Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Nestas últimas saídas, tanto o GFS como o ECMWF a colocar a tal depressão em altura a partir dia 11 mais a Oeste prolongando e aumentando ainda mais o calor. A minha esperança é que ela se aproxime mais de Portugal continental e que torne pelo menos o ar mais respirável e suportável
Não vem aí uns dias Quentes, mas sim uns dias extremamente TORRIDOS. A comunicação social, tal como a protecção civil deveria já tomar medidas para alertar a população.
Gosto de dias quentes mas isto é insuportável

Inclusive os horários de trabalho sao ajustados e nestes meses o pessoal entra de madrugada e às 14h já está em casa. É o típico Alentejo no verão ;)
Nem todas as empresas adotam esse horário de verão, e com certeza que não é agradável estar a trabalhar ao sol com estas temperaturas às 17h.

Epa deixem lá o rapaz imaginar os cenários que quiser, independentemente do que venha a acontecer calor já sabemos que vamos ter... Já cansa sempre a mesma conversa, vão-me dizer que agora também não se morre por frio ou seja lá o que for... As vagas de calor não são nada habituais por cá se calhar...

Eu percebo a vossa indignação, mas também não vejo ninguém a ser enxovalhado quando é o contrário.. Se realmente se falasse em informações, cuidados etc. Isso sim seria importante, agora quase tudo a dar em cima de uma pessoa, por causa de gostos...

Não é que não estejamos habituados e não estejamos fartos de as ouvir na comunicação social etc. mas fica sempre bem relembrar.

Passando à frente, preocupante é a duração do episódio com temperaturas assim, se ainda fosse 35/36°C agora estas temperaturas é de doidos, falo por mim, imagino quem tem previsões piores...
05dbf5abb9dc611d0862a17e6ec35386.jpg

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

O GFS está muito mais contido e sinceramente acredito mais neste cenário. 38°C no máximo na segunda-feira e os restantes dias sempre abaixo dos 36°C. Não podemos subestimar o poder da nortada, coisa que o ECMWF parece estar a fazer. As noites é que deverão ser manhosas. :hehe:
Assim seja, espero sinceramente ver os modelos a cortar no calor....
Se assim não for, vamos ter uma vaga de Calor histórica e mortal. Assustador pela extensão no tempo...

Se assim não for, vamos ter uma vaga de Calor histórica e mortal. Assustador pela extensão no tempo...
Infelizmente só mesmo as regiões costeiras deverão ter temperaturas mais amenas e mal seria se não tivessem. Ainda assim, estarão bastante acima daquilo que é normal.
O restante território vai esturricar dias a fio e nem se sabe ao certo quando isso poderá terminar. Temperaturas superiores a 40ºC já a partir de amanhã e que se prolongam até onde a vista alcança é muito mau.
Um cenário destes com a atual seca que atravessamos é gravíssimo e vai ter consequências devastadoras. Já para não falar de elevados riscos para a saúde e noutros aspetos, claro.

Tal como já foi mencionado, não esquecer que há mais fatores a ter em conta, como a presença de nebulosidade e/ou poeiras, que poderão influenciar os valores de temperatura. É acompanhar.

Duvido muito sinceramente
Boa tarde,

Muito sinceramente, faz-me alguma confusão, algumas respostas, a desvalorizar, o que pode (e não pode) vir a acontecer.. Não é o caso da resposta do RedeMeteo, mas tem sido alguma das respostas anteriores..

Os modelos tem alguma consistência entre si, pode não ser 50 graus de máximas, mas vai ser algo de certeza, pouco habitual e com pouca repetição...

Uma coisa eu sei.. Eu e os restantes bombeiros, vamos ter de certeza uma semaninha de cócó ...

Boa tarde,

Muito sinceramente, faz-me alguma confusão, algumas respostas, a desvalorizar, o que pode (e não pode) vir a acontecer.. Não é o caso da resposta do RedeMeteo, mas tem sido alguma das respostas anteriores..

Os modelos tem alguma consistência entre si, pode não ser 50 graus de máximas, mas vai ser algo de certeza, pouco habitual e com pouca repetição...

Uma coisa eu sei.. Eu e os restantes bombeiros, vamos ter de certeza uma semaninha de cócó ...
Era meter quem tu mencionas ou outros que aqui comentam a fazer meio dia teu que eles deixavam logo de achar graça a temperaturas de 45º.

Era meter quem tu mencionas ou outros que aqui comentam a fazer meio dia teu que eles deixavam logo de achar graça a temperaturas de 45º.
Tal como trabalhar na rua em dias de chuva, vento forte e temperaturas inferiores a 10ºC. Ou seja, boa parte do inverno. Encharcado, gelado...
Um pouco de noção precisa-se. Para todos os lados.

Mas estava aqui a ler os últimos post e ocorreu-me esta anedota:

"Conhecem a anedota do Alentejano que morreu e chegou ao Inferno, de capote vestido?

Sentou-se calmamente e por ali ficou.
O Diabo, surpreendido por não o ouvir reclamar do calor, aumentou ainda mais a temperatura.
O Alentejano, calmamente, tirou o lenço vermelho que trazia ao pescoço e por ali ficou.
O Diabo, ao vê-lo impávido e sereno, tornou o inferno ainda mais quente.
O Alentejano, sentido o calor aumentar, pegou no lenço vermelho e levou-o à testa, para limpar o suor e por ali ficou.
O Diabo, já irritado, tornou o Inferno ainda mais quente.
Aí, o Alentejano desabotoou o botão do colarinho, ajeitou o capote e por ali ficou. Porém, mostrou uma cara preocupada.
O Diabo, ao ver esse aspecto consternado, não resistiu e foi ter com o Alentejano, com ar zombeteiro:
- Então compadre, parece preocupado. Não se sente bem?
- Por acaso, tô cá cismando com uma coisita -respondeu o Alentejano.
- E o que é, compadre, não gosta da temperatura do Inferno?
- Pois é mêmo isso. Está quentinho e eu tô preocupado... se isso está assim aqui, tô imaginando como é que nã tará lá em Beja!"

Posto isto, relax., que felizmente ninguém manda no tempo. ;)
De resto há que ter noção das diversas formas de nos protegermos, seja qual for o estado meteorológico.

Estado
Fechado para novas mensagens.