Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Isto até ao final do mês está feio para o Sul. Haverá chuva dentro da média ou acima no Norte e Centro. O triângulo Açores-Canárias-Gibraltar está com anticiclone e portanto bloqueia a precipitação no Sul. Sem actividade nesta zona do atlântico a seca continuará no Sul da Península. O último período activo foi 2010-2011. A situação está feia com uma mortalidade elevada de sobreiros, azinheiras e pinheiros.

Não me recordo de ter sido um Inverno chuvoso no sul. Recordo-me sim que chovia a potes no norte a partir de Dezembro pois saíu um empreteiro aqui de uma obra onde eu estava que foi para Santa Maria da Feira e andavam lá a fazer "scuba diving" literalmente :D
Aliás foi a partir desse ano que começou o desastre dos Invernos secos!

Viragem, viragem só me recordo da de 2009 em que abriu a torneira antes do Natal e foi até Maio com todos os meses acima da média senão estou em erro.
Esse Inverno 2013/2014 foi seco no Algarve, Dezembro a precipitação variou entre 31 mm em Olhão e os 62 mm em Alte, Janeiro variou 39.1 mm em Lagoa e os 81.8 mm em Aljezur e Fevereiro variou entre os 27.5 mm em Faro (Aeroporto) e os 95.8 mm em Alte, só o mês de Abril foi chuvoso com cerca de 100 mm em Faro (Aeroporto).

O único ano que virou foi em 2009, no Inverno seguinte também foi bom, mas a partir daí tem sido uma desgraça, só se vier um milagre á 2009, neste momento, nem as previsões sazonais apresentam um sinal claro disso e com tanta chuva a Norte veremos se a torneira não fecha em Dezembro como tem sido habitual nos últimos anos. Uma cut.off como o leste de Espanha tem tido é que era bom, mas nem isso se vê.

Última edição:
Imagem Airmass (22:30) do que vem amanhã de manhã. Interessante!
Screenshot_20221112_223844.webp

Estamos a meio de Novembro e o cenário é o mesmo dos invernos passados. Sol e mais sol com uns dias de chuviscos. Nao há paciência para um inverno atrás de outro assim

O Baixo Alentejo e partes do ALgarve estão condenados com as secas sucessivas. Os solos estão ressequidos. Necessitávamos de pelo menos 800 mm (pelo menos) para normalizar a região das secas anteriores, coisa que só por sonho!!! Se tivermos uns 250 mm ou 300mm será tudo e não sei se será. Cá estaremos pra assistir à desgraça.

Refinaria de Sines a bombar fumo há mais de 50 anos, será a culpada da seca destas duas regiões? Algarve e Baixo Alentejo? Ou será mesmo a evolução do clima? Mas evolução assim tão rápida na idade do planeta? Porque o Anticiclone dos Açores antes baixava e agora está cada vez mais fixo? Poluição, aumento da temperatura? Enfim questões pertinentes.

O Baixo Alentejo e partes do ALgarve estão condenados com as secas sucessivas. Os solos estão ressequidos. Necessitávamos de pelo menos 800 mm (pelo menos) para normalizar a região das secas anteriores, coisa que só por sonho!!! Se tivermos uns 250 mm ou 300mm será tudo e não sei se será. Cá estaremos pra assistir à desgraça.
Incrível, onde vão aqueles anos onde chovia tanto no Alentejo? Lembro me bem no Natal quando era miúdo nos ano 90, quase sempre chovia e bem por Beja.

Alenquer não nos podemos queixar este ano, tem estado a chover bem pela região Oeste - mas, tb por este lado já se mitiga por chuva, por isso...

Acho que a seca é agora sistémica em partes do país. Devíamos começar a pensar de outra forma. A fazer as coisas de outra maneira. Ainda há pouco tempo dizia o Embaixador de Israel em Lisboa, que por lá não há gota que se perca, têm a mais elevada taxa de aproveitamento de água e tem ensinado muitos outros países a poupar.

Claro que Israel é um país rico e Portugal não se pode comparar à tecnologia que por lá existe, mas podíamos fazer tanto mais! Somos sempre pelo deixa andar, deixa estar...aqui nada resulta. Mentalidade de pobre.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: frederico
Incrível, onde vão aqueles anos onde chovia tanto no Alentejo? Lembro me bem no Natal quando era miúdo nos ano 90, quase sempre chovia e bem por Beja.

Alenquer não nos podemos queixar este ano, tem estado a chover bem pela região Oeste - mas, tb por este lado já se mitiga por chuva, por isso...

Acho que a seca é agora sistémica em partes do país. Devíamos começar a pensar de outra forma. A fazer as coisas de outra maneira. Ainda há pouco tempo dizia o Embaixador de Israel em Lisboa, que por lá não há gota que se perca, têm a mais elevada taxa de aproveitamento de água e tem ensinado muitos outros países a poupar.

Claro que Israel é um país rico e Portugal não se pode comparar à tecnologia que por lá existe, mas podíamos fazer tanto mais! Somos sempre pelo deixa andar, deixa estar...aqui nada resulta. Mentalidade de pobre.
O que é chover bem? Com médias por volta dos 500 mm não acredito que nesses anos chovesse assim tão bem.

Parece um mês com caraterísticas para ser idêntico a Outubro. Acumulados muito elevados previstos pelo ECM para os do costume.
Para aqui situação difícil de cair algo de jeito!
Estes acumulados elevados no Norte agora levam-me mesmo a querer que isto tem tendência a estabilizar lá para Dezembro com uma relativa semelhança a 2019. Eventualmente um ou outro sistema baixará em latitude mas pode nem chegar aos efeitos daquele sistema de Dezembro 2019 que rendeu 200 e tal mm's em muitos locais.
Mesmo que caiam 100mm amanhã os efeitos nas barragens serão poucos. Ou vem uma brutidade de água( pouco provável) ou algo mais continuado no tempo ( também pouco provável)
Mas também não precisamos esperar muito...temos mês e meio para tirar uma ilação Climática e ver para onde isto caminha.
A mim ninguém me tira da cabeça que será um ano muito seco, pelo menos a sueste, a avaliar pelos últimos 2anos menos maus na região. No atual cenário a agricultura está condenada em muitos locais do sul!

Estado
Fechado para novas mensagens.