Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas,
Para aqueles que adoram tempo fresco no Verão terão pela frente uma bela semana, com temperaturas ao nível de Abril, pois se a cut off foi responsável por uma semana de algum também será responsável por uma semana de tempo bastante fresco, que fará normalizar a média das máximas para este mês.
Mas desde quando é que está previsto tempo fresco?:facepalm::maluco:, as temperaturas têm estado mais de 10°c acima dos valores normais para a altura do ano em alguns locais, com uma onda de calor, enfim, nem vale a pena mais comentários.

Boas,
Para aqueles que adoram tempo fresco no Verão terão pela frente uma bela semana, com temperaturas ao nível de Abril, pois se a cut off foi responsável por uma semana de algum também será responsável por uma semana de tempo bastante fresco, que fará normalizar a média das máximas para este mês.
Em Faro não tens nenhum dia abaixo dos 25°c para os próximos dias, pensa antes de andares aqui a dizer disparates.

Em Faro não tens nenhum dia abaixo dos 25°c para os próximos dias, pensa antes de andares aqui a dizer disparates.
Respeito e educação nunca fizeram mal a ninguém por isso agradecia que aprendesse a respeitar as pessoas, mesmo não concordando com a sua opinião.
Respeitante aos modelos a tendência nas últimas runs tem sido de ir baixando as temperaturas devido à colocação da cutt off a noroeste da península e essa tendência é ainda mais clara no ukmo e Ecmwf.
Com uma ISO 8, com ventos de noroeste quanto muito teremos 24 a 26 graus no interior e no litoral oeste uns 18 a 22c.
Já agora a previsão a 10 dias do IPMA não é baseada na saída operacional mas sim na média do ensemble ou algo parecido daí verem temperaturas de 29 a 30 na previsão.

Pois, olhando a previsão do ECM das 12h das temperaturas máximas previstas vejo temperaturas entre 18 a 20 a norte, entre 20 a 22 no centro, e entre 18 a 24c a sul.
É isso durante pelo menos uma semana.
Será uma situação típica de Junho, se calhar nem por isso.

Última edição:
Pois olha que giro, olhando a previsão do ECM das 12h das temperaturas máximas previstas vejo temperaturas entre 18 a 20 a norte, entre 20 a 22 no centro, e entre 18 a 24c a sul.
É isso durante pelo menos uma semana.
Será uma situação típica de Junho, se calhar nem por isso.
É mais típica do que ter 40ºC durante vários dias seguidos e disso não há dúvidas. Pelo menos, as estações do interior estão a ter temperaturas máximas 10ºC ou mais acima da média há quase 1 semana. No entanto, como estão previstas temperaturas mais dentro do normal ou 1/2ºC abaixo da média pontualmente, é logo atípico.
Este mapa de anomalia da temperatura para a próxima semana, prevista pelo ECM, demonstra bem o cenário:
7NluBCH.png

É mais típica do que ter 40ºC durante vários dias seguidos e disso não há dúvidas. Pelo menos, as estações do interior estão a ter temperaturas máximas 10ºC ou mais acima da média há quase 1 semana. No entanto, como estão previstas temperaturas mais dentro do normal ou 1/2ºC abaixo da média pontualmente, é logo atípico.
Este mapa de anomalia da temperatura para a próxima semana, prevista pelo ECM, demonstra bem o cenário:
7NluBCH.png
Mapa que resume bem a normalidade do que se prevê (hoje) para a próxima semana. Mais na média, não poderia ser. O problema foram mesmo os últimos dias, com 10 graus acima em relação à média em algumas zonas do interior. Será uma vaga de calor em junho em algumas zonas, depois de em Maio ter havido já uma onda de calor.

Muito mais normal (Mais próximo da média) no Alentejo em junho ter 27 a 30 graus que 40 graus. 27 a 30 graus no Alentejo tempo de Abril? 30 graus em Faro, tempo de Abril? Apenas se considerarmos dias muito quentes de Abril (Acima do percentil 90) para representar o mês em questão.

Não vale a pena é perder tempo com pessoas cuja forma de estar e constantemente de guerrilhas, lamurias de calor ou de falta de chuva, seja Inverno ou Verão e quando não concorda com a opinião dos outros vêem para as faltas de educação, ainda por cima numa região cuja percentagem de água no solo é das mais elevada no país.
Não gostam das opiniões dos outros têm boa solução. Existe um botão mágico para esse tipo de constrangimentos.
Ainda não percebi onde está a falta de educação e as guerrilhas, mas tudo bem.
Em relação à percentagem de água no solo, pois claro que olhar para mapas é muito bonito, mas não corresponde à realidade. Mesmo por causa de olhares apenas para os mapas é que não percebes o porquê de quanto menos calor estiver, melhor é, o porquê de haver "lamúrias" por falta de chuva, entre outros aspetos. Suponho que não tenhas de tratar de gado, não tens de regar culturas, não tens de fazer nada disso porque se tivesses de fazer, certamente que concordavas comigo e não criticavas sequer quem fala na falta de chuva porque é aquilo que mais precisamos neste momento e temos pelo menos 3 meses pela frente sem ela. Afeta sempre mais o meio rural, mas é uma questão de tempo até afetar tudo na generalidade se continuar assim e não é preciso ser agricultor para perceber o quão mau isto está.

