Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Essa é uma diferença que talvez signifique uma segunda tendência na evolução. Nesse aspecto, a par das temperaturas, o Maio deste ano pode ser então sentido como "excepcional".

Aliás, a situação de 2022 no quadro comparativo dos meses de Maio, com todos os anos desde que há registo, é no canto superior esquerdo, bem à esquerda dos outros anos que tiveram as maiores anomalias positivas de temperatura média na última década:

aqEzUQG.jpg
É bastante interessante como há um exemplo de um maio muito quente e seco (2022) e outro muito frio e chuvoso (1946) mas não há nenhum maio muito quente e chuvoso nem muito frio e seco...

Última edição:
Não me lembro de nenhum ano em que houve "semanas a fio" com 40ºC e certamente quem é mais velho que eu, dirá o mesmo. Não é normal, nem sequer no Alentejo. No entanto, podes dar um exemplo de um ano em que tal cenário aconteceu para estares a dizer isso?
Quem o diz são os mais velhos. Assim como dizem que no inverno era semanas seguidas a chover

Nos anos 80 era miúdo lembro-me de verões quentes a rondar os 35 graus semanas e semanas seguidas de julho a setembro outubro e não caia uma gota de água nesse período de tempo. Só voltava a chover em Outubro que normalmente o pessoal falava que eram as primeiras chuvas. E às vezes fazia uma grande trovoada no meio do mês de setembro que até ficávamos sem luz. Isto em Lisboa anos 80 não esquecer.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Estes fenómenos no Pacífico também têm muita influência no clima do planeta, mas ao longo dos anos ouvi algumas explicações do El Tiempo onde referiam que a La Niña por cá costuma dar origem tempo mais fresco e chuvoso e o El Niño faz o contrário.
Ora, o que é certo é que isso não tem acontecido, muito pelo contrário. Nem quero imaginar quando surgir o El Niño então...

-> https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/products/climate/ENSO/elnino.html vs https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/products/climate/ENSO/lanina.html

Essa é uma diferença que talvez signifique uma segunda tendência na evolução. Nesse aspecto, a par das temperaturas, o Maio deste ano pode ser então sentido como "excepcional".

Aliás, a situação de 2022 no quadro comparativo dos meses de Maio, com todos os anos desde que há registo, é no canto superior esquerdo, bem à esquerda dos outros anos que tiveram as maiores anomalias positivas de temperatura média na última década:

aqEzUQG.jpg

Às vezes basta a falta de um evento (frente/depressão -> precipitação/nebulosidade) para diferenciar um mês.

kuvYTUs.gif

PGSzZmE.gif

Quem o diz são os mais velhos. Assim como dizem que no inverno era semanas seguidas a chover
Duvido que digam que dantes havia semanas a fio com 40ºC e que agora não há.
Semanas a fio com 30ºC tudo bem, agora com 40ºC em nenhuma parte do Alentejo tal coisa se sucede. É mais normal surgir um evento com valores superiores a 40ºC apenas durante 2/3 dias do que semanas a fio.
Pode ter nascido no Iraque.
Só pode! Pelos vistos, não é só o tempo que anda trocado. :huhlmao:

Segundo esses mapas, os eventos La Niña passados não se repercutiram na Europa Ocidental, excepto pelos Invernos frios na metade sul da Península Ibérica?
Não há no entanto referência a que decis correspondem as anomalias indicadas.

EDIT: encontrei https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/products/climate/ENSO/method.html
33% para cada intervalo, ou seja, aproximadamente abrangendo o 1º, 2º e 3º decis no caso da classificação "Inverno frio".
Este Inverno passado não se enquadrou nestes decis na metade sul do continente, se estou a ver bem. :intrigante:

Última edição:
Estamos em Junho e vou a Beja, ora Beja na média de 81-10 tem uma média das máximas de 29.9ºC e uma média de 5 dias com temperatura igual ou superior a 35ºC. Ora, estar a dizer que antigamente fazia 40ºC semanas a fio quando a média das máximas nem chega a 30ºC e fazendo uma extrapolação diria que a média 91-20 andará nos 31.3ºC no máximo, bem longe dos 40ºC.

Julho e Agosto andará a rondar os 34.5ºC em Julho e os 34.2ºC em Agosto valores extrapolados para a média de 91-20. Também, bem longe das semanas a fio com 40ºC.

Nº médio com temperaturas iguais ou superiores aos 35ºC em Julho é de 11.8 dias e em Agosto é de 9.5 dias, ora fazendo outra extrapolação e diria que o nº médio com temperaturas iguais ou superiores a 40ºC, andará em Julho nos 4.6 dias e em Agosto nos 2.8 dias.

Uma coisa, é termos os nossos gostos ou desejos, outra coisa, é querermos que os outros acreditem que isso aconteceu no passado e é banal e parece-me ser mais o 2º caso do que propriamente o gosto ou desejo da pessoa em questão. :D

Estamos em Junho e vou a Beja, ora Beja na média de 81-10 tem uma média das máximas de 29.9ºC e uma média de 5 dias com temperatura igual ou superior a 35ºC. Ora, estar a dizer que antigamente fazia 40ºC semanas a fio quando a média das máximas nem chega a 30ºC e fazendo uma extrapolação diria que a média 91-20 andará nos 31.3ºC no máximo, bem longe dos 40ºC.

Julho e Agosto andará a rondar os 34.5ºC em Julho e os 34.2ºC em Agosto valores extrapolados para a média de 91-20. Também, bem longe das semanas a fio com 40ºC.

Nº médio com temperaturas iguais ou superiores aos 35ºC em Julho é de 11.8 dias e em Agosto é de 9.5 dias, ora fazendo outra extrapolação e diria que o nº médio com temperaturas iguais ou superiores a 40ºC, andará em Julho nos 4.6 dias e em Agosto nos 2.8 dias.

Uma coisa, é termos os nossos gostos ou desejos, outra coisa, é querermos que os outros acreditem que isso aconteceu no passado e é banal e parece-me ser mais o 2º caso do que propriamente o gosto ou desejo da pessoa em questão. :D
O pessoal baseia-se nos termômetros dos carros e das farmácias, e quando vêm lá 45°c, na verdade estão 35°c:D

Estado
Fechado para novas mensagens.