Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Quando, por qualquer motivo, há animosidade para com os Azores...

YJpOIQ4.png

ew4oSM6.png

---

145431_5day_cone_no_line_and_wind.png
Chama por ele. :D

O que sei é que nem os Furacões do Atlântico estão a conseguir destabilizar o tempo por aqui.

O normal, portanto.

Este ano o escudo está bastante intenso.
Não sei quantos Ciclones já foram obrigados aqui a alterar a rota por causa deste anticiclone.
Em anos ditos "normais" isto já não acontecia.

Bem pelo contrário -> http://seasonal.meteo.fr/sites/data...RA5/202309/euratl.indice.PMER.OPER.202309.gif

---

Os continentais não têm nenhuma razão de queixa dos últimos anos. Onde pensam que vivem? No Hurricane Alley?

2016 -> 2022...

Todas as fases:

fQBptNo.png

>Cat. 1:

NwxfNR1.png

1998 -> 2015...

Todas as fases:

MdxZSzc.png

> Cat. 1:

UJyNfYD.png

A atividade dos últimos 7 anos foi massiva, aberracional, quase consecutivamente catastrófica tanto em número como em intensidade. Se a tendência continuar nos próximos 7, o acumulado anterior vai comer maresia.

Não há nenhum escudo com força descomunal a afastar todos os CTs. Recentemente, tem sido o oposto!

Última edição:
O normal, portanto.

Bem pelo contrário -> http://seasonal.meteo.fr/sites/data...RA5/202309/euratl.indice.PMER.OPER.202309.gif

---

Os continentais não têm nenhuma razão de queixa dos últimos anos. Onde pensam que vivem? No Hurricane Alley?

2016 -> 2022...

Todas as fases:

fQBptNo.png

>Cat. 1:

NwxfNR1.png

1998 -> 2015...

Todas as fases:

MdxZSzc.png

> Cat. 1:

UJyNfYD.png

A atividade dos últimos 7 anos foi massiva, aberracional, quase consecutivamente catastrófica tanto em número como em intensidade. Se a tendência continuar nos próximos 7, o acumulado anterior vai comer maresia.

Quantos Ciclones conseguiram cá chegar desde que existem registos?

O normal, portanto.

---

2016 -> 2022...

Todas as fases:

fQBptNo.png

>Cat. 1:

NwxfNR1.png

1998 -> 2015...

Todas as fases:

MdxZSzc.png

> Cat. 1:

UJyNfYD.png

Não há nenhum escudo com força descomunal a afastar todos os CTs. Recentemente, tem sido o oposto!

O normal, portanto.

---

2016 -> 2022...

Todas as fases:

fQBptNo.png

>Cat. 1:

NwxfNR1.png

1998 -> 2015...

Todas as fases:

MdxZSzc.png

> Cat. 1:

UJyNfYD.png

Referia me a este ano, o escudo está intenso. Já vamos a caminho de Outubro e a Alta pressão não desarma, ou desce em latitude para deixar entrar as frentes.
Já nem falo de tempestades tropicais porque este ano é o que temos visto.

Mas no outubro do ano passado tivemos logo muitas chuvadas em Outubro, o calor não foi perto do que estamos a ter este ano....
Em outubro do ano passado, só começou a chover de uma forma mais generalizada na 2ª quinzena do mês.

No entanto, os anos não são todos iguais e pode acontecer o mesmo ou não. Aquilo que o GFS tem vindo a mostrar é acima das 240h e não se pode dar muito crédito. Infelizmente, aquilo que se vive atualmente é muito idêntico ao que aconteceu no terrível ano de 2017.

Aqui no Sul, é o 6º dia com máximas superiores a 30ºC e está para durar. Recordes no dia 1 são uma possibilidade.

Aquilo que estamos a ter agora é mais normal da 1ª quinzena de setembro e aquilo que tivemos nesse período é mais típico da 2ª quinzena.

Depois de ler o teu comentário fui dar uma vista de olhos às normais 1981/2010 e, em outubro de 1988 Setúbal foi aos +41,3°C, e Santarém aos +42,5°C!!! :surprise:
Passo para aqui, pois penso que o seguimento livre é o mais indicado para estes assuntos e não o tópico das previsões.

Fui confirmar, uma vez que achei os valores muito excessivos para outubro, e os mesmos foram registados no mês de setembro. No mês de outubro, durante o período 1981/2010 o valor máximo registado em Santarém foi de 35ºC no ano de 1989 e em Setúbal de 33,7ºC no ano de 2004.

Tenham calma, o 13 de Outubro vai mudar tudo. :D

Passo para aqui, pois penso que o seguimento livre é o mais indicado para estes assuntos e não o tópico das previsões.

Fui confirmar, uma vez que achei os valores muito excessivos para outubro, e os mesmos foram registados no mês de setembro. No mês de outubro, durante o período 1981/2010 o valor máximo registado em Santarém foi de 35ºC no ano de 19 e em Selúbal de 33,7ºC no ano de 2004

@joralentejano , obrigado por teres passado a conversa para aqui. E peço imenssas desculpas, por ter vos induzido em erro, eu li mal era setembro e não outubro. :facepalm::facepalm::facepalm:

Última edição:
@joralentejano , obrigado por teres passado a conversa para aqui. E peço imenssas desculpas, por ter vos induzido em erro, eu li mal era setembro e não outubro. :facepalm::facepalm::facepalm:
:suicidio:
Sinto-me envergonhado, primeiro por ter dado uma informação que não correspondia à verdade, e depois por estar convicto do que dizia, induzindo os outros membros em erro. (Shame on you)

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.