Seguimento Meteorológico Livre - 2023

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. :D
Concordo contigo a 1000 %. Não gosto deste dia, ia ficando afogado na primária, já bateram-me por trás no carro e foi para a oficina, já dei boleia a uma estranha e acabámos na PSP em Faro, já cai numa vala porque a estrada devia ter óleo fiz um peão e fiquei com a parte de trás do carro dentro da vala e a parte da frente no ar e ali fiquei à espera que chegasse alguém para ajudar-me até que chegou uma mulher ao pé de mim e mandou parar o trânsito para ajudar, levantaram a parte de trás do carro e saí da vala, nunca tinha visto tanta gente para ajudar-me :lol: e ainda mais uma bateram-me no carro por trás outra vez quando parei na passadeira dessa vez não fez nada, só apanhei uma molha por causa da mulher que bateu-me mas como era gira e ela deu-me o número de tlm, passado 2 dias liguei-lhe com a desculpa que o carro tinha algo e assim conheci a minha companheira. :D
 



-> https://www.ncei.noaa.gov/access/monitoring/monthly-report/global/202213

The year 2022 was the sixth warmest year since global records began in 1880 at 0.86°C (1.55°F) above the 20th century average of 13.9°C (57.0°F).

Anomalias vs média 1910-2000:

XuonbjB.png


Mais um ano em que vou esperar sentado por um relatório decente por parte do Instituto pOrTuGuÊs.
 
Já há normais para Viseu(centro de coordenação) para 1981-2010, apesar de só ter dados desde 1992.
Mas sim para o acompanhamento da evolução do clima, seria importante Viseu-cidade continuar operacional.
Ainda há uns dias disse algo semelhante acerca de Cabril: essas normais em que só há dados para pouco mais de metade do período a que supostamente se referem (ou nem isso) são melhores que nada mas podem ser extremamente enganadoras, especialmente para meses em específico em que os dados em falta correspondam a períodos excecionalmente secos/frios/etc...
 
só apanhei uma molha por causa da mulher que bateu-me mas como era gira e ela deu-me o número de tlm, passado 2 dias liguei-lhe com a desculpa que o carro tinha algo e assim conheci a minha companheira. :D
:lmao::lmao:
Então, para ti, é dia de sorte ;) Ahh e não digas o contrário, pois a tua companheira pode ver e depois torna-se em dia de azar :D
 
Muita atenção às acumulações extremas de neve nos próximos dias no terço norte da Península Ibérica (no caso de alguém do norte de Portugal querer vir e vê-lo ao vivo).

ECMWF_240_ES_ASN_es-ES_es.webp


GFS_192_ESP0_ASN.webp


IMG_20230113_175024.webp
 
O possível evento que se aproxima assemelha-se ao tipo de entrada do dia 27 Fevereiro de 2016 ? não sei se recordam desse dia.

Há de facto algumas semelhanças:

6PCVgsT.png


WLRYXnh.png


Em 27/02/2016:

archives-2016-2-27-0-0.png


archives-2016-2-27-0-1.png


IPMA na altura:

QUEDA DE NEVE POUCO HABITUAL NO CONTINENTE: 26 E 27 FEVEREIRO 2016.​


2016-03-03 (IPMA)


Nos dias 24 a 26 de fevereiro de 2016 estabeleceu-se sobre o Continente uma corrente forte do quadrante oeste com passagem de ondulações frontais que originaram precipitação, em especial nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Houve queda de neve nas terras altas, descendo a cota para 600 metros no dia 26. No dia 27 estabeleceu-se, no ar pós-frontal frio, uma corrente forte de noroeste e houve queda de neve em cotas ainda mais baixas e em locais pouco habituais.

A figura 1 identifica neve no solo, em cor azul ciano, nas Serras da Peneda, Gerês, Larouco, Alvão, Marão, Montemuro, Freita, Caramulo, Estrela e Lousã. A imagem de cima foi obtida no dia 29 de fevereiro, 2 dias depois da ocorrência, quando a inexistência de nebulosidade permitiu uma observação vasta da superfície. A imagem de baixo foi obtida no dia 1 de março, notando-se já uma redução da área coberta com neve, em particular, nas regiões onde é menos habitual nevar.

Figura1_29fev_1mar.png


Figura 2 - Imagens combinadas obtidas às 10 h locais a partir de um satélite Meteosat de Segunda Geração, recorrendo a um canal na banda do infra-vermelho próximo (1.6 micra) e a um canal de alta resolução na banda do visível. Neve no solo em tons azul ciano. Em sequência da esquerda para a direita e de cima para baixo – 29 fevereiro, 1, 2 e 3 março 2016.

Figura2_Estrela_29feb_3mar.png



Na estação do IPMA das Penhas Douradas, a 1380 metros de altitude, foram registados 15 cm de espessura de neve no solo no dia 27 de fevereiro. No dia 29 ainda se registava uma espessura de 12 cm e no dia 2 de março uma espessura de 5 cm. A progressiva redução da área coberta com neve na serra da Estrela é também identificável na Figura 2, com imagens obtidas às 10h locais dos dias 29 de fevereiro e 1, 2 e 3 de março.

As notícias divulgadas pela comunicação social e os relatos efetuados na plataforma de cooperação voluntária do IPMA, METOGLOBAL, e em fóruns de meteorologia na internet sugerem que a queda de neve tenha ocorrido em cotas acima de 300 metros, de acordo com as previsões divulgadas pelo IPMA nos dias anteriores, tendo em particular nevado em serras como as de Monchique, Aire, Candeeiros e Montejunto, ou em locais como Fátima, Leiria, Sobral de Montagraço e Arraiolos.


 
Última edição:
O possível evento que se aproxima assemelha-se ao tipo de entrada do dia 27 Fevereiro de 2016 ? não sei se recordam desse dia.
Recordo me bem desse dia..
Nessa altura estava a minha mulher grávida do nosso primeiro filho, e fomos à serra de Montejunto onde gravei este vídeo..

Bem que gostava de voltar a repetir a experiência..



Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk
 
Tivemos outro evento mais recente, o dia 4 de Dezembro de 2020, foi semelhante ao que está a ser previsto. Nesse dia andei pelo Gerês e a acumulação de neve andou pelos 550m pelos sítios onde eu passei. Criei um tópico na altura com registos desse dia:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.