Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa tarde companheiros.

Por aqui a chuvinha vai marcando presença.
Nada de mais, apenas um dia de outono como tantos outros.
Falta animação? ;)

Penso que ainda estás com tenra idade e não te lembrarás de um outono-inverno de sonho (ou de pesadelo para muitos também): 2000-2001.
Um parecido e definitivamente rumavas a outras paragens certamente.
A chuva começou em inícios de outubro, parou no dia 11 de novembro e continuou até alturas de natal. Todos os dias "picava o ponto". E só parou depois de um março terminar com cerca de 900 mm de acumulado, neste planalto.

Este outono está a ser normal, apenas isso, com a quantidade de chuva a aproximar-se do normal na nossa região. Nem mais, nem menos: normalidade.

Um pena é o interior e o sul não verem a tão desejada chuva para normalizar o panorama hídrico dessas zonas.
Oxalá isso mude.

Algo que mudou muito nos últimos 20 anos foi a percepção do clima. A comunicação hoje em dia traz-nos em tempo real uma simples chuvada mais intensa, uma rua inundada porque os drenos pluviais entupiram, um vento que derruba uma árvore de grande porte, um telhado que voou, uma escola onde o telhado deixou entrar água.
A dita "normalidade" passou a ser um caso para espanto.

E nós deixamos de apreciar a natureza, de nos adaptar às circunstâncias do clima.
Hoje em dia quem sai com botas de chuva, com guarda-chuva, com um impermeável de casa, mesmo que ameace chuva? Poucos, porque é pouco conveniente levar "essa tralha toda", botas incluídas porque são inestéticas e pesadas.
E é ver todos os dias a partir desta altura, com frio ver miúdos à espera do autocarro apenas com parca roupa, camisa, t-shirt, calções até, com chuva miúdos de camisola, sapatilhas de tecido, sem guarda-chuva ou impermeável.

Novos tempos. E estes novos tempos vão vendo cada vez mais gente a crescer e a queixar-se porque "hoje não há sol!" ou "hoje está frio!"...
Que culminou com o trágico acidente da ponte de entre os rios..

Refiro me tb a sucessão de alertas por parte do IPMA...
Nessa altura ainda não existiam penso eu.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Última edição:
Que culminou com o tráfico acidente da ponte de entre os rios..

Refiro me tb a sucessão de alertas por parte do IPMA...
Nessa altura ainda não existiam penso eu.
Mais trágico, no sentido figurado, foi sabermos que a causa principal foi a retirada das areias, pelos areeiros, da zona dos pilares da ponte nos anos anteriores, algo que as autoridade (in)competentes permitiram...

Os alertas são uma modernidade, espelhada tanto na comunicação como nas redes sociais, este nosso fórum incluído.
Os alertas já sabemos para que servem, resta-nos saber conviver com eles, ter os pés assentes na terra - nós temos informação que nos ajuda a filtrar o lixo noticioso, por isso não devemos ser "as tais ovelhas", as que não pensam, que comem aquilo que lhes aparece à frente.
Já sabemos que um alerta não nos diz a 100% onde podem acontecer problemas, sim para tomarmos precaução. Se uma zona for afectada e outra não, não que dizer que o alerta estava errado.
E isto é tão dinâmico na meteorologia, que temos de ter em consideração mudanças nas previsões a qualquer momento.

2mm é a fantástica quantidade de chuva que se prevê para o Baixo Alentejo até dia 4 de Novembro :angry:

É triste realmente....
Nós aqui a transbordar de água e aí nada.

Não me recordo aqui de chover tanto e de forma consecutiva.

O fulano que ouvi na tv tinha razão...

Proponho que troquem de casa! o Luís vai para a casa do Charlie em Valongo e o Charlie vai para a casa do Luís em Serpa! :D

Proponho que troquem de casa! o Luís vai para a casa do Charlie em Valongo e o Charlie vai para a casa do Luís em Serpa! :D
Mas não durante o verão, Valongo não tem 45ºC :D

Mas não durante o verão, Valongo não tem 45ºC :D
Durante o Verão vão os dois para Furnace Creek no Vale da Morte, em que a média das máximas é superior a 40ºC! :D

Durante o Verão vão os dois para Furnace Creek no Vale da Morte, em que a média das máximas é superior a 40ºC! :D

Mas aí haveria outro "problema" pois dia no Verão, em que, por qualquer motivo, não se atingissem os 50 ºc era fraco e não digno da região :rolleyes:

AYWZVki.jpg

Verão que é Verão em Furnace Creek ( também conhecida por "Serpa" dos EUA ou "Serpa" da Califórnia) só com 50ºc para cima, o resto é fiasco.. :D

Além disso chove muito pouco, onde param as típicas trovoadas de Verão pela tardinha? Só calor seco? :rolleyes:

Última edição:
Pois pois muita críticas e chacota mas existe uma razão para não querer que chova imensamente....
Que tem dado dores de cabeça constantemente...
1001 intervenções e o problema da infiltração persiste...

Mas há que aguentar..

Essa é uma razão mais que legítima, naturalmente quem tem esse problema não deseja mais chuva para o agravar.

Infelizmente é mesmo assim "há que aguentar" e tentar solucionar da melhor maneira a situação, nada pode ser feito para evitar que chova, pois ninguém controla isso.

Boa sorte na resolução desse problema!

Pois pois muita críticas e chacota mas existe uma razão para não querer que chova imensamente....
Que tem dado dores de cabeça constantemente...
1001 intervenções e o problema da infiltração persiste...

Mas há que aguentar..

O ser humano é extremamente adaptável a situações adversas. Usa esse potencial inerente à nossa espécie. Outras espécies não têm tanto potencial e perante modificação do normal climático ou mudam de habitat ou extinguem-se localmente. Força, quase nada podes fazer para alterar as condições que o clima aí produz. Se ainda por cima essas condições de infiltrações afectam a tua saúde ( e afectam, pelo menos psicologicamente, pela ansiedade e contrariedade permanentes) só uma solução radical pode ser encarada, como mudança de habitação, se for o caso e se for possível.

Estado
Fechado para novas mensagens.