Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Encontrei este livro interessante à venda. Um pequeno compêndio das cheias históricas em Mértola e Alcoutim. Teve que vir comigo.
Ver anexo 2224

Numa livraria local? Alfarrabista? Feira?
Tenho algumas publicações do IM, INMG, e até do Observatório do Infante D.Luís onde me lembro que há algumas referências. Seria interessante comparar dados e conclusões.
 



Coincidências históricas

jDU2A8j.png



Tópico complicado e controverso -> https://www.carbonbrief.org/tropical-cyclones-now-13-less-frequent-due-to-climate-change/

Perspetiva global -> http://tropical.atmos.colostate.edu/Realtime/ & https://climatlas.com/tropical/
 

Num rápido olhar aos gráficos, penso que é mais relevante o período desde a segunda guerra mundial até ao presente. É a partir dessa altura que as emissões mundiais sofrem o maior aumento. Antes, outros factores podiam estar a sobrepôr-se ao ainda reduzido aumento das emissões e da concentração de CO2 e outros gases de efeito de estufa.

MkAZ44c.png
 
Bom, e parece que até ao fim do mês estamos conversados quanto a chuva.
Epa talvez seja boa ideia analisar os modelos antes de fazer previsões. Temos GFS, ECMWF e outros modelos em consenso quanto à instabilidade, que até pode ser forte no alentejo, a partir de segunda.
 



Coincidências históricas

jDU2A8j.png

As Ilhas Filipinas também estão a ter sorte, se não estou em erro, não costuma ser uma das zonas mais afetadas?
 
espero que sim, a ver vamos....
Podias ter em atenção , pelos menos, ás probabilidades de precipitação. Ninguém obrigado a saber ver modelos mas pelo menos na previsão automática do IPMA não devias de olhar só para os desenhos das nuvens.
 
O ECMWF das 12h de hoje está excelente :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.