Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
:thumbsup: Obrigado por todas as informações, não fazia ideia. A minha surpresa tem a ver apenas com a minha experiência de observação nesta zona em particular (vale de Loures/Vialonga), que se estende sómente por um período de cerca de seis anos. Efectivamente nunca tinha observado aqui nestes locais andorinhas no início de Fevereiro, no final já em passagem para Março sim, mas, claro, a minha observação é limitada.

Edição: e bem-vindo ao Fórum! :)

:) Mais uma surpresa minha, não sabia que havia espécies de andorinhas que permanecessem no território continental todo o ano em latitudes assim elevadas (Coimbra). Obrigado por mais essa informação.
Obrigado.

• Gosto
Reactions: joselamego
Grande carga de poeiras chegou ao território continental ontem e prosseguindo para o resto da Europa Ocidental:

qDNGaXJ.jpg

Chove ou não chove? A animação do radar dinâmico mostra que estas linhas de precipitação estão a encontrar dificuldades em entrar em terra ainda com alguma actividade. Virga, alguns pingos, alguém já observou alguma coisa? :dry:

Bt8BT5U.jpg

Pelo menos a circulação de Oeste fraquinha trouxe alguma humidade ao litoral mas mal se nota a diferença.

YDT2NUq.jpg

Boas,
Em relação às previsões sazonais e mensais os modelos continuam a indicar a manutenção desta situação nas próximas 6 semanas mas aparentemente parece que o AA parece migrar para latitude das ilhas britânica para o final de Março abrindo assim hipóteses para o surgimento de cutt offs no final de Março ou na pior das hipóteses início de Abril!

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
queria dizer antes, como terminou essa seca? Tinha 11 anos nao tenho ideia de ter havido seca.
mas em 1995 houve cheias no Tejo.
As cheias no Tejo em 1995 devem ter acontecido só no final desse ano. Suponho isso porque a RTP arquivo disponibiliza alguns vídeos das cheias em janeiro de 1996: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cheias-no-vale-do-tejo-2/
Não me lembro de nada porque ainda não era nascido. :D

Além disso, de acordo com os gráficos da anomalia de precipitação nos diversos meses que o IPMA disponibiliza, em 1995, setembro e outubro tiveram anomalia negativa, tendo neste último sido mais expressiva. Em contrapartida, novembro e dezembro tiveram uma anomalia positiva bastante expressiva. Dezembro teve uma anomalia superior a 120mm, o que justifica essas cheias, tendo em conta que uma anomalia dessas num dos meses mais chuvosos do ano poderá levar-nos a concluir que teve muita chuva.
Tal como o @N_Fig referiu, Janeiro de 1995 foi ligeiramente chuvoso, fevereiro foi normal, Março e Abril foram secos, deve ter havido seca, mas provavelmente não foi muito grave.

2012 foi um ano de seca grave, mas depois do verão a situação mudou, e em março de 2013 houve novamente cheias no Tejo. Foi o último ano em que houve cheias significativas na região, penso eu.

Última edição:
As cheias no Tejo em 1995 devem ter acontecido só no final desse ano. Suponho isso porque a RTP arquivo disponibiliza alguns vídeos das cheias em janeiro de 1996: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cheias-no-vale-do-tejo-2/
Não me lembro de nada porque ainda não era nascido. :D

Além disso, de acordo com os gráficos da anomalia de precipitação nos diversos meses que o IPMA disponibiliza, em 1995, setembro e outubro tiveram anomalia negativa, tendo neste último sido mais expressiva. Em contrapartida, novembro e dezembro tiveram uma anomalia positiva bastante expressiva. Dezembro teve uma anomalia superior a 120mm, o que justifica essas cheias, tendo em conta que uma anomalia dessas num dos meses mais chuvosos do ano poderá levar-nos a concluir que teve muita chuva.
Tal como o @N_Fig referiu, Janeiro de 1995 foi ligeiramente chuvoso, fevereiro foi normal, Março e Abril foram secos, portanto, esse ano não começou com muita chuva.
E sabes como é que evoluiu a seca de 1994? ela so termina em em Janeiro de 1995? Ou So termina nesses meses chuvosos do final de 1995? Como foi o Outono de 1994? Alguém tem ideia? - era isso que queria saber na verdade quando deixei a entrada anterior aqui no forum livre.

E sabes como é que evoluiu a seca de 1994? ela so termina em em Janeiro de 1995? Ou So termina nesses meses chuvosos do final de 1995? Como foi o Outono de 1994? Alguém tem ideia? - era isso que queria saber na verdade quando deixei a entrada anterior aqui no forum livre.
Em 1994, setembro, outubro e dezembro foram secos, apenas novembro foi ligeiramente chuvoso. Não sei dizer muito mais, pois não há grandes informações sobre isso. Tendo em conta que Janeiro de 1995 foi ligeiramente chuvoso e fevereiro dentro do normal, suponho que a seca tenha sido pelo menos amenizada, mas certamente voltou a agravar-se em Março em Abril visto terem sido meses secos.
A seca de 1994 teve maior impacto na região Sul.
A estação de Faro teve uma anomalia anual de -227.4mm e as estações mais a norte, tiveram um ano normal.
Estas séries longas sempre dão para ter uma ideia, só é pena não ser possível visualizar por mês.

Em 1994, setembro, outubro e dezembro foram secos, apenas novembro foi ligeiramente chuvoso. Não sei dizer muito mais, pois não há grandes informações sobre isso. Tendo em conta que Janeiro de 1995 foi ligeiramente chuvoso e fevereiro dentro do normal, suponho que a seca tenha sido pelo menos amenizada, mas certamente voltou a agravar-se em Março em Abril visto terem sido meses secos.
A seca de 1994 teve maior impacto na região Sul.
A estação de Faro teve uma anomalia anual de -227.4mm e as estações mais a norte, tiveram um ano normal.
Estas séries longas sempre dão para ter uma ideia, só é pena não ser possível visualizar por mês.
Mas dá para ver por mês, tem lá a opção "por mês", foi aí que eu fui ver

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.