algarvio1980
Furacão
Chama por ele.Quando, por qualquer motivo, há animosidade para com os Azores...
---
Chama por ele.Quando, por qualquer motivo, há animosidade para com os Azores...
---
O que sei é que nem os Furacões do Atlântico estão a conseguir destabilizar o tempo por aqui.
Este ano o escudo está bastante intenso.
Não sei quantos Ciclones já foram obrigados aqui a alterar a rota por causa deste anticiclone.
Em anos ditos "normais" isto já não acontecia.
ECMWF e GFS de acordo em manter o continente praticamente a seco até dia 8:
Mas depois o GFS 18z mostra isto para os seis dias seguintes...
O normal, portanto.
Bem pelo contrário http://seasonal.meteo.fr/sites/data...RA5/202309/euratl.indice.PMER.OPER.202309.gif
---
Os continentais não têm nenhuma razão de queixa dos últimos anos. Onde pensam que vivem? No Hurricane Alley?
2016 2022...
Todas as fases:
>Cat. 1:
1998 2015...
Todas as fases:
> Cat. 1:
A atividade dos últimos 7 anos foi massiva, aberracional, quase consecutivamente catastrófica tanto em número como em intensidade. Se a tendência continuar nos próximos 7, o acumulado anterior vai comer maresia.
Quantos Ciclones conseguiram cá chegar desde que existem registos?
O normal, portanto.
Bem pelo contrário http://seasonal.meteo.fr/sites/data...RA5/202309/euratl.indice.PMER.OPER.202309.gif
---
Os continentais não têm nenhuma razão de queixa dos últimos anos. Onde pensam que vivem? No Hurricane Alley?
2016 2022...
Todas as fases:
>Cat. 1:
1998 2015...
Todas as fases:
> Cat. 1:
A atividade dos últimos 7 anos foi massiva, aberracional, quase consecutivamente catastrófica tanto em número como em intensidade. Se a tendência continuar nos próximos 7, o acumulado anterior vai comer maresia.
Não há nenhum escudo com força descomunal a afastar todos os CTs. Recentemente, tem sido o oposto!
O normal, portanto.
---
2016 2022...
Todas as fases:
>Cat. 1:
1998 2015...
Todas as fases:
> Cat. 1:
Não há nenhum escudo com força descomunal a afastar todos os CTs. Recentemente, tem sido o oposto!
Em outubro do ano passado, só começou a chover de uma forma mais generalizada na 2ª quinzena do mês.Mas no outubro do ano passado tivemos logo muitas chuvadas em Outubro, o calor não foi perto do que estamos a ter este ano....
Como ninguém agradeceu, e até se riram, tomem lá outra vez umas migalhas... GFS >240h = maioria dos políticos.Para que nenhum setubalense se queixe da escassez de chuva... deve ser essa a 'ideia' do GFS.
Passo para aqui, pois penso que o seguimento livre é o mais indicado para estes assuntos e não o tópico das previsões.Depois de ler o teu comentário fui dar uma vista de olhos às normais 1981/2010 e, em outubro de 1988 Setúbal foi aos +41,3°C, e Santarém aos +42,5°C!!!
Passo para aqui, pois penso que o seguimento livre é o mais indicado para estes assuntos e não o tópico das previsões.
Fui confirmar, uma vez que achei os valores muito excessivos para outubro, e os mesmos foram registados no mês de setembro. No mês de outubro, durante o período 1981/2010 o valor máximo registado em Santarém foi de 35ºC no ano de 19 e em Selúbal de 33,7ºC no ano de 2004
@joralentejano , obrigado por teres passado a conversa para aqui. E peço imenssas desculpas, por ter vos induzido em erro, eu li mal era setembro e não outubro.