Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Sim, seria mesmo a chave e com a localização perfeita a SW de Sagres, aliás os acumulados que mostravam essa saída, rondariam os 90-100 mm em todo o Algarve, que seria excelente, tem que vir algo assim para mudar o panorama a Sul e dada a dança do AA veremos o que vai acontecer nas próximas semanas. No ano passado, até choveu razoavelmente na semana do Natal, mas ainda ficou longe da média.
Por acaso guardei o mapa dos acumulados previstos nessa run. :D É, sem dúvida, aquilo que faz falta, veremos o que acontece.
Fica o registo:
scU7kSd.png

Continuamos sem esperanças de mudança

Finalmente, o padrão actual vai ser quebrado e veremos que volta é que isto vai dar e o que vai acontecer em Dezembro. Os modelos mostram o AA a querer migrar para Norte, mas dada ainda a distância temporal nada é certo, mas parece-me que Dezembro poderá ser mais favorável a cut-off's no Sul do que foi em Outubro e Novembro em que existiu uma circulação forte de Oeste em latitudes mais altas que beneficiou claramente as regiões do Norte e Centro.

@"Charneca" Mundial , qual é a tua previsão para Dezembro?
A minha previsão enquanto bruxo vidente é que dezembro trará mudanças ao nível do tempo e que serão para durar (incluindo precipitação). Nos últimos tivemos algumas oportunidades para o casal dos Santos Pedro e Bárbara deixarem algo pelo sul do país no Inverno, mas depois veio o Santo Antílope estragar tudo uns dias depois. À enésima é de vez! :rain:
Também, segundo a meticulosa análise que fiz aos astros no outro dia, a cada 21 anos ocorre um ano hidrológico espetacular. Ora, 2000/2001 foi há 21 anos... quem sabe? Inclusive alguns dos astros neste momento são os canários que os meus pais tinham e que me ajudavam nalgumas previsões, portanto a credibilidade do firmamento só aumentou nos últimos tempos! :D

Enquanto pessoa normal com nome de origem judaica, posso dizer que tudo isto que afirmei é uma grande tanga e eu só fui consultar os modelos a longo prazo e ensembles para verificar algumas tendências e criar uma espécie de "previsão". É mais ou menos o mesmo que o brujito ("sorgin txikia") faz, mas neste caso aqui para a Charneca e não tanto para o País Basco. E sim, eu próprio tendo não acreditar nas minhas predições porque, se acreditasse muito nelas, depois precisaria de andar a tomar doses de "copium", e isso seria péssimo! :lol:

Nos dias de hoje, no Algarve, só chove quando o rei faz anos, ou seja, em certas ocasiões raras. Veremos o que acontece se Portugal chegar à semi-final do Mundial - pode ser que o Santo Antílope tenha piedade dos algarvios e alentejanos e deixe de dar marradas no São Pedro por estar a querer ir para sul do Rio do Esquecimento (que nos dias de hoje é o Rio Tejo, e não o Rio Lethes)! :lmao:

Em principio vamos ter uma pausa na precipitação e vento a partir do final da semana, mas não deverá durar muito pelo que se observa. Apesar de no sul estarmos com um grande défice ainda, grande parte do norte e centro já está com os solos saturados, aqui pela Caparica por exemplo as poças da chuva que secavam em menos de nada em Outubro, agora são quase permanentes. Fará bem esta paragem temporária.
Uma curiosidade, também existem apreciadores de meteorologia no mundo animal :D,o gatito estava muito bem a levar com a brisa na minha ronda para filmar o estado do tempo, não gostou no entanto de ser observado.
PS: A colónia de gatos daqui é alimentada e têm muitos abrigos, ele está mesmo ali porque quer, provavelmente é um meteolouco de 4 patas.

Por acaso guardei o mapa dos acumulados previstos nessa run. :D É, sem dúvida, aquilo que faz falta, veremos o que acontece.
Fica o registo:
scU7kSd.png
Mesmo com uma cut-off a sudoeste de Sagres, o Litoral Norte tem tanta chuva como no sul :lol:

O que estes mapas significam?
Obg

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Humidade relativa (e ventos) a 850hPa/~1500m; 700hPa/~3000m; 500hPa/~5.500m e 300hPa/~9000m.

Publiquei para se ter noção da configuração da massa nebulosa (mais intensa e tendencialmente mais estreita em altitude). No continente, a nebulosidade tende a curvar para norte em altitude.

Por exemplo, as imagens de satélite são sempre interessantes mas não dizem muito:

aq73w11.png

Radar é essencial mas não é tudo em termos de previsão:

zttBx5f.jpg

Pelo perfil vertical de hoje, na altura e na localidade assinalada, se calhar alguma precipitação não chegou ao solo devido ao ar seco nas camadas mais baixas da atmosfera.

Está basicamente relacionado com previsão vs observação.

SMXocH6.png

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.