Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Próximas horas no noroeste ibérico de acordo com o mesoscalar:

aromehd_45_51_1nat1.png

Como tinha visto, o frio vai ser pouco, talvez menos ainda que o previsto? E afinal vem neve? Parece que só mesmo na Serra de Estrela e Guarda.
Tens que ir ver os tópicos adequados, de certeza que nos tópicos do Litoral Centro e do Sul nada vai haver, a não ser talvez nas serras de Coimbra.

Qual a sensação térmica no Gerês com esta ventania toda?
Depende imenso do local. Mas basta saber a temperatura e a velocidade do vento e consultar uma tabela.

A situação sinótica que potenciaram o 15 de outubro de 2017 não se repetiram até ao dia de hoje!
Não era a isso a que me referia. Outubro de 2017 foi outro fenómeno meteorológico, pouco expectável é certo, mas no qual as autoridades não se prepararam para uma situação dessas - já estávamos com os trágicos acontecimentos de junho em mão e nada aprendemos.

Como assim? Não vejo nada de especial mesmo sinceramente...nem em frio , nem em dias com frio.
Não vês nada de especial para o teu quintal, isso sim!
Não estamos a falar de uma vaga de frio como em outros anos.
Ninguém falou em vaga de frio, mas não deixa de ser interessante o que neva no interior norte e centro. Não está a nevar só na Guarda e na serra da Estrela. ;)

Não vês nada de especial para o teu quintal, isso sim!

Ninguém falou em vaga de frio, mas não deixa de ser interessante o que neva no interior norte e centro. Não está a nevar só na Guarda e na serra da Estrela. ;)
Portanto, tudo nos lugares mais ou menos habituais ou a altitude significativa. E sim, não me referia só ao meu quintal, mas a grande parte do país onde no que toca a "frio" está uma situação perfeitamente dentro do normal para a época.

12 graus em Lisboa não é frio, é apenas uma temperatura normal de inverno. Mínima acima dos 5 graus aqui por Alenquer é algum frio, mas não é nada de especial e não vai durar, logo já deve subir. Foi por isso que eu disse " que não vinha nada especial" quanto a frios - não vou esquecer que ainda há dois anos tivemos frio a sério e prolongado em Janeiro.

Portanto, tudo nos lugares mais ou menos habituais ou a altitude significativa.
Não. Houve acumulações acima dos 500 metros. Isso é uma altura significativa? Muitas cidades e serras do interior estão debaixo de neve. Não é assim tão habitual.

E sim, não me referia só ao meu quintal, mas a grande parte do país onde no que toca a "frio" está uma situação perfeitamente dentro do normal para a época.
Não é por ser um evento normal para a época, que não deixa de ser relevante ou frio.
Mesmo no interior sul tem estado frio.

Foi por isso que eu disse " que não vinha nada especial" quanto a frios - não vou esquecer que ainda há dois anos tivemos frio a sério e prolongado em Janeiro.
Se tiveres esse Janeiro como referência ou o teu "normal" então nunca vai fazer frio, bem podes esperar.

Esta foi uma das "velhas" entradas de NW...tipica...com bons nevões a cotas médias/altas, sobretudo na primeira barreira montanhosa (Galaico-Duriense)...na minha infancia/adolescencia havia, no minimo, 4 a 6 por inverno...os meus filhos ainda assitem a 2-3 por inverno...e os netos como será??
Para já é aproveitar estas... :D

Estado
Fechado para novas mensagens.