Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
There are limits to human adaptation, if the rise in the global temperature keep accelerating then the loss and damage will be so huge that no adaptation could cope with that, like trying to adapt after falling from a cliff. This is an interesting paper to read, regarding the human health and AGW:

"Limitations to Thermoregulation and Acclimatization Challenge Human Adaptation to Global Warming"

animudg1.gif

Enfim tanta coisa para cair um pingos e passar tudo ao lado.
É o que eu digo, Tondela tem um escudo protector de tempestades ou sei lá.
Fotos após a passagem de ambos os lados.
SO
hwx3BI.jpg

NE(Viseu)
hwxF1t.jpg

Pelo radar dá a impressão que a célula a caminho de Viseu vai passar mais a Sul da cidade
Se calhar ficavas mais contente se tivesses que andar a arranjar telhados, janelas, estores e carros como amigos meus no ano passado.

• Gosto
Reactions: joselamego
Vá...Acalmem-se essas almas.
Nada como um episódio de calor para aquecer a conversa, aqui e ali levantar fervura até se compreende.
Não deixem é levar-se pelo momento, passar aquele "limite" do bem senso.
Estamos aqui todos porque temos o gosto da meteorologia, um excelente gosto diga-se! :thumbsup:

E sendo assim, deixo aqui um vídeo que fiz há bocado na passagem da grande célula que atravessou o litoral norte.
Pouca chuva mas muita trovoada. Muitos raios nuvem-nuvem e bastantes raios nuvem-terra.
A electricidade foi-se abaixo na fase final com a queda de dois raios potentes por perto...
Como filmei logo em time-lapse não dá para retirar imagens com qualidade\definição. Disclaimer: É o que é! :D

Última edição:
Se isto é um fórum de meteorologia, em que acima de tudo devia valorizar-se a ciência, será que é com comentários em que a própria ciência consegue desmentir, ou agora, é normal existir anomalias de +10ºC em algumas estações e dizemos que é a normalidade e o que é normal passa a ser anormal.

Pego, na estação de Faro (Aeroporto) e vejo anomalias das médias em alguns dias a estarem entre 5 a 8ºC acima da média cuja média das máximas em Junho é de 26.4ºC, a média das mínimas é de 17.3ºC, coisa que a estação só registou 2 dias com valores mais baixos, com uma anomalia a rondar -1ºC e depois tem dias em que a anomalia positiva chega quase a 6ºC, utilizando a média 81-10 se for a média de 71-00 aí a diferença ainda é maior.

Na previsão do IPMA para Faro nos próximos dias, as temperaturas rondarão os 26 a 28ºC e as mínimas entre os 17 e os 19ºC, portanto normais ou ligeiramente acima da média e sinceramente se isto é considerado tempo fresco sendo normal, se fizesse a mesma anomalia negativa no mesmo grau de grandeza que foi agora, era necessário fazer máximas 19-20ºC em Faro e mínimas de 10ºC e seria o fim do mundo.

Neste momento, existem 10 episódios com anomalias positivas significativas para 1 episódio com anomalia negativa mas pouco significativa e mesmo assim, já terei a ser um pouco optimista.

Quando tivemos o Maio mais quente desde 1931, não é necessário dizer mais nada porque a ciência fala por si.

Se isto é um fórum de meteorologia, em que acima de tudo devia valorizar-se a ciência, será que é com comentários em que a própria ciência consegue desmentir, ou agora, é normal existir anomalias de +10ºC em algumas estações e dizemos que é a normalidade e o que é normal passa a ser anormal.

Pego, na estação de Faro (Aeroporto) e vejo anomalias das médias em alguns dias a estarem entre 5 a 8ºC acima da média cuja média das máximas em Junho é de 26.4ºC, a média das mínimas é de 17.3ºC, coisa que a estação só registou 2 dias com valores mais baixos, com uma anomalia a rondar -1ºC e depois tem dias em que a anomalia positiva chega quase a 6ºC, utilizando a média 81-10 se for a média de 71-00 aí a diferença ainda é maior.

Na previsão do IPMA para Faro nos próximos dias, as temperaturas rondarão os 26 a 28ºC e as mínimas entre os 17 e os 19ºC, portanto normais ou ligeiramente acima da média e sinceramente se isto é considerado tempo fresco sendo normal, se fizesse a mesma anomalia negativa no mesmo grau de grandeza que foi agora, era necessário fazer máximas 19-20ºC em Faro e mínimas de 10ºC e seria o fim do mundo.

Neste momento, existem 10 episódios com anomalias positivas significativas para 1 episódio com anomalia negativa mas pouco significativa e mesmo assim, já terei a ser um pouco optimista.

Quando tivemos o Maio mais quente desde 1931, não é necessário dizer mais nada porque a ciência fala por si.
Pelo que fui lendo, não me apercebi que em lado nenhum alguém dissesse que anomalias de 10C eram normais. Isso é só ridículo. O que aqui se escreveu foi à base de gostos e desejos. Aliás, estamos no seguimento livre. Noutro qualquer seguimento, mais científico, alguns post teriam sido moderados. Por isso, se é de gostos que se tratam, há que tolerar todos.

Maio de 2022 foi extremamente quente, o mais quente desde 1931.
No entanto, se olharmos para os últimos 30 anos (cientificamente já nos podíamos estar a guiar pela normal 91-20), terá sido assim tão excepcional?

Screenshot_20220616-162625_Adobe Acrobat.webp

Aliás @algarvio1980, tu és um membro que fazes registos há uma série de anos. Não consegues ver este padrão nos teus registos?

Mas bom, já estamos a levar isto para o lado científico, e se há coisa que não gosto é de ver bons posts de meteorologia ficarem perdidos neste seguimento livre.

Tenho notado que até agora a convecção tem sido exclusivamente de base alta, alguma razão para não exister convecção de base baixa?
Imagino que tenha haver com a camada de ar cheia de pó e, suponho, quente que estava por baixo das células visto que praticamente todos os relâmpagos eram entre nuvens e a precipitação evaporava praticamente toda antes de chegar ao chão, pelo menos foi isso que aconteceu por aqui

Maio de 2022 foi extremamente quente, o mais quente desde 1931.
No entanto, se olharmos para os últimos 30 anos (cientificamente já nos podíamos estar a guiar pela normal 91-20), terá sido assim tão excepcional?

Maio de 2011 sobressai bastante mais na sequência, esse sim marcou o início de uma década com vários meses de Maio muito quentes. O deste ano eu diria que apenas confirma aquela aparente nova tendência. Maio de 2022 foi um mês de confirmação, mais do que de excepção.

Última edição:
Maio de 2011 sobressai bastante mais na sequência, esse sim marcou o início de uma década com vários meses de Maio muito quentes. O deste ano eu diria que apenas confirma aquela aparente nova tendência. Maio de 2022 foi um mês de confirmação, mais do que de excepção.
Este mapa ao nível mundial confirma bem a tendência...

Estes fenómenos no Pacífico também têm muita influência no clima do planeta, mas ao longo dos anos ouvi algumas explicações do El Tiempo onde referiam que a La Niña por cá costuma dar origem tempo mais fresco e chuvoso e o El Niño faz o contrário.
Ora, o que é certo é que isso não tem acontecido, muito pelo contrário. Nem quero imaginar quando surgir o El Niño então...

Estado
Fechado para novas mensagens.