Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Alvega subiu 20.4ºC em 5 horas!
às 6utc registava 15.3ºC e pelas 11utc já ia nos 35.7ºC :shocking:
E já agora alguém me sabe explicar qual o mecanismo por detrás da conservação de calor de Portalegre, como é que numa noite de céu limpo a temperatura se mantém estável, o que está a impedir o calor de se irradiar?

E já agora alguém me sabe explicar qual o mecanismo por detrás da conservação de calor de Portalegre, como é que numa noite de céu limpo a temperatura se mantém estável, o que está a impedir o calor de se irradiar?
Tudo se deve ao efeito fohen que é um fenómeno comum em regiões montanhosas, mas em Portalegre é uma coisa impressionante. Se reparares, o vento de Nordeste intensifica-se durante a noite e ocorre uma espécie de "despejo" de ar quente.
julH0C8.png

Já cheguei a sair de Portalegre com um bafo descomunal e o carro a marcar uma temperatura superior a 30ºC depois da meia noite e chegar a Arronches com menos de 20ºC. No inverno acontece o mesmo, Portalegre com mais de 10ºC e em Arronches estão temperaturas negativas.

Última edição:
Tudo se deve ao efeito fohen que é um fenómeno comum em regiões montanhosas, mas em Portalegre é uma coisa impressionante. Se reparares, o vento de Nordeste intensifica-se durante a noite e ocorre uma espécie de "despejo" de ar quente.
julH0C8.png

Já cheguei a sair de Portalegre com um bafo descomunal e o carro a marcar uma temperatura superior a 30ºC depois da meia noite e chegar a Arronches com menos de 20ºC. No inverno acontece o mesmo, Portalegre com mais de 10ºC e em Arronches estão temperaturas negativas.
Ah, eu já tinha lido sobre o efeito Fohen mas não tinha noção que uma descida de 500-600 metros era suficiente para ter um impacto tão significativo...
Então imagino que aqui no Algarve ocorra a mesma situação mas de uma forma menos extrema, visto que tenho vindo a notar que quando há nortadas aqui, a temperatura também não desce muito durante a noite...

Ah, eu já tinha lido sobre o efeito Fohen mas não tinha noção que uma descida de 500-600 metros era suficiente para ter um impacto tão significativo...
Então imagino que aqui no Algarve ocorra a mesma situação mas de uma forma menos extrema, visto que tenho vindo a notar que quando há nortadas aqui, a temperatura também não desce muito durante a noite...
No caso de Portalegre é preciso ter em atenção a sua altitude e zona de planato, no algarve vários membros (@algarvio1980 , @Aurélio Carvalho @Agreste ) daí podem dizer-te bem o que acontece em algumas noites de verão quando o efeito Fohen, neste caso vento de norte acontece.

Pois, no caso do Algarve é devido à nortada que se intensifica durante a tarde e arrasta o calor do Alentejo para Sul, acaba por ser uma situação diferente porque não é potenciada pela orografia.
Em Portalegre é quase sempre o vento de Leste-Nordeste devido à orientação da Serra de S. Mamede e acontece, por norma, durante a noite. Em muitas da situações, chega-se ao início da manhã e a temperatura ainda baixa uns graus.
No entanto, haverão pessoas que perceberão melhor deste assunto que eu.

Pois, no caso do Algarve é devido à nortada que se intensifica durante a tarde e arrasta o calor do Alentejo para Sul, acaba por ser uma situação diferente porque não é potenciada pela orografia.
Sim, mas isso já não explica a temperatura semi-estável que ocorre durante a noite com vento de N/NW/NE
repara no gráfico de Albufeira:
48b479d391ee8156.webp

Das 22utc até ao nascer do sol a temperatura manteve-se estável nos 23-24ºC e sempre com vento vindo de N/NW/NE
Só que durante a madrugada o Alentejo arrefeceu mais que a costa Algarvia, como se pode ver pelas temperaturas às 6utc:
e9c633e64089e105.webp

pelo que já não pode ser ar mais quente vindo do Alentejo. O efeito Fohen é a única explicação que encontro.

Sim, mas isso já não explica a temperatura semi-estável que ocorre durante a noite com vento de N/NW/NE
repara no gráfico de Albufeira:
Ver anexo 1668
Das 22utc até ao nascer do sol a temperatura manteve-se estável nos 23-24ºC e sempre com vento vindo de N/NW/NE
Só que durante a madrugada o Alentejo arrefeceu mais que a costa Algarvia, como se pode ver pelas temperaturas às 6utc:
Ver anexo 1670
pelo que já não pode ser ar mais quente vindo do Alentejo. O efeito Fohen é a única explicação que encontro.
A temperatura foi mais estabilizada devido à entrada de levante, a estação Faro (Aeroporto) mostra que o vento rodou para NE às 01h (UTC)..

Nota que o vento é menos intenso quando entra sueste do que quando temos a nortada durante a noite.

Parece que há possibilidade de alguma instabilidade durante esta noite, será?

Sim, células bastante agressivas nasceram cerca das 3h00 (2:00 utc) no triângulo Figueira da Foz/Praia de Mira/Cantanhede, em movimento para NNE.

DNz7vjF.jpg
SIPhlan.jpg

Meia hora depois outras células começaram mais a sul e uma está agora mesmo a chegar à Figueira da Foz; outra menor perto de Coimbra:

4caAvzX.jpg
fP3GM6o.jpg
Vpc3xYO.jpg
AbfdA6g.jpg
TG0qutk.jpg

Há actividade eléctrica nestas células.

Última edição:
Ontem dia 10: 41,5ºC em Alvega e mais quatro estações nos quarentas.

4AyJAy5.jpg

Mínimas sem noite tropical na maior parte do território, Algarve a maior excepção.

hK0I6nC.jpg

Bizarro acumulado isolado de Trancoso, quem não tivesse seguido poderia até julgar que a estação foi acidentalmente "regada".

KucIlog.jpg

Humidade relativa não tão baixa como se poderia esperar. Dias de Maio tiveram valores mais baixos em algumas estações, se bem me lembro.

jRzEpED.jpg

@StormRic , estes dois últimos posts deviam estar em tópicos especificos, o 1º no seguimento litoral centro e o 2º na monitorização do clima de Portugal 2022, porque aqui esta informação vai perder-se e é informação útil que devia estar nos tópicos em questão.

@StormRic , estes dois últimos posts deviam estar em tópicos especificos, o 1º no seguimento litoral centro e o 2º na monitorização do clima de Portugal 2022, porque aqui esta informação vai perder-se e é informação útil que devia estar nos tópicos em questão.
Concordo, sempre fizemos o resumo geral de máximas e mínimas no tópico do Clima ;)

É bom ter lá essa imagens para anos posteriores, já fui às vezes visitar tópicos de 2014 e 2015 para ver informação anterior. Por aqui perde-se por completo.

Ainda não deve ser hoje que chegamos aos 40°C aqui, o vento está a estragar tudo

Estado
Fechado para novas mensagens.