Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
O aviso laranja para Beja foi exagerado. Os 41°c previstos para amanhã ja eram
Se não me engano, o laranja é pela persistência de temperaturas elevadas e não só por serem 40 ou 41 graus.
O calor mata em Portugal muito mais que qualquer outro fenômeno meteorológico e nas vagas de calor de muitos dias o pico de mortalidade é muito significativo. Sei que gostas de valores de 43 ou mais graus para dar ênfase às tuas estações com os valores extremos registados, mas também convém não esquecer o resto. Há mais vida para além de extremos.

Se não me engano, o laranja é pela persistência de temperaturas elevadas e não só por serem 40 ou 41 graus.
O calor mata em Portugal muito mais que qualquer outro fenômeno meteorológico e nas vagas de calor de muitos dias o pico de mortalidade é muito significativo. Sei que gostas de valores de 43 ou mais graus para dar ênfase às tuas estações com os valores extremos registados, mas também convém não esquecer o resto. Há mais vida para além de extremos.
De acordo com os critérios do IPMA o distrito de Beja só entra em Laranja aos 41°C

Quarta-feira parece ser o pior dia quanto a calor. O interior da Região Oeste com máximas previstas de 38ºC em vários locais.

Entretanto, pelo menos para amanhã, segundo esta previsão de ontem às 00h, as poeiras vão concentrar-se mais, no Sul e pelo litoral Oeste.

bzAdSBW.jpg

...não é só a capital de distrito que conta , o aviso foi bem lançado.
Boa tarde.

OXALÁ fosse assim.
O exemplo disto é o distrito do Porto.
Se na zona da cidade\Grande Porto não temos valores de máxima para obedecer aos critérios (mais de 48h), todo, ou praticamente todo, o interior obedece a estes parâmetros.
As EMAS do interior do distrito não nos dão os valores dos vales do Douro, Tâmega e Sousa, vales esse mais quentes. E os valores das EMA aproximam-se muito dos valores limites para lançar os avisos. Também as estações amadoras o mostram.
Por exemplo as cidades de Paredes, Penafiel e Lousada tem temperaturas muito parecidas com Braga nesta altura do ano.

Mesmo os distritos de Braga e Viana tem o mesmo problema: as estações de Monção-Valinha, Cabril e Cabeceiras de Basto obedeceram, ontem e hoje ao critério de lançamento de avisos para os respectivos distritos, e nada.

Eu vivo bem sem isso, mas os avisos podem e devem ser lançados para ajudar as pessoas a tomar medidas para proteger os mais frágeis.

Boa tarde.

OXALÁ fosse assim.
O exemplo disto é o distrito do Porto.
Se na zona da cidade\Grande Porto não temos valores de máxima para obedecer aos critérios (mais de 48h), todo, ou praticamente todo, o interior obedece a estes parâmetros.
As EMAS do interior do distrito não nos dão os valores dos vales do Douro, Tâmega e Sousa, vales esse mais quentes. E os valores das EMA aproximam-se muito dos valores limites para lançar os avisos. Também as estações amadoras o mostram.
Por exemplo as cidades de Paredes, Penafiel e Lousada tem temperaturas muito parecidas com Braga nesta altura do ano.

Mesmo os distritos de Braga e Viana tem o mesmo problema: as estações de Monção-Valinha, Cabril e Cabeceiras de Basto obedeceram, ontem e hoje ao critério de lançamento de avisos para os respectivos distritos, e nada.

Eu vivo bem sem isso, mas os avisos podem e devem ser lançados para ajudar as pessoas a tomar medidas para proteger os mais frágeis.
Também vivo bem sem os avisos, mas no inverno acontece o mesmo com o distrito de Portalegre. A temperatura mínima em Portalegre dificilmente desce de forma significativa com tempo anticiclónico e já houve invernos em que as temperaturas nas restantes estações do distrito registavam temperaturas negativas vários dias e que obedeciam ao lançamento do aviso e isso nunca aconteceu porque a capital de distrito não atingia os valores que estão nos critérios. Janeiro de 2019 foi exemplo disso, pois foi marcado por inversões significativas com temperaturas negativas vários dias enquanto que Portalegre chegava a ter 10ºC de mínima e não havia aviso. Basta ir ao tópico de monitorização do clima desse ano para verificar essa situação e no seguimento sul fiz referência à ausência de aviso: https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-sul-janeiro-2019.9914/pagina-5#post-710827

Palpites de qual ganha a máxima de hoje?

Vai ser o Pinhão: :winner: veremos, uma vez que é o registo horário.. :unsure:

djHUTsf.jpg

Pena não haver estações do IPMA em zonas como o Poçinho, Barca de Alva, Vale da Vilariça, pois seriam outros locais que, nestas condições, superariam certamente os 40ºc. :calor:

Fora de Portugal, e aqui al lado em Espanha, sempre impressionantes os registos de Montoro ( Córdoba ).

Hoje quase bateu a máxima anual com 43.1ºc :calor:

vyvLD3c.jpg

Última edição:
Vai ser o Pinhão: :winner: veremos.. :unsure:
Alvega, para mim, será sempre o vencedor, uma coisa é partir dos 16ºC, outra é começar já nos 21ºC ;)

Mas já agora, estou admirado de Alvega ainda não ter batido 30ºC de subida ou de descida, isto é porque como é junho e as noites são curtas não dá tempo suficiente da inversão térmica atingir o seu potencial?

Estado
Fechado para novas mensagens.