Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
@Meninodasnuvens esse é o melhor username do fórum todo, parabéns! :lol::thumbsup:
Basicamemte eu nas aulas de programação gostava de ver o tempo e as previsões então um prof meu começou a chamar-me menino das nuvens e achei engraçado usar como nome aqui no fórum.

Última edição:
Acho que é melhor vir o @Jorge_scp que ele percebe melhor de ler cartas :hehe:
Se dependesse de mim ontem, estava mal . Hoje, a situação durante a noite é bastante parecida com ontem. A maioria dos modelos, com uma ou outra excepção, não dão sinal de precipitação, mas a instabilidade continua lá nos níveis médios/altos. Devido ao que aconteceu ontem, estou com as "antenas" no ar, mas o mais provável será pouco ou nada acontecer está noite. Puro nowcasting, porque andar atrás dos modelos não tem servido muito.

Em geral, para a Região Sul, a muita chuva é, digamos, trivialmente bem vinda, e é em geral benéfica, enche albufeiras, enche os solos, termina com secas, etc. Raramente se pensa que possa ter consequências nefastas.

Mas... quem é que pode achar que temperaturas de mais de 40ªC, ainda por cima na situação presente de seca severa e solos ressequidos, risco de incêndio, possam ser benéficas para alguém ou alguma coisa, ou sequer agradável?
Continuo a dizer que a par de exprimirmos o nosso "entusiasmo científico ou emocional" por eventos extremos, devemos sempre acompanhar essas expectativas com a compreensão e moderação devidas às possíveis ou quase certas consequências de tais eventos.
Qual é a trovoada de verão que não é nefasta por onde passa?
No entanto, na generalidade, todos gostamos de assistir.

Há gostos para tudo, e acho que na meteorologia não se deve ser criticado por isso. A "frustação" de estarem previstos 40C e não serem atingidos é tão válida como estar previsto neve para um determinado lugar e depois não haver precipitação. Ou estarem previstos aguaceiros e trovoadas e a situação se revelar um "fiasco".

Relativamente à chuva, deixo-vos uma curiosidade: ontem estive no vale do Mondego (Guarda), zona bastante fértil, onde este ano há uma acentuada quebra de produção nas árvores de fruto, devido à chuva e ao frio do início de Abril que deu cabo da floração.
Isto num ano de seca severa e quente. No mínimo irónico...

Sobre os incêndios, deixem-me que vos diga, que por maior que seja a seca, é sempre necessário uma ignição. Sem isso, até podem estar 50C, que não é por isso que as coisas ardem.

Sobre os incêndios, deixem-me que vos diga, que por maior que seja a seca, é sempre necessário uma ignição. Sem isso, até podem estar 50C, que não é por isso que as coisas ardem.
Isto é verdade? É que lembro-me de ler sobre certas plantas que produzem materiais orgânicos com temperaturas de autoignição baixas o suficiente para que apenas tempo quente e sol sejam suficientes para começarem um fogo.

No entanto após fazer uma pesquisa não encontrei algo de concreto, apenas fontes que dizem que "sim":
"Wildfires do sometimes occur naturally, either ignited by the sun’s heat or a lightning strike."

Outro mecanismo é a fermentação que é uma reação exotérmica (produz calor) o que pode ajudar o material a atingir a temperatura de autoignição (para além do calor e do sol):
"Haypiles and compost piles may self-ignite because of heat produced by bacterial fermentation."
https://en.wikipedia.org/wiki/Spontaneous_combustion

Algum perito na matéria pode esclarecer se as florestas de Portugal reúnem condições necessárias para que um incêndio comece através de combustão espontânea?

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e Cadito

Há gostos para tudo, e acho que na meteorologia não se deve ser criticado por isso. A "frustação" de estarem previstos 40C e não serem atingidos é tão válida como estar previsto neve para um determinado lugar e depois não haver precipitação. Ou estarem previstos aguaceiros e trovoadas e a situação se revelar um "fiasco".

Relativamente à chuva, deixo-vos uma curiosidade: ontem estive no vale do Mondego (Guarda), zona bastante fértil, onde este ano há uma acentuada quebra de produção nas árvores de fruto, devido à chuva e ao frio do início de Abril que deu cabo da floração.