Gosto do verão, gosto do calor, mas dispenso calor extremo que embora faça parte do meu clima, não venho para aqui queixar-me de que não estão 40ºC como estava previsto ou que uma previsão de 45ºC desapareceu dos modelos e muito menos nesta altura porque a meu ver, não tem qualquer sentido. Na situação de seca atual, que irá ter consequências graves, na minha opinião quanto menos calor estiver melhor é. Este ano infelizmente está a começar demasiado cedo e se houver vários episódios destes ao longo do verão será ainda mais complicado do que aquilo que se pensa. Não consigo perceber como é que há quem ache estes cenários normais.

A anomalia da temperatura actual a T850 é neste momento e na ordem dos +4 a +8c. A partir de dia 18 a anomalia é na ordem dos - 4 a - 8c. Portanto!
Sim, e depois depende sempre da média que usarem. Se usarem a antiga de 71-00 as temperaturas estarão sempre acima da média.

Não vale a pena perder tempo com gente ignorante.
Existem duas coisas relevantes aqui:
Os que tomam os outros por ignorantes é porque se acham donos da sapiência.
Os que não perdem tempo com ignorantes das duas uma: ou não gostam de partilhar o conhecimento, ou também não têm grande coisa para ensinar.

um pequeno comentario: acho "curioso" que parte significativa dos que criticam quem gosta de "calor acima da normal climatológica", deliram com a possibilidade de haver no inverno nevões caracteristicos de países de outras latitudes...neste forum há uma "ala" em que a palavra "tolerancia" apenas serve para o frio...ja com o calor...

É natural que no verão esteja calor. É, pois! Também é normal que no Inverno e na Primavera faça algum frio e chova. O que não é normal é estar quase todo o território em seca grave antes, sequer, de o Verão chegar. E é um facto que as opiniões e desejos das pessoas não têm qualquer efeito na meteorologia. Dito isto, acho que muito boa gente só chega lá quando um dia abrir a torneira de casa e não sair de lá nada.

É natural que no verão esteja calor. É, pois! Também é normal que no Inverno e na Primavera faça algum frio e chova. O que não é normal é estar quase todo o território em seca grave antes, sequer, de o Verão chegar. E é um facto que as opiniões e desejos das pessoas não têm qualquer efeito na meteorologia. Dito isto, acho que muito boa gente só chega lá quando um dia abrir a torneira de casa e não sair de lá nada.
Somos um país de "secas". Quando não o estamos, para lá caminhamos.
Também somos um país de chorões, onde está sempre tudo mal. A surpresa está ao virar da esquina nas mais diversas circunstâncias da vida.
Como dizes, e bem, os gostos das pessoas não têm qualquer efeito na meteorologia. No entanto, basta olhar para os últimos anos, e não viver na nostalgia do clima dos anos 60 (eu sei, a nostalgia também nos está no sangue), para perceber que o clima tem vindo a mudar.
A questão é: vamos ignorar tudo isso, chorar e reclamar até que chova ou é melhor aproveitar/adaptar a nossa vida de modo a que não haja tamanha surpresa? (Abrir a torneira da água e não sair água).

Somos um país de "secas". Quando não o estamos, para lá caminhamos.
Também somos um país de chorões, onde está sempre tudo mal. A surpresa está ao virar da esquina nas mais diversas circunstâncias da vida.
Como dizes, e bem, os gostos das pessoas não têm qualquer efeito na meteorologia. No entanto, basta olhar para os últimos anos, e não viver na nostalgia do clima dos anos 60 (eu sei, a nostalgia também nos está no sangue), para perceber que o clima tem vindo a mudar.
A questão é: vamos ignorar tudo isso, chorar e reclamar até que chova ou é melhor aproveitar/adaptar a nossa vida de modo a que não haja tamanha surpresa? (Abrir a torneira da água e não sair água).
Para mudar o estilo de vida é necessário primeiro reconhecer que alguma coisa não está bem. Se as pessoas acham que está tudo bem, não têm qualquer motivo para mudar coisa nenhuma.

Estado
Fechado para novas mensagens.