Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Onde? E que modelos consultaste?
GFS e ECMWF, pelo menos, preveem a continuação das chuvas.
O europeu da bom tempo apartir de domingo.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
cc8072c33b2be06a1dfa5b1d9ff719cf.jpg

Última edição:
Segundo o ecmwf a partir de quinta feira as coisas vão ficar más para o litoral norte e centro com uma frente quase estacionária.
Isso é bom tempo aos olhos de muitos.
Já agora, um há alguns indícios de que Novembro poderá ter anomalia positiva nas temperaturas na Europa. Boas notícias para a crise, mas mau em termos de indicadores climáticos.

Tédio.

1 semana a chover.

Estranho seria se tal não acontecesse no litoral Norte no Outono, pelo menos 2/3 semanas destas! É só verificar as precipitações anuais nessa zona em termos médios. Não é certamente com apenas 1 semana de chuva ou duas no outono ou inverno que lá chega.
Se tivesses ido para o Porto há uns meses direto de Sevilha ou Beja (pouca precipitação anual) e/ou se tivéssemos tido um ano muito chuvoso, até perceberia o argumento.

2mm é a fantástica quantidade de chuva que se prevê para o Baixo Alentejo até dia 4 de Novembro :angry:

2mm é a fantástica quantidade de chuva que se prevê para o Baixo Alentejo até dia 4 de Novembro :angry:
É triste realmente....
Nós aqui a transbordar de água e aí nada.

Não me recordo aqui de chover tanto e de forma consecutiva.

O fulano que ouvi na tv tinha razão...

Última edição:
Agora imaginem o que é viver por exemplo na Irlanda sem estação seca e 1400 horas de sol. Ou na Escócia.
Acho isto demasiado subjetivo, eu, por exemplo, acho céu nublado menos incomodativo que sol, não vejo as 1400h de sol da Irlanda como algo negativo, provavelmente preferia 1400h de sol a 3100h, mas talvez algo no meio seria mais ideal...

Se eu morasse aqui, em Arica no Chile, com uma fantástica média de 1.8 mm anuais, e gostasse de chuva o que diria? Que nunca mais chove? É só "fiascos" uma "pasmaceira"? :D

Certamente estaria já bem conformado e familiarizado com o clima da minha região, é que isto nem se trata de gostos pessoais e diversificados, mas sim da realidade de cada zona, ou seja pode-se gostar do que se quiser, mas sempre com "os pés bem assentes na terra".

vHevLx0.jpg

Assim como, e gostando de neve como gosto, não vou achar azar ou "fiasco" o Porto não ficar coberto de neve em determinado evento frio ( eu gostava de ver mas já sei que é quase impossível, lá surgem uns flocos em alturas muito raras e específicas e fica por aí ) :unsure:

Também gosto de trovoadas, e se as puder fotografar melhor, mas já sei que, no litoral, embora ocorram, são mais raras que no interior, e se as quiser ver tenho mais probabilidades de tal no interior, em especial no Verão, assim como as geadas/gelos no Inverno, são muito mais frequentes e intensas no interior.

Última edição:
Boa tarde companheiros.

Por aqui a chuvinha vai marcando presença.
Nada de mais, apenas um dia de outono como tantos outros.
Falta animação? ;)
Não me recordo aqui de chover tanto e de forma consecutiva.
Penso que ainda estás com tenra idade e não te lembrarás de um outono-inverno de sonho (ou de pesadelo para muitos também): 2000-2001.
Um parecido e definitivamente rumavas a outras paragens certamente.
A chuva começou em inícios de outubro, parou no dia 11 de novembro e continuou até alturas de natal. Todos os dias "picava o ponto". E só parou depois de um março terminar com cerca de 900 mm de acumulado, neste planalto.

Este outono está a ser normal, apenas isso, com a quantidade de chuva a aproximar-se do normal na nossa região. Nem mais, nem menos: normalidade.

Um pena é o interior e o sul não verem a tão desejada chuva para normalizar o panorama hídrico dessas zonas.
Oxalá isso mude.

Algo que mudou muito nos últimos 20 anos foi a percepção do clima. A comunicação hoje em dia traz-nos em tempo real uma simples chuvada mais intensa, uma rua inundada porque os drenos pluviais entupiram, um vento que derruba uma árvore de grande porte, um telhado que voou, uma escola onde o telhado deixou entrar água.
A dita "normalidade" passou a ser um caso para espanto.

E nós deixamos de apreciar a natureza, de nos adaptar às circunstâncias do clima.
Hoje em dia quem sai com botas de chuva, com guarda-chuva, com um impermeável de casa, mesmo que ameace chuva? Poucos, porque é pouco conveniente levar "essa tralha toda", botas incluídas porque são inestéticas e pesadas.
E é ver todos os dias a partir desta altura, com frio, ver miúdos à espera do autocarro apenas com parca roupa, camisa, t-shirt, calções até e, com chuva, miúdos de camisola, sapatilhas de tecido, sem guarda-chuva ou impermeável.

Novos tempos. E estes novos tempos vão vendo cada vez mais gente a crescer e a queixar-se porque "hoje não há sol!" ou "hoje está frio!"...

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.