Maio de 2011 sobressai bastante mais na sequência, esse sim marcou o início de uma década com vários meses de Maio muito quentes. O deste ano eu diria que apenas confirma aquela aparente nova tendência. Maio de 2022 foi um mês de confirmação, mais do que de excepção.
Essa é uma diferença que talvez signifique uma segunda tendência na evolução. Nesse aspecto, a par das temperaturas, o Maio deste ano pode ser então sentido como "excepcional".
Aliás, a situação de 2022 no quadro comparativo dos meses de Maio, com todos os anos desde que há registo, é no canto superior esquerdo, bem à esquerda dos outros anos que tiveram as maiores anomalias positivas de temperatura média na última década:
A partir de agora e pelo menos até ao final do mês é tempo desinteresse até perder de vista com temperaturas sempre na ordem dos 30°C ou mesmo abaixo.....
A partir de agora e pelo menos até ao final do mês é tempo desinteresse até perder de vista com temperaturas sempre na ordem dos 30°C ou mesmo abaixo.....
A atmosfera ainda não estabilizou sendo que apenas em Julho deverá estabilizar.
Depois teremos alguns dias perto ou ligeiramente acima dos 40c, outros na média +- 33c e outros na ordem dos 28 a 29.
O que vai determinar se a média das máximas será superior ou inferior ao normal será durabilidade das ondas de calor ou do tempo mais fresco.
Na minha opinião será um Julho e Agosto mais ou menos dentro do normal.
O RedeMeteo tem razão por acaso já houve Verões assim mas não faz disso o normal, nem os Verões que quase nem se sente o calor.
A meu ver, semanas a fio com temperaturas de 40 e mais graus não são assim tão frequentes nem normais, mesmo para o Alentejo, e isto não tem nada a ver com os gostos/desejos de cada um que são perfeitamente legítimos, é a realidade.
Portugal não fica própriamente nos Emirados Árabes, assim como não fica na Suiça ou Finlândia ( falando de tempo com neve ) as trovoadas, também não são tão abundantes, como por exemplo aqui ao lado em Espanha, em que "qualquer coisinha" faz logo disparar a convecção, fruto da maior continentalidade, montanhas, proximidade do mediterrâneo no caso da costa leste, etc..
Podemos ter os nossos gostos, e desejar o que quisermos, mas sempre com os "pés bem assentes" na realidade do nosso País, isto se não quisermos sofrer grandes " desilusões meteorológicas" agora se formos "masoquistas" toca a sonhar alto...
Não me lembro de nenhum ano em que houve "semanas a fio" com 40ºC e certamente quem é mais velho que eu, dirá o mesmo. Não é normal, nem sequer no Alentejo. No entanto, podes dar um exemplo de um ano em que tal cenário aconteceu para estares a dizer isso?