Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
É por fazerem falta que o site está em baixo... é pena é que isso aconteça quando faz mesmo falta :lol::facepalm:

Isso e o radar de Coruche.. Falha sempre quando há eventos
Fazem falta sim, que gosto de ver o radar com detalhes.. Pena que a hora so está correcta no inverno e quando há eventos os radares falham

Última edição:
Isso e o radar de Coruche.. Falha sempre quando há eventos
O radar de Coruche, ao abrigo do PRR (ou esmola de países pobres), vai ser substituído por um novo, mais bonito, esbelto e bem-parecido. Oxalá se confirme isso e o vejamos em toda a sua glória. Assim como o de Loulé, que vai também fazer uma cirurgia plástica de grande nível.

Só tenho a dizer bem, EXCEPTO que é uma ABERRAÇÃO escolherem o outono-inverno para o fazerem, precisamente a época em que são mais necessários!

Última edição:
O radar de Coruche, ao abrigo do PRR (ou esmola dos países pobres), vai ser substituído por um novo, mais bonito, esbelto e bem-parecido. Oxalá se confirme isso e o vejamos em toda a sua glória. Assim como o de Loulé, que vai também fazer uma cirurgia plástica de grande nível.

Só tenho a dizer bem, EXCEPTO que é uma ABERRAÇÃO escolherem o outono-inverno para o fazerem, precisamente a época em que são mais necessários!

Quem foi a alma inteligente que decidiu desligar o radar antes de o novo sequer existir? quer dizer, a costa algarvia fica as escuras sabe-se lá até quando?
Eu pensava que tinha falhado, mas é muito pior que isso, desligaram sem ter outro no seu lugar

Última edição:
Quem foi a alma inteligente que decidiu desligar o radar antes de o novo sequer existir? quer dizer, a costa algarvia fica as escuras sabe-se lá até quando?
Eu pensava que tinha falhado, mas é muito pior que isso, desligaram sem ter outro no seu lugar
Acho que o estado fazia melhor trabalhinho se poupasse uns trocos e fechasse o IPMA para fazer outsourcing ao pessoal da AEMET.. podia ser que finalmente tivéssemos avisos por zona em vez de distrito. "Vai chover demasiado durante 20 minutos numa aldeola ali no meio do monte? Ok, distrito de Faro inteiro com alerta laranja durante 5 horas, siga."

Edit: tinha respondido ao post errado

Edit 2: Para quem não está familiarizado, os avisos da AEMET têm geralmente este aspeto
1697758391374.png

Para não falar de que para além de muitas coisas que fazem melhor (com uma área MUITO maior para cobrir) têm todos os dias um vídeo a explicar mais ou menos o que vai acontecer, o que se pode esperar onde e quando, de que maneira, etc. Tudo coisas que pouco tem a ver com logística, dinheiro, ou sabedoria. Só mesmo profissionalismo e vontade de prestar um serviço VERDADEIRAMENTE útil à comunidade.

Edit 3:
Este é o vídeo para o dia de hoje deles https://www.aemet.es/documentos_d/eltiempo/prediccion/videos/202310191802_videoeltiempoAEMET.mp4

Deve ter demorado qualquer coisa como 30 minutos para um estagiário juntar isto tudo e meter uma musiquinha da treta.

Última edição:
O radar de Coruche, ao abrigo do PRR (ou esmola de países pobres), vai ser substituído por um novo, mais bonito, esbelto e bem-parecido. Oxalá se confirme isso e o vejamos em toda a sua glória. Assim como o de Loulé, que vai também fazer uma cirurgia plástica de grande nível.

Os radares já não estavam a funcionar, que diferença faz? Ou mesmo sem estando a funcionar, só os vamos remover no verão? O de Coruche especialmente, que não apresentava imagens desde o dia 29 de abril.

Explica-me, como se eu fosse muito burro, como é que se monta um radar novo sem retirar o antigo, por favor. É que eu não estou a conseguir chegar lá...

Atendendo que alguns componentes ainda estão em fabricação na Alemanha, e dado todo o histórico de atrasos nas obras em Portugal, eu diria que se ambos os radares estiverem operacionais e a disponibilizar imagens no site do IPMA em Setembro/Outubro de 2024, já será uma vitória.

Uma pergunta, o sat 24, quando clicamos na opção de visualizar precipitação, o que aparece é imagens deles (sat24) ou a precipitação que aparece é uma junção do radar disponível de cada país, e eles fazem essa ligação?

Parece que é uma junção das imagens de radar e também de uma estimativa por parte deles (sat24, meteosat, não sei).

Se reparares nota-se claramente a área de influência do radar de Arouca. Noutras zonas, a resolução é bem diferente e parece ser a tal estimativa deles, por exemplo neste momento nota-se isso na Argélia.

LbA0Z0L.png

Os radares já não estavam a funcionar, que diferença faz? Ou mesmo sem estando a funcionar, só os vamos remover no verão? O de Coruche especialmente, que não apresentava imagens desde o dia 29 de abril.

Explica-me, como se eu fosse muito burro, como é que se monta um radar novo sem retirar o antigo, por favor. É que eu não estou a conseguir chegar lá...

Por exemplo como disseram aqui, não começar a obra sem sequer o material existir para substituir.. Passas de um downtime de uns 6 meses, para ano e tal a correr bem..
Se a obra passar por construir uma infraestrutura nova fazes ao lado e deixas quieto o que funciona.. Tanta maneira de fazer, tudo menos o que está a ser feito agora sem causar muitos problemas

Integrar a infraestrutura espanhola para colmatar o downtime..

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.