Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O IFS do ECMWF é o melhor modelo, mas isso não significa que esteja sempre certo. Quanto maior o valor, melhor (previsão a 5 dias):

ps2png-worker-commands-6f79cf895c-4gznr-6fe5cac1a363ec1525f54343b6cc9fd8-rCMG2k.png

Previsão a 3 dias:

ps2png-worker-commands-6f79cf895c-qcvgh-6fe5cac1a363ec1525f54343b6cc9fd8-F51HCb.png

Acrescento que todos os modelos têm vieses, alguns deles regionais. Isto impacta a sua eficácia (o GFS adora os 50 graus).

Se queres 'prever' como o IPMA, limita-te aos modelos do portal (IFS/ECMWF & AROME - português e variação espanhola). O primeiro é em geral o melhor global, tipicamente a curta distância do UM/UKMO. Mas o IFS tem muitos mais dados públicos.

Se tens gosto e tempo para queimar, clica no Activer Live Comparer. GFS é o mais conhecido mas o CMC/GEM canadiano na avaliação global está mais ou menos igual.

Se és leigo, espera até seres atrevido :D O ICON, WRF, etc são modelos mais usados em outras paragens.

O uso do GFS é hábito entranhado. Não só devido à equivalência 'merican = excelente mas também devido ao facto que o ECMWF só ter tornado público o output do modelo há relativamente pouco tempo.

Nesse aspeto, o UM/UKMO é vítima da sua obscuridade (é um modelo com acesso pago).

Além disso, o GFS é o único modelo que a cada 6 horas faz previsões para 15 dias. A malta adora publicar cartas com acumulados com <0.1% de probabilidade de ocorrerem :D

-> https://charts.ecmwf.int/

UUCMa8h.png

Com algum desfasamento, mas a avaliação (de alguns modelos) é pública. No portal do ECMWF há a vantagem de especificar a região.

f2aHLvJ.png

Paralelamente, a avaliação das saídas do GFS também é pública (infelizmente não delimita a Europa) -> https://www.emc.ncep.noaa.gov/users/verification/global/gfs/ops/grid2grid_gfs_4cycles/acc/

E já recebi agora da parte da tarde uma sms da protecção civil a alertar para as 36 horas a partir de agora...
Na rádio acabaram de dizer que pediam á população para não se fazer amanha deslocações desnecessárias...
Não sei o que ai vem, mas desta vez não poderemos dizer que fomos apanhados desprevenidos, como o ano passado em Lisboa....
Concordo com os avisos, pois estive a ver as previsões e dão na minha região próximo de 80 mm em 24 horas, já não falando em ventos muitos fortes. Mas creio que, em Portugal, há a tendência em "fechar-se tudo" na perspectiva de acontecer o pior e não existir resposta suficiente para acorrer a todas as ocorrências...

Presente, eu também recebi, diz proteja-se coloque o capacete. :D Não diz, não vá trabalhar amanhã. :intrigante:

Pois, eu cá estou em teletrabalho amanha , portanto só saio de casa para alguma outra coisa se quiser...
No entanto e fora de brincadeiras, se for tao mau como foi da outra vez aqui em Lisboa, garanto-vos que com ou sem capacete, ninguem vai querer estar na rua amanha, principalmente naquelas zonas onde existem sempre probelmas, aqui Lisboa como Alcântara ou outras zonas baixas...
Acho sinceramente que nao devemos brincar com a mãe natureza e devemos sim a respeitar...mas isto sou eu, que até nem entendo nada de Metereologia...:D

Pois, eu cá estou em teletrabalho amanha , portanto só saio de casa para alguma outra coisa se quiser...
No entanto e fora de brincadeiras, se for tao mau como foi da outra vez aqui em Lisboa, garanto-vos que com ou sem capacete, ninguem vai querer estar na rua amanha, principalmente naquelas zonas onde existem sempre probelmas, aqui Lisboa como Alcântara ou outras zonas baixas...
Acho sinceramente que nao devemos brincar com a mãe natureza e devemos sim a respeitar...mas isto sou eu, que até nem entendo nada de Metereologia...:D
A não ser que seja o engenheiro de obras feitas, reformado, calmeirão, valente, que se apresta para ser um efectivo OBSERVADOR METEOROLÓGICO, agora praticamente extintos. Tipo repórter CMtv, em cima do acontecimento:w00t:
Este certamente ia a caminho do "acontecimento" e passou a ser o centro das atenções:
IMG_20210220_171332.jpg

Imagem de arquivo

Estado
Fechado para novas mensagens.