Meninodasnuvens
Nimbostratus
Basicamemte eu nas aulas de programação gostava de ver o tempo e as previsões então um prof meu começou a chamar-me menino das nuvens e achei engraçado usar como nome aqui no fórum.
Última edição:
Basicamemte eu nas aulas de programação gostava de ver o tempo e as previsões então um prof meu começou a chamar-me menino das nuvens e achei engraçado usar como nome aqui no fórum.
Se dependesse de mim ontem, estava mal . Hoje, a situação durante a noite é bastante parecida com ontem. A maioria dos modelos, com uma ou outra excepção, não dão sinal de precipitação, mas a instabilidade continua lá nos níveis médios/altos. Devido ao que aconteceu ontem, estou com as "antenas" no ar, mas o mais provável será pouco ou nada acontecer está noite. Puro nowcasting, porque andar atrás dos modelos não tem servido muito.Acho que é melhor vir o @Jorge_scp que ele percebe melhor de ler cartas![]()
Qual é a trovoada de verão que não é nefasta por onde passa?Em geral, para a Região Sul, a muita chuva é, digamos, trivialmente bem vinda, e é em geral benéfica, enche albufeiras, enche os solos, termina com secas, etc. Raramente se pensa que possa ter consequências nefastas.
Mas... quem é que pode achar que temperaturas de mais de 40ªC, ainda por cima na situação presente de seca severa e solos ressequidos, risco de incêndio, possam ser benéficas para alguém ou alguma coisa, ou sequer agradável?
Continuo a dizer que a par de exprimirmos o nosso "entusiasmo científico ou emocional" por eventos extremos, devemos sempre acompanhar essas expectativas com a compreensão e moderação devidas às possíveis ou quase certas consequências de tais eventos.
Isto é verdade? É que lembro-me de ler sobre certas plantas que produzem materiais orgânicos com temperaturas de autoignição baixas o suficiente para que apenas tempo quente e sol sejam suficientes para começarem um fogo.Sobre os incêndios, deixem-me que vos diga, que por maior que seja a seca, é sempre necessário uma ignição. Sem isso, até podem estar 50C, que não é por isso que as coisas ardem.
Tal como ter temperaturas máximas extremas, a precipitação excessiva também é prejudicial. Aliás, tudo o que é em excesso é mau, seja em termos de calor, frio, etc.Qual é a trovoada de verão que não é nefasta por onde passa?
No entanto, na generalidade, todos gostamos de assistir.
Há gostos para tudo, e acho que na meteorologia não se deve ser criticado por isso. A "frustação" de estarem previstos 40C e não serem atingidos é tão válida como estar previsto neve para um determinado lugar e depois não haver precipitação. Ou estarem previstos aguaceiros e trovoadas e a situação se revelar um "fiasco".
Relativamente à chuva, deixo-vos uma curiosidade: ontem estive no vale do Mondego (Guarda), zona bastante fértil, onde este ano há uma acentuada quebra de produção nas árvores de fruto, devido à chuva e ao frio do início de Abril que deu cabo da floração.
Isto num ano de seca severa e quente. No mínimo irónico...
Sobre os incêndios, deixem-me que vos diga, que por maior que seja a seca, é sempre necessário uma ignição. Sem isso, até podem estar 50C, que não é por isso que as coisas ardem.
Sobre os incêndios, deixem-me que vos diga, que por maior que seja a seca, é sempre necessário uma ignição. Sem isso, até podem estar 50C, que não é por isso que as coisas ardem.
Sim tou a referir me a Serpa41,9ºC em MeteoAlentejo - Amareleja.
Tudo dito!Qual é a trovoada de verão que não é nefasta por onde passa?
No entanto, na generalidade, todos gostamos de assistir.
Há gostos para tudo, e acho que na meteorologia não se deve ser criticado por isso. A "frustação" de estarem previstos 40C e não serem atingidos é tão válida como estar previsto neve para um determinado lugar e depois não haver precipitação. Ou estarem previstos aguaceiros e trovoadas e a situação se revelar um "fiasco".
Relativamente à chuva, deixo-vos uma curiosidade: ontem estive no vale do Mondego (Guarda), zona bastante fértil, onde este ano há uma acentuada quebra de produção nas árvores de fruto, devido à chuva e ao frio do início de Abril que deu cabo da floração.
Isto num ano de seca severa e quente. No mínimo irónico...
As pessoas procuram as desgraças, se assim não fosse, o dia do Tornado de Lagoa não teria mais de 3000 visitas no blog, e existem n situações adversas que acontecem que fazem disparar o nº de visitas, se o ano não tiver nenhum pico fora do Verão sabes logo como foi esse ano.Para iniciar o incêndio, sim, claro que é sempre necessária uma ignição e a maior parte das ignições são de origem humana. Mas para continuar, propagar e expandir o incêndio as temperaturas elevadas contribuem e muito. Associada às temperaturas elevadas estão sempre as condições de secura do coberto vegetal e baixa humidade relativa do ar. Uma fogueira mal apagada encostada a vegetação num dia frio e húmido de inverno queima algumas ervas e fica-se por ali; num dia de verão com 40ºC, não fica, certamente.
Sobre os "gostos para tudo" e ninguém ser criticado por isso, é preciso não esquecer que todos estes tópicos são públicos. Estou quase a ponto de sugerir que se crie um tópico privado só para os membros do fórum. Já ouvi comentários de pessoas que visitaram o fórum e disseram coisa do tipo "estes gajos são todos malucos" ou "estão sempre a desejar desgraças". Fica o reparo.
A minha crítica prende-se sempre e só com o facto de tudo o que é aqui escrito é público, volto a frisar.
Excelente semana em perspetiva.