Poupada só se for nos maiores acumulados de chuva porque em vento vai ser das mais afetadas.Continuo a achar que a AML vai ser poupada neste evento. Mas veremos o evoluir da situação. Estamos a entrar na fase de nowcasting.
Poupada só se for nos maiores acumulados de chuva porque em vento vai ser das mais afetadas.Continuo a achar que a AML vai ser poupada neste evento. Mas veremos o evoluir da situação. Estamos a entrar na fase de nowcasting.
Se a previsão de mantiver sim, será poupada... No entanto e apesar de adorar ver chover a potes e gostar que caíssem 100mm no meu quintal, tenho plena noção que isso traria imenso mal... Eu olho neste momento para o radar no Porto e vejo que se fossem Lisboa já estava debaixo de água...Continuo a achar que a AML vai ser poupada neste evento. Mas veremos o evoluir da situação. Estamos a entrar na fase de nowcasting.
O meu patrão que sou eu próprio diz, toma lá que saías de Lagos às 15 h, agora só sais às 18 h.Calma, já tens uma desculpa para dar ao patrão.
Proteção Civil pede à população para ficar em casa devido ao mau tempo
Aviso à população foi feito a todos os portugueses, mas sobretudo àqueles que habitam nas zonas mais afetadas pelo mau tempo.www.google.com
Mi gusta mucho, Domingo para estar na ronha na cama, sabe tão bem.
Então, a filha deve ser boa para assar, para deixar a mãe a chorar desse modo.Não esquecer que o que está a passar agora no Litoral Norte é da responsabilidade da "Mãe da Aline"...
À bocado diziam na rádio para evitar saír e ficar em casa...vou acatar a ordem!... O patrão depois faz o acertoPresente, eu também recebi, diz proteja-se coloque o capacete. Não diz, não vá trabalhar amanhã.
Agora é a "maluqueira " para Domingo/Segunda...vou fingir que não vi
Isto, para os mais lentos (como eu) significa o quê na prática? Menos vento?Quanto ao sistema frontal associado à Aline, não está definido como previsto, com sector quente a alargar-se e ondulação posterior. Em vez disso parece uma simples frente fria na circulação da depressão principal. Aline está a ter dificuldade em "nascer"?
O sector quente anterior à frente fria de ontem, ainda não tinha fechado hoje às 0:00, como estava previsto. Ou seja manteve-se o ponto triplo que atravessou assim todo o território, isso podia explicar os acumulados bem volumosos no interior centro.
Eu acho que a Aline talvez não nasça realmente, isto é, não ficará definido claramente um centro de baixas pressões. O vento será menor do que o que estava previsto, mas haverá o vento forte e a precipitação forte de uma frente fria vigorosa porque leva adiante dela uma massa de ar tropical muito húmida e relativamente quente. Em resumo, menos vento do que previsto e os acumulados serão semelhantes aos de ontem, do sistema frontal que acabou de passar. Para essa zona, Viseu, os acumulados serão semelhantes ou um pouco maiores. O sul terá mais chuva do que ontem, sem dúvida, mas menos do que já foi previsto. A não ser nas terras altas, é sobre as rajadas de 100 e 110Km/h que tenho grandes dúvidas, não me parece que vão ocorrer assim tão generalizadamente como a previsão refere.Isto, para os mais lentos (como eu) significa o quê na prática? Menos vento?
O sul parece ter melhores previsões de precipitação mais significativa no domingo. A ver vamos.Eu acho que a Aline talvez não nasça realmente, isto é, não ficará definido claramente um centro de baixas pressões. O vento será menor do que o que estava previsto, mas haverá o vento forte e a precipitação forte de uma frente fria vigorosa porque leva adiante dela uma massa de ar tropical muito húmida e relativamente quente. Em resumo, menos vento do que previsto e os acumulados serão semelhantes aos de ontem, do sistema frontal que acabou de passar. Para essa zona, Viseu, os acumulados serão semelhantes ou um pouco maiores. O sul terá mais chuva do que ontem, sem dúvida, mas menos do que já foi previsto. A não ser nas terras altas, é sobre as rajadas de 100 e 110Km/h que tenho grandes dúvidas, não me parece que vão ocorrer assim tão generalizadamente como a previsão refere.
Obrigado pela explicação!Eu acho que a Aline talvez não nasça realmente, isto é, não ficará definido claramente um centro de baixas pressões. O vento será menor do que o que estava previsto, mas haverá o vento forte e a precipitação forte de uma frente fria vigorosa porque leva adiante dela uma massa de ar tropical muito húmida e relativamente quente. Em resumo, menos vento do que previsto e os acumulados serão semelhantes aos de ontem, do sistema frontal que acabou de passar. Para essa zona, Viseu, os acumulados serão semelhantes ou um pouco maiores. O sul terá mais chuva do que ontem, sem dúvida, mas menos do que já foi previsto. A não ser nas terras altas, é sobre as rajadas de 100 e 110Km/h que tenho grandes dúvidas, não me parece que vão ocorrer assim tão generalizadamente como a previsão refere.
Informação especial |
Comunicado válido entre 2023-10-18 17:39:00 e 2023-10-19 23:59:00 |
Assunto: Comunicado nº 2 - Depressão ALINE afeta Portugal Continental |
ALINE é o nome atribuído pelo IPMA a uma depressão em fase de cavamento, em aproximação à região centro da Costa Ocidental de Portugal na manhã de amanhã, dia 19, num deslocamento rápido para leste e transportando uma massa de ar muito quente, húmido e instável. No dia 19, com a passagem da depressão ALINE, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões. Faz-se notar que localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores ao valor mencionado, bem como fenómenos extremos de vento. A precipitação que tem já início no Minho e Douro Litoral na tarde de hoje, deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada nas regiões Norte e Centro, estendendo-se ao restante território a partir da madrugada de dia 19, aumentando de frequência e intensidade a partir da manhã desse dia. A agitação marítima irá aumentar e tornar-se forte a partir da madrugada do dia 19, esperando-se para a costa ocidental, ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, passando a noroeste a partir do fim da tarde e aumentando para 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo ao longo do dia 20. Na costa sul do Algarve as ondas serão de sudoeste, aumentando para 4 a 4,5 metros durante a tarde. Devido a esta situação meteorológica gravosa foram emitidos avisos LARANJA de vento, precipitação e de agitação marítima, que irão sendo revistos caso se verifique a necessidade, pelo que se aconselha o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo. Este comunicado será o último sobre este evento. Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: IPMA - Previsão descritiva
www.ipma.pt
Instituto Português do Mar e da Atmosfera
www.ipma.pt
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar: IPMA - Avisos Meteorológicos em linha temporal
www.ipma.pt
Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: IPMA - Boletins
www.ipma.pt
|
Data de edição: 2023-10-18 17:39:34 |