Numa livraria local? Alfarrabista? Feira?
Tenho algumas publicações do IM, INMG, e até do Observatório do Infante D.Luís onde me lembro que há algumas referências. Seria interessante comparar dados e conclusões.
O evento da próxima semana tem vindo a encurtar. Trovoadas no interior sul com movimento de nordeste/leste entre o final de segunda e Terça- feira até ao fim da tarde. Situação típica de Setembro/Maio que era muito mais comum outrora.
Os acumulados bem como a intensidade das trovoadas são um tiro no escuro. Normalmente estas situações são interessantes nas serras Algarvias. Para o litoral dúvido que chegue algo, só restos talvez.
Onde é que está previsto acontecer algo parecido cá com o que aconteceu em Itália?
Também no dia em que faltasse água nas torneiras, alguns em vez de desejarem sol e calor os 365 dias do ano, também já desejavam chuva.
Onde é que está previsto acontecer algo parecido cá com o que aconteceu em Itália?
Também no dia em que faltasse água nas torneiras, alguns em vez de desejarem sol e calor os 365 dias do ano, também já desejavam chuva.
Quando acontecer foi o que eu disse.
Agora estamos com 50% do país em seca e o pessoal parece que está com uma sede insaciável tal os comentários desesperados.
Não há nem sei se algum dia haverá energia para trovoadas desse tipo por aqui.
A nossa maior preocupação poderão ser tempestades tropicais ou até furacões a fazerem-nos uma visita. No entanto não parece evidente. No passado já houveram tempestades muito mais fortes por aqui em relação ao que temos tido.
O que se passa por Espanha, França e Itália é simplesmente megalómano e parece ter tendência para piorar.
Quando acontecer foi o que eu disse.
Agora estamos com 50% do país em seca e o pessoal parece que está com uma sede insaciável tal os comentários desesperados.
a 15 de setembro também, o IPMA fez uma análise climatológica para o período de 1 a 14 de setembro: URL
Estas são as alterações dos valores das classes de seca:
Não há nem sei se algum dia haverá energia para trovoadas desse tipo por aqui.
A nossa maior preocupação poderão ser tempestades tropicais ou até furacões a fazerem-nos uma visita. No entanto não parece evidente. No passado já houveram tempestades muito mais fortes por aqui em relação ao que temos tido.
O que se passa por Espanha, França e Itália é simplesmente megalómano e parece ter tendência para piorar.
Não te esqueças duma coisa, no dia em que o Algarve tiver 1000 mm em 3 meses como entre Outubro e Dezembro de 1989, ou os 400mm que caíram naquela semana fatídica em Dezembro de 1992 adoraria ver o que acontecia, a zona da Variante de Faro deve ser um autêntico lago. Desde 1995/96 que não temos um acumulado superior a 1000 mm e mudou tanto e termos urbanísticos que um dia a coisa pode correr mal, temos tido apenas pequenos sinais mas quando chove 100 mm como aconteceu em Albufeira ou noutros locais temos tido elevados prejuízos ou com apenas 20/30 mm num curto espaço de tempo para Faro, Olhão, Tavira, VRSA se transformar num caos.