João Pedro
Super Célula
Toma lá...Ou seja, de meteorologia que é o que a casa gasta, nada...
Acho que este episódio do Bocas é mais do que adequado ao tópico!
Que saudades, não perdia um!
Toma lá...Ou seja, de meteorologia que é o que a casa gasta, nada...
Os "jornaleiros", quando não percebem do assunto, começam com narrativas dignas das piores guiões do Cinema, em filmes de "qualidade suprema", como os Sharknado ou alguns de catástrofes que aparecem no Syfy...Pronto, vai começar a "loucura" na comunicação social.
É que vem aí (algum) frio.... no Inverno vejam só...
Episódios extremos de chuva dão trégua. Mas chega a nortada, com muito frio e neve, já este domingo.
11 jan. 2023, 20:35.
As temperaturas amenas despedem-se. Os episódios de chuva intensa também. E o frio, mais próprio desta época do ano, está a caminho. O inverno a sério começa domingo.
O inverno vai finalmente chegar.
A frase da Guerra dos Tronos não é bem assim. Mas é uma boa forma de explicar que as temperaturas amenas que se têm feito sentir, pelo meio da chuva intensa que tirou o país da seca severa, vão dar lugar ao frio mais próprio desta época já a partir de domingo. Não é ainda tempo de bater o dente. Nem sequer uma vaga polar. É inverno, pronto. Com alguns dias de chuva (mas já sem previsões de episódios extremos), neve nos pontos mais altos, noites muito perto dos zero graus no interior (ou até abaixo disso), e dias bem mais fresquinhos em que mesmo os distritos mais quentes não subirão acima dos 15ºC.
Pelas previsões atuais, nos próximos oito dias é possível ficar descansado quanto a cheias ou chuva de dilúvio. Não há previsão de mais rios atmosféricos e o comboio de tempestades vindas da América Central — carregadinhas de vapor de água das Caraíbas, que depois, quando entra em contacto com o ar frio das frentes do Atlântico Norte, se transforma nas chuvadas que têm feito os estragos que conhecemos –, vai fazer uma paragem meteorológica.
Até domingo só há previsões de chuva fraca para o Norte do país, mantendo-se o resto do território com céu limpo ou pouco nublado.
Domingo choverá de novo, mas a frente chuvosa virá agora não de sul, como tem acontecido, mas de uma frente fria com origem em latitudes mais altas e arrastada por um fluxo de norte.
Uma verdadeira nortada. Será aí que as temperaturas começam a descer, sobretudo as mínimas. Esses tempo instável e chuvoso, sobretudo na zona centro e norte, deve manter-se pelo menos até quarta-feira, e fará com que neve nos pontos mais altos, em especial na Serra da Estrela (há previsão de neve de segunda a quarta).
As zonas mais afetadas nem serão em Portugal, mas sim em Espanha, já que todo o norte da Península Ibérica ficará sob o efeito agravado da passagem desta frente gelada.
Engraçado, e eu a pensar que estávamos ainda no Verão, vem aí o Inverno "a sério"
Não sabia que as "frentes chuvosas" tinham vindo de Sul, pensei que eram mais de Oeste e Sudoeste, agora de Sul...de Marrocos?
Se a chuva tivesse vindo de Sul, certamente o Algarve e Baixo Alentejo tinham sido mais beneficiados nestes episódios chuvosos..
Eu já tinha partilhado por exemplo esta notícia aqui em Outubro, não é preciso dizer mais nada porque a piada está feita.Os "jornaleiros", quando não percebem do assunto, começam com narrativas dignas das piores guiões do Cinema, em filmes de "qualidade suprema", como os Sharknado ou alguns de catástrofes que aparecem no Syfy...
Aquecimento global é tanga porque uma cidade qualquer teve uma mínima recorde durante uns dias.
Felizmente há uma estação lá (Dzalinda; WMO 21908) cujos dados são relativamente acessíveis. Cada um que tire as suas conclusões...
Chama-se a isso perturbações num sistema e ele responde com uma resposta oscilatória. A terra está à procura do seu equilíbrioNão deixa qualquer dúvida a análise desse último gráfico. Também é bom visível as alterações bruscas com variações diárias de mais ou de menos 30ºC de um dia para o outro (Início de Maio e agora em Janeiro, onde passa de uns -20ºC para uns --55ºC).
Algum dia temos aquela imagem célebre do filme "O Dia depois do Amanhã" em que, quando surge o olho do furação, tudo congela automaticamenteChama-se a isso perturbações num sistema e ele responde com uma resposta oscilatória. A terra está à procura do seu equilíbrio
Isso é mais um filme de terror: "Olhos do furação" brevemente nos cinemas, aonde os olhos congelam tudo.Algum dia temos aquela imagem célebre do filme "O Dia depois do Amanhã" em que, quando surge o olhos do furação, tudo congela automaticamente
In 2022, China's expansions in solar and wind power have put it on track to hit 3,000 terawatt-hours of clean energy electricity generation - far more than any other country - and lifted the share of clean energy in China's electricity mix to a national record of 31.9%, Ember data shows.
That compares to a 26.3% share in 2015, and puts China top among global leaders in terms of large-scale clean energy deployment.
Que variação impressionante de temperatura do inverno para o verão, uns 50ºC de diferença na temperatura média
Não me parece muito.. Locais em Bragança tiveram 40° este Verão e certamente irão ter -10 quando o inverno chegar a séria...Que variação impressionante de temperatura do inverno para o verão, uns 50ºC de diferença na temperatura média
Os climas sub-árticos têm muitas vezes variações extremas de temperatura. Verkhoyansk na Sibéria tem uma média de 16,5 ºC em julho (próxima das Penhas Douradas, portanto um verão fresquito mas nada do outro mundo)... e uma média de -44,7 ºC em janeiro. E isto são só as médias, não é assim tão incomum nevar no verão, ou estarem "só" -20 ºC em janeiroQue variação impressionante de temperatura do inverno para o verão, uns 50ºC de diferença na temperatura média
Isso são máximas de verão e mínimas de inverno, estás a comparar alhos com bugalhos. A comparação original era médias de verão com médias de inverno naquela cidade siberianaNão me parece muito.. Locais em Bragança tiveram 40° este Verão e certamente irão ter -10 quando o inverno chegar a séria...