie-Arome da AEMET para a previsão de nuvens, precipitação e raios, mas não tem tantos dados públicos como o Arome do Météo-France.
Para amanhã, o AROME está a prever uma situação parecida com a de ontem, estou curioso para ver o quão precisa será a previsão das células.
animltx9.gif

Para amanhã, o AROME está a prever uma situação parecida com a de ontem, estou curioso para ver o quão precisa será a previsão das células.
animltx9.gif

Usa 'col' e 'Réfl. Radar Max'.

O primeiro dá uma ideia da intensidade da conveção, o outro da refletividade no radar.

Trovoadas com e sem precipitação, ao que parece.

Hoje é o sétimo dia com temperaturas a bater nos 40ºC, uma semana, nunca tal tinha acontecido aqui em CB.
Afinal foram 8 dias com temperaturas acima dos 40ºC, contra as minhas expectativas ontem ainda chegou aos 40.

Agora seguem-se dois dias mais dentro da média, para ventilar a casa um pouco. O que aí vem depois, logo se vê.

Estado
Fechado para novas mensagens.