Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Muito má esta saída do GFS de hoje, 06z: baixou os acumulados gerais e fecha a torneira a partir de dia 25 até ao fim do período de previsão (dia 6), para quase todo o território, excepto o Noroeste. Cut-off's nem vê-las. Felizmente são previsões a mais de 120 horas, portanto... :rolleyes:
Já chega penso eu.
3 semanas de chuva praticamente consecutiva pelo LN.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Aine e Scan_Ferr
A regra de ouro é olhar para os ensembles, especialmente o EPS/GEFS, que são os melhores, e ver o que se passa nas latitudes altas.
Anomalias positivas do geopotencial entre os 55-70ºN e os 50ºW-40ºE são sempre para desconfiar.
Se bater certo com o que se passa nos trópicos, MJO, ainda mais se desconfia.

Para já temos assinatura clara de bloqueio anticiclone na área geográfica referida:

Ver anexo 2904

A assinatura da MJO, com a maioria da convecção centrada sobre a América do Sul entre dias 24-30, correspondente à fase 8 da MJO para Novembro.

Ver anexo 2902

As correlações da fase 8 são favoráveis a bloqueio no Atlântico, com áreas de baixa pressão mais a leste sobre África-Ibéria-Mediterraneo.
Não é um sinal ideal de AO/NAO negativa, que daria chuva generalizada e intensa, mas não é mau.

Ver anexo 2903


Portanto há consistência nos padrões sub-sazonais e no que os modelos estão a prever, pelo que a minha opinião é que não há absolutamente nenhuma indicação clara de tempo consistentemente seco pelo menos nos próximos 10-15 dias, pelo contrário, deverá chover bem em especial no norte e centro.

A longo prazo (sazonal-mensal), temos alguns indicadores interessantes, como os padrões de distribuição global das anomalias da temperatura da água do mar, o QBO, a atividade solar ou a persistência da La Niña, que neste momento apresentam-se favoráveis para Dezembro. Já em Jan/Fev alguns dos sinais ficam um pouco menos ciclónicos, e depois volta a ficar melhor para Março.

Ou seja, apostaria que Dezembro segue um tom assim mais para o chuvoso, talvez com algum período mais seco/frio pelo meio, e depois o resto do Inverno poderá ser algo variável com diferentes padrões em concorrência. Se ganhar a influencia da dinamica oceanica, talvez a coisa se mostre mais normal em precipitação, se ganhar a dinamica associada ao QBO/Solar poderá ser manifestamente mais seco. Final do Inverno/inicio da primavera talvez de novo mais húmido.

E pronto fica aqui feita a análise, alguma partilha do que vou aprendendo sobre isto, a ver como envelhece este post heheh
Ou seja não dá pra ficar descansado com a tua análise. Fico sobretudo com preocupação por um janeiro e Fevereiro secos. Se assim for, vai ser difícil a recuperação de barragens e aquíferos, sobretudo a Sul.

Aqui no Centro, Outubro teve precipitação acima da média e claramente estamos já em recuperação, mas se a coisa começar a falhar e a chuva perder consistência ou desaparecer, nos próximos tempos, voltamos a ficar em maus lençóis.

Um Janeiro e Fevereiro ambos com bloqueio anticiclónico, é sempre um mau sinal no nosso clima, mas será desastroso quando precisamos de recuperar da valente seca que tivemos.
 
Última edição:
Boa noite.

Se a siberiana se confirmar, creio estarmos na eminência de uma 2ª parte do inverno mais húmida, com entradas polares a coroar as nossas serras de branco.
Um arrefecimento continental pode despoletar o choque de massas de ar e providenciar as tão ansiadas Cut-Offs para o sul do país.
Veremos o decorrer das próximas semanas.
Bom seguimento meteorológico e excelente semana :amigos: :cheers: (menos para os membros que estejam no Catar nesta altura):malandro:
 
Última edição:
Saída operacional muito desfasada pois com o Ensemble corta ainda mais a precipitação!

Olha aqui o culpado a sair do descanso, no dia 25...

OrFAz1a.gif
 
Bom dia

Aconselho todos os membros do forúm a consultarem os meteogramas do GFS das suas diferentes localizações. Espero que não estremeçam muito :D:cold:
Se a temperatura estivesse em Kelvin seria uma boa previsão do tempo para um asteroide :D
 
O GFS parece uma vara verde continuamente oscilando entre dois extremos, incapaz de estabilizar num meio termo.
Cada saída vai para o oposto da anterior. Aí está a 18z a negar tudo o que apareceu na 12z para lá do início de Dezembro.
Mas ainda há uma perturbação no dia 27.
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e Aine
Estado
Fechado para novas mensagens.