Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Maio de 2011 sobressai bastante mais na sequência, esse sim marcou o início de uma década com vários meses de Maio muito quentes. O deste ano eu diria que apenas confirma aquela aparente nova tendência. Maio de 2022 foi um mês de confirmação, mais do que de excepção.
Pois, mas Maios como esse de 2011 traziam trovoadas, hoje em dia já nem isso.

Pois, mas Maios como esse de 2011 traziam trovoadas, hoje em dia já nem isso.

Essa é uma diferença que talvez signifique uma segunda tendência na evolução. Nesse aspecto, a par das temperaturas, o Maio deste ano pode ser então sentido como "excepcional".

Aliás, a situação de 2022 no quadro comparativo dos meses de Maio, com todos os anos desde que há registo, é no canto superior esquerdo, bem à esquerda dos outros anos que tiveram as maiores anomalias positivas de temperatura média na última década:

aqEzUQG.jpg

Última edição:
A partir de agora e pelo menos até ao final do mês é tempo desinteresse até perder de vista com temperaturas sempre na ordem dos 30°C ou mesmo abaixo.....

:console:calma, que ainda falta Julho, Agosto e, se calhar, Setembro e Outubro. :calor:
:brucelee:
Vamos ver... antigamente eram semanas a fio com 40°C e noites tropicais, nos últimos anos temos 2 ou 3 dias desses e depois desce a pique

A atmosfera ainda não estabilizou sendo que apenas em Julho deverá estabilizar.
Depois teremos alguns dias perto ou ligeiramente acima dos 40c, outros na média +- 33c e outros na ordem dos 28 a 29.
O que vai determinar se a média das máximas será superior ou inferior ao normal será durabilidade das ondas de calor ou do tempo mais fresco.

Na minha opinião será um Julho e Agosto mais ou menos dentro do normal.

O RedeMeteo tem razão por acaso já houve Verões assim mas não faz disso o normal, nem os Verões que quase nem se sente o calor.

• Gosto
Reactions: Cadito e StormRic
Vamos ver... antigamente eram semanas a fio com 40°C e noites tropicais, nos últimos anos temos 2 ou 3 dias desses e depois desce a pique
A memória meteorologia é assim mesmo:
Antigamente havia verões fantásticos, invernos fantásticos, primaveras cheias de trovoada, outonos incríveis.

Depois vamos a ver e... afinal foram só dois ou três dias excepcionais.

A meu ver, semanas a fio com temperaturas de 40 e mais graus não são assim tão frequentes nem normais, mesmo para o Alentejo, e isto não tem nada a ver com os gostos/desejos de cada um que são perfeitamente legítimos, é a realidade.

Portugal não fica própriamente nos Emirados Árabes, assim como não fica na Suiça ou Finlândia ( falando de tempo com neve ) as trovoadas, também não são tão abundantes, como por exemplo aqui ao lado em Espanha, em que "qualquer coisinha" faz logo disparar a convecção, fruto da maior continentalidade, montanhas, proximidade do mediterrâneo no caso da costa leste, etc..

Podemos ter os nossos gostos, e desejar o que quisermos, mas sempre com os "pés bem assentes" na realidade do nosso País, isto se não quisermos sofrer grandes " desilusões meteorológicas" agora se formos "masoquistas" toca a sonhar alto... :D

Última edição:
Não me lembro de nenhum ano em que houve "semanas a fio" com 40ºC e certamente quem é mais velho que eu, dirá o mesmo. Não é normal, nem sequer no Alentejo. No entanto, podes dar um exemplo de um ano em que tal cenário aconteceu para estares a dizer isso?

Estado
Fechado para novas mensagens.