Tal como ter temperaturas máximas extremas, a precipitação excessiva também é prejudicial. Aliás, tudo o que é em excesso é mau, seja em termos de calor, frio, etc.
Eu apenas acho que vir para aqui em pleno mês de maio e até mesmo agora no início de junho, queixar-se que não estão 40ºC, não faz muito sentido tendo em conta que ainda temos tanto verão pela frente e não é propriamente normal ter tais valores tão cedo. Ainda por cima numa situação de seca extrema, acho que é aquilo que menos precisamos, e devíamos ficar satisfeitos por não ter temperaturas tão elevadas para não agravar a situação tão rapidamente.
Há quem compare a frustação de não ter 40ºC com a frustação de não ter chuva nos meses de inverno. Do meu ponto de vista, a chuva é essencial e sem ela não há vida, já os 40ºC não trazem benefícios nenhuns.

Em relação a essa situação da Guarda, a seca e o facto de o ano estar a ser quente, não impediria o surgimento de um episódio de frio fora de época como foi o caso desse no início de abril. No dia 4 de abril foi registada na estação da Guarda, a 2ª temperatura mínima mais baixa do ano, portanto, só por aqui se vê como tem sido 2022. Aliás, nos últimos anos temos observado que os meses de primavera já trazem mais episódios de frio e precipitação do que os meses de inverno e como é evidente, isso tem sempre consequências. No entanto, este ano, abril também não teve muita precipitação.

Última edição:

Para iniciar o incêndio, sim, claro que é sempre necessária uma ignição e a maior parte das ignições são de origem humana. Mas para continuar, propagar e expandir o incêndio as temperaturas elevadas contribuem e muito. Associada às temperaturas elevadas estão sempre as condições de secura do coberto vegetal e baixa humidade relativa do ar. Uma fogueira mal apagada encostada a vegetação num dia frio e húmido de inverno queima algumas ervas e fica-se por ali; num dia de verão com 40ºC, não fica, certamente.

Sobre os "gostos para tudo" e ninguém ser criticado por isso, é preciso não esquecer que todos estes tópicos são públicos. Estou quase a ponto de sugerir que se crie um tópico privado só para os membros do fórum. Já ouvi comentários de pessoas que visitaram o fórum e disseram coisa do tipo "estes gajos são todos malucos" ou "estão sempre a desejar desgraças". Fica o reparo.

A minha crítica prende-se sempre e só com o facto de tudo o que é aqui escrito é público, volto a frisar.

Mais um dia que vamos "morrer na praia"

• Gosto
Reactions: joselamego
evWOG6v.gif

Tudo dito!

Para iniciar o incêndio, sim, claro que é sempre necessária uma ignição e a maior parte das ignições são de origem humana. Mas para continuar, propagar e expandir o incêndio as temperaturas elevadas contribuem e muito. Associada às temperaturas elevadas estão sempre as condições de secura do coberto vegetal e baixa humidade relativa do ar. Uma fogueira mal apagada encostada a vegetação num dia frio e húmido de inverno queima algumas ervas e fica-se por ali; num dia de verão com 40ºC, não fica, certamente.

Sobre os "gostos para tudo" e ninguém ser criticado por isso, é preciso não esquecer que todos estes tópicos são públicos. Estou quase a ponto de sugerir que se crie um tópico privado só para os membros do fórum. Já ouvi comentários de pessoas que visitaram o fórum e disseram coisa do tipo "estes gajos são todos malucos" ou "estão sempre a desejar desgraças". Fica o reparo.

A minha crítica prende-se sempre e só com o facto de tudo o que é aqui escrito é público, volto a frisar.
As pessoas procuram as desgraças, se assim não fosse, o dia do Tornado de Lagoa não teria mais de 3000 visitas no blog, e existem n situações adversas que acontecem que fazem disparar o nº de visitas, se o ano não tiver nenhum pico fora do Verão sabes logo como foi esse ano. :D Porque, por norma, é no Verão que tenho mais visitas devido à informação dos horários dos barcos para as praias e isso atrai fora disso, só situações adversas é que atrai público, ninguém quer saber se fizer sol todos os dias. :lol:

Estado
Fechado para novas mensagens.