Era complicado fazerem um título mais sensionalista com as previsões do tempo....
Ainda por cima conseguem chamar "mau tempo" ao regresso da chuva tão aguardada.
Impressão minha ou o IPMA baixou as expectativas para os próximos dias na zona da capital?
Ontem a previsão descritiva estava mais simpática, agora já não prevê trovoadas e baixa as percentagens de chuva.
Impressão minha ou o IPMA baixou as expectativas para os próximos dias na zona da capital?
Ontem a previsão descritiva estava mais simpática, agora já não prevê trovoadas e baixa as percentagens de chuva.
É normal uma vez que o ECMWF, modelo em que se baseia o IPMA, hoje reduziu de forma significativa os acumulados previstos em relação ao que previa ontem na saída das 12z.
Para comparação, os acumulados totais do ECM:
Ontem:
Hoje:
Há muita incerteza nos modelos, tudo depende do movimento da depressão que se vai aproximar da PI no domingo e segunda-feira. Veremos qual o resultado!
Off-Topic: Infelizmente os meteogramas do GFS estão a gerar erros. Ontem em Portalegre, em 3 horas, davam quase tanta chuva como desde início de 2023...
a mim parece-me mais que tem uma enorme amplitude de temperaturas. E é, obviamente, um clima quente quente.
Falta no quadro os recordes de temperaturas mínimas.
Não deve ser muito fácil encontrar um local com uma população significativa que tem dois meses do ano com temperatura média de 40°C, já para não falar da máxima média de 47°C em dois meses também, certamente que deve ser uma das piores cidades nesse aspeto.
A sul da cordilheira central e interior norte, não esperem para já (até Domingo à noite) acumulados significativos.
As últimas saídas são francamente desanimadoras para o Sul, desculpem lá a expressão...
E se há esta variação tão grande entre saídas, então para prazos maiores não tenho confiança alguma. Esperar e ver...
Comparação dos acumulados previstos pelo ECMWF até Domingo à noite (2ª às 00:00utc), saídas das 00z e 06z.
Há um efeito de barreira da cordilheira central mais notável, deslocamento das isoietas em geral para noroeste.
UKMO 00z, ainda insistia na passagem de células fortes pelo litoral sul do Algarve:
A mais recente previsão: ICON-EU 12z a tirar ao Sul e a carregar bastante no vale do Minho, prazo até Domingo à noite para todas estas cartas.
ARPEGE 12z semelhante ao ICON-EU mas tirando ainda mais em geral:
Francamente pessimistas as últimas saídas de quase todos os modelos , tal como já foi exposto aqui nas previsões.
O que cairá na zona Oeste e Lisboa será muito pouco, mas a ver vamos...
Quanto mais pra sul e interior, pior segundo as últimas saídas.
Mas , pessoal, pode ser só o início de algo bom mais pra frente!
Francamente pessimistas as últimas saídas de quase todos os modelos , tal como já foi exposto aqui nas previsões.
O GFS 12z resumia assim o que poderia acontecer este mês quase até ao fim:
Mas... GFS
E mesmo nos seus delírios usuais, a zona mais castigada pela ausência de precipitação abundante é o Sueste.
No entanto, gosto especialmente do que mostra para a Beira Baixa, muito bom para limpar o Tejo e afluentes da margem norte, também do outro lado da fronteira.