Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Posso dizer que aqui pelo alto Minho este Maio nem foi muito quente. Maio de 2020 esse sim, foi o mais quente por cá e mais prolongado.

Precisamente. Isso mesmo vem portanto sublinhar que o Maio nas outras regiões foi ainda mais extremo. Retirando da média no continente a região do Alto Minho, os valores ainda sobem mais um pouco.

GFS 12z a prever um Junho suave para Lisboa, a seguir a este fim de semana prolongado. Mas nem sequer está muito empolgado com o calor destes próximos dias aqui para a capital. Espero que acerte, sinceramente.
O ECM, pelo contrário, continua a prever o inferno de 40ºC todos os dias ao longo da semana e continua a prolongar até ao fim da sua previsão. O GEM e o ICON não estão muito diferentes.
Vou manter a esperança de que isto ainda pode mudar. :wacko:

GFS 12z a prever um Junho suave para Lisboa, a seguir a este fim de semana prolongado. Mas nem sequer está muito empolgado com o calor destes próximos dias aqui para a capital. Espero que acerte, sinceramente.
Contudo o GFS está praticamente sozinho nessas previsões até dia 17 :unsure:

Contudo o GFS está praticamente sozinho nessas previsões até dia 17 :unsure:

Pois... é pena. :sweat:

---

Hoje parece-me que terá sido Amareleja com 37,7ºC a ser a estação com máxima mais elevada.
Embora Alvega possa não ter ficado atrás, mas para esta só dispomos dos dados horários.
Também Pinhão terá estado lá perto. Se hoje esteve assim mo interior, nem imagino os próximos dias.

Amareleja ainda estava em >32ºC depois das nove da noite.

Jn4uA00.jpg
aZcirgQ.jpg
9LkjaI6.jpg
ArqhiHL.jpg
PU9hccT.jpg
wHHztpj.jpg
TGfsusk.jpg
Q41sdP2.jpg
wfQRsoB.jpg
ISxQ079.jpg
TeKGa45.jpg

Pois... é pena. :sweat:

---

Hoje parece-me que terá sido Amareleja com 37,7ºC a ser a estação com máxima mais elevada.
Embora Alvega possa não ter ficado atrás, mas para esta só dispomos dos dados horários.
Também Pinhão terá estado lá perto. Se hoje esteve assim mo interior, nem imagino os próximos dias.

Amareleja ainda estava em >32ºC depois das nove da noite.

Jn4uA00.jpg
aZcirgQ.jpg
9LkjaI6.jpg
ArqhiHL.jpg
PU9hccT.jpg
wHHztpj.jpg
TGfsusk.jpg
Q41sdP2.jpg
wfQRsoB.jpg
ISxQ079.jpg
TeKGa45.jpg
Alvega com 37,1ºC horário, Amareleja não passou dos 36,9ºC.

Esta última saída do ECMWF literalmente mete calor e lestada daqui até às 384h. Espero mesmo que estas previsões falhem e que tenhamos alguma "frescura" no meio deste calor todo (como prevê agora o GFS), porque este cenário previsto pelo ECM é péssimo na situação de seca em que o país se encontra! :pray:

Para mostrar o que aí vem...

Às 9:00 utc
KndyxKV.jpg

Uma hora depois:
XuUbfmo.jpg
O litoral norte não está nada de especial em termos de temperaturas. Típica nortada a acalmar a subida da temperatura.

Pelo menos aqui na minha zona está um dia típico de Junho/Julho. Se for num sitio mais abrigado, aí sim, já se sente o calor.

Estado
Fechado para novas mensagens.