Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Meteoloucura é... meteoloucura!
É normal estes ajustes dos modelos, não se pode é ficar eufórico por uma saída muito boa, e logo a seguir por uma saída menos boa, dizer se que pouco ou nada vai chover... Óbvio que está tudo ansioso pela chuva, eu incluído, vamos aguardar as próximas saídas e logo aí tiramos conclusões.

Francamente pessimistas as últimas saídas de quase todos os modelos , tal como já foi exposto aqui nas previsões.
O que cairá na zona Oeste e Lisboa será muito pouco, mas a ver vamos...
Quanto mais pra sul e interior, pior segundo as últimas saídas.
Mas , pessoal, pode ser só o início de algo bom mais pra frente!

Vá, eu deixo as últimas saídas 12z do ECMWF e GFS até 22/10 para animar :D :rolleyes:

Se vai ser assim não sei, mas pelo menos anima um pouco.

Sim, já esteve melhor em especial quanto mais a sul, mas são normais estas oscilações :unsure:

Se, e de uma forma geral, chover metade ou uns 75% do que estes mapas indicam já não será mau para um primeiro evento de outono, desde que seja para continuar e não fiquemos 3 semanas sem chover depois.:rain:

dZTiY92.jpg

Z2xuNDv.jpg

Última edição:
Vocês, sai uma saída muito boa ficam eufóricos, sai uma menos boa, dizem logo que pouco ou nada vai chover... :wacko:
Eu não percebo nada disto ..So vejo os modelos e o que vocês escrevem. Pouco sei interpretar...achava q as últimas saídas eram as mais correctas.

Se vocês dizem q chove bem, eu acredito ahah. Antes assim...

Eu não percebo nada disto ..So vejo os modelos e o que vocês escrevem. Pouco sei interpretar...achava q as últimas saídas eram as mais correctas.

Se vocês dizem q chove bem, eu acredito ahah. Antes assim...
A bem dizer, andamos todos aqui um pouco à deriva, tal como os próprios modelos.
Também seria de esperar que as mais recentes fossem as mais próximas da realidade final, mas tem acontecido observar-se que as surpresas finais até tinham sido hipóteses de saídas mais remotas. Se tudo fossem certezas nas previsões, até tinha menos piada... é um dos fascínios desta ciência que nunca será perfeita :lol:

Vocês, sai uma saída muito boa ficam eufóricos, sai uma menos boa, dizem logo que pouco ou nada vai chover... :wacko:
São bipolares num instante passam da euforia à depressão.

Se, na próxima saída do GFS subir os acumulados queres ver ficarem no estado de euforia novamente.

Tenham cuidado com as bruxas, amanhã. :D

Pelo contrário, é melhor irem lá pedir previsões... daquelas certeiras :malandro:
Olha que não. Mais parece que as bruxas atacaram o ECMWF aquilo é um furacão. :lol:

Pormenores... onde se percebe que certos modelos a muito curto prazo são praticamente inúteis:

B5k9L7N.png

Saída 18z do ECMWF ontem. Para as 3 horas seguintes tinha uma previsão para o Minho, na zona do Rio Lima, Ponte de Lima por exemplo, inferior a 5mm.

Nessas 3 horas (das 18:00 às 21:00utc) caíram mais de 100mm nessa zona, sendo mais de 130 mm em Ponte de Lima. Nada tem a ver com a previsão.
E o problema reside nos dados em tempo quase real que são introduzidos no modelo.

Estado
Fechado para novas mensagens.