Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Continuo a achar que a AML vai ser poupada neste evento. Mas veremos o evoluir da situação. Estamos a entrar na fase de nowcasting.
Se a previsão de mantiver sim, será poupada... No entanto e apesar de adorar ver chover a potes e gostar que caíssem 100mm no meu quintal, tenho plena noção que isso traria imenso mal... Eu olho neste momento para o radar no Porto e vejo que se fossem Lisboa já estava debaixo de água...

Calma, já tens uma desculpa para dar ao patrão. :D

O meu patrão que sou eu próprio diz, toma lá que saías de Lagos às 15 h, agora só sais às 18 h. :lol:

Mi gusta mucho, Domingo para estar na ronha na cama, sabe tão bem. :D

Pelo vapor de água (20h), parece que ela vai entrar daqui a umas horas ... Aliás já começou!

1697657197248.webp

Não esquecer que o que está a passar agora no Litoral Norte é da responsabilidade da "Mãe da Aline"... ;)
Então, a filha deve ser boa para assar, para deixar a mãe a chorar desse modo. :lol:

Domingo deve vir a prima da Aline. :D

Presente, eu também recebi, diz proteja-se coloque o capacete. :D Não diz, não vá trabalhar amanhã. :intrigante:
À bocado diziam na rádio para evitar saír e ficar em casa...vou acatar a ordem!... O patrão depois faz o acerto:D

Vá não sejam totós...chuva tão bom! Vamos fazer como os "malucos" de outras paragens que saem pra rua de canoa ou mota de água :D

Agora é a "maluqueira " para Domingo/Segunda...vou fingir que não vi:hmm:

Vejam os Avisos, não são exactamente aquilo que está a ser difundido em certa comunicação social ou a ideia que por vezes tem passado aqui pelo fórum.

Basicamente a leitura atenta dos avisos dá uma ideia da latitude a que vai passar o centro de Aline, com vento quase insignificante a norte dessa latitude e relacionado principalmente com a passagem da frente fria.
Em relação à precipitação, todos os distritos levam com Laranja mas a norte do Douro termina mais cedo o aviso, consequência de apanharem um sector quente mais estreito e passar mais cedo a frente fria.
Também há uma certa latitude dos intervalos que estará propositadamente mais alargada do que a prevista duração dos fenómenos porque ainda há incerteza.

Suspeito que vão ser actualizados com alguma frequência, aliás já está a acontecer, houve um primeiro aviso às 00:22 e depois uma actualização logo à 1;35.

Quanto ao sistema frontal associado à Aline, não está definido como previsto, com sector quente a alargar-se e ondulação posterior. Em vez disso parece uma simples frente fria na circulação da depressão principal. Aline está a ter dificuldade em "nascer"? :intrigante:
O sector quente anterior à frente fria de ontem, ainda não tinha fechado hoje às 0:00, como estava previsto. Ou seja manteve-se o ponto triplo que atravessou assim todo o território, isso podia explicar os acumulados bem volumosos no interior centro.
Isto, para os mais lentos (como eu) significa o quê na prática? Menos vento?

Isto, para os mais lentos (como eu) significa o quê na prática? Menos vento?
Eu acho que a Aline talvez não nasça realmente, isto é, não ficará definido claramente um centro de baixas pressões. O vento será menor do que o que estava previsto, mas haverá o vento forte e a precipitação forte de uma frente fria vigorosa porque leva adiante dela uma massa de ar tropical muito húmida e relativamente quente. Em resumo, menos vento do que previsto e os acumulados serão semelhantes aos de ontem, do sistema frontal que acabou de passar. Para essa zona, Viseu, os acumulados serão semelhantes ou um pouco maiores. O sul terá mais chuva do que ontem, sem dúvida, mas menos do que já foi previsto. A não ser nas terras altas, é sobre as rajadas de 100 e 110Km/h que tenho grandes dúvidas, não me parece que vão ocorrer assim tão generalizadamente como a previsão refere. :unsure:

Eu acho que a Aline talvez não nasça realmente, isto é, não ficará definido claramente um centro de baixas pressões. O vento será menor do que o que estava previsto, mas haverá o vento forte e a precipitação forte de uma frente fria vigorosa porque leva adiante dela uma massa de ar tropical muito húmida e relativamente quente. Em resumo, menos vento do que previsto e os acumulados serão semelhantes aos de ontem, do sistema frontal que acabou de passar. Para essa zona, Viseu, os acumulados serão semelhantes ou um pouco maiores. O sul terá mais chuva do que ontem, sem dúvida, mas menos do que já foi previsto. A não ser nas terras altas, é sobre as rajadas de 100 e 110Km/h que tenho grandes dúvidas, não me parece que vão ocorrer assim tão generalizadamente como a previsão refere. :unsure:
O sul parece ter melhores previsões de precipitação mais significativa no domingo. A ver vamos.

Obrigado pela explicação!
De facto pela pouca análise que consigo fazer (pelos modelos mais 'básicos') foi também mais ou menos isso que depreendi. Em Viseu curiosamente preocupa-me mais o vento, em Lisboa (onde também estou com alguma frequência) a chuva. Apesar das previsões estarem mais ou menos trocadas naquilo que toca às minhas preocupações em particular não deixava de ser impressionante ver essas tais rajadas a ser modeladas mesmo aí em cima. Esperemos que corra tudo bem.

Informação especial
Comunicado válido entre 2023-10-18 17:39:00 e 2023-10-19 23:59:00
Assunto: Comunicado nº 2 - Depressão ALINE afeta Portugal Continental
ALINE é o nome atribuído pelo IPMA a uma depressão em fase de cavamento, em aproximação à região centro da Costa Ocidental de Portugal na manhã de amanhã, dia 19, num deslocamento rápido para leste e transportando uma massa de ar muito quente, húmido e instável.

No dia 19, com a passagem da depressão ALINE, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões. Faz-se notar que localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores ao valor mencionado, bem como fenómenos extremos de vento.

A precipitação que tem já início no Minho e Douro Litoral na tarde de hoje, deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada nas regiões Norte e Centro, estendendo-se ao restante território a partir da madrugada de dia 19, aumentando de frequência e intensidade a partir da manhã desse dia.

A agitação marítima irá aumentar e tornar-se forte a partir da madrugada do dia 19, esperando-se para a costa ocidental, ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, passando a noroeste a partir do fim da tarde e aumentando para 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo ao longo do dia 20. Na costa sul do Algarve as ondas serão de sudoeste, aumentando para 4 a 4,5 metros durante a tarde.

Devido a esta situação meteorológica gravosa foram emitidos avisos LARANJA de vento, precipitação e de agitação marítima, que irão sendo revistos caso se verifique a necessidade, pelo que se aconselha o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo.

Este comunicado será o último sobre este evento.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:

Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:
Data de edição: 2023-10-18 17:39:34

Estado
Fechado para novas mensagens.