Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Vê-se logo que não estás a acompanhar os modelos a médio prazo.
Estou, mas não considero o que vem aí frio. Nem sequer vou ter mínimas de zero graus - coisa comum por cá noutros Janeiros. Só por isso que acho que não se vê frio nos modelos.

O que vem aí são temperaturas mais dentro do normal, mas não é frio e muito menos uma vaga de frio!

Última edição:
Estou, mas não considero o que vem aí frio. Nem sequer vou ter mínimas de zero graus - coisa comum por cá noutros Janeiros. Só por isso que acho que não se vê frio nos modelos.

O que vem aí são temperaturas mais dentro do normal, mas não é frio e muito menos uma vaga de frio!
Temperaturas de 0 graus em Lisboa são comuns? Ter ISO -4 em cima de Portugal são temperaturas mais dentro do normal? :huhlmao::facepalm:

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
-> https://phys.org/news/2023-01-exxon-knew-decades-climate-science.html

o1Pq5Ir.png

Relacionado -> https://phys.org/news/2023-01-climate-extreme-world-dont.html

No ano de 2022, em Dzalinda, a diferença entre a média do dia mais quente e o dia mais frio foi quase de 80ºC.

Dia mais quente: 27 de julho com 26,1ºC (temperatura média)

Dia mais frio: 3 de janeiro, com -52,6ºC (temperatura média)

Este janeiro já teve um dia com temperatura média de -60,0ºC

Bragança, em 2022, variou entre 1,1ºC e 32,0ºC (valores médios diários).

Temperaturas de 0 graus em Lisboa são comuns? Ter ISO -4 em cima de Portugal são temperaturas mais dentro do normal? :huhlmao::facepalm:
Alenquer - Alto Concelho meu amigo, todos os anos por cá temos ..geadas fartas, 0 graus é comum. Este ano apenas um dia em Novembro e três dias no início do ano. E não se prespectiva nada de semelhante para os próximos dias.

Alenquer - Alto Concelho meu amigo, todos os anos por cá temos ..geadas fartas, 0 graus é comum. Este ano apenas um dia em Novembro e três dias no início do ano. E não se prespectiva nada de semelhante para os próximos dias.
Porque o padrão tem estado mais húmido ( chuva) óbvio que poucas geadas tem havido.

Estou, mas não considero o que vem aí frio

Não só deverá vir frio com precipitação, ou seja boas possibilidades de neve, em especial no Interior Norte/Centro, e a cotas ainda por definir, como após esta circulação fria de NW/N a tendência é para o estabelecimento do AA, com dias de céu limpo e geadas nos locais habituais.

E ir acompanhando, pois ainda vai sofrer alterações como é normal, mas parece-me que será a primeira entrada fria digna desse nome neste Outono/Inverno e que poderá pintar de branco, em especial, as nossas serras. :cold:

Por exemplo, o ECMWF coloca bastante neve, mas à medida que a circulação fica mais de norte diminui a precipitação, ou fica retida nas montanhas de Espanha, o habitual, portanto:

f7ws4Uz.jpg

iZmapqu.jpg

2DhSAjp.jpg

FqHUUbi.jpg

Última edição:
Ainda acreditas nisso. Vives tão perto da fronteira que deves ficar com o mesmo receio nos Martes y Trece
:D

Ahh e é verdade, quando a bruxas, a festa é em Montalegre, não em Portalegre :lmao::D (apesar de andarem por ai algumas ;))

Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. :D

Ainda acreditas nisso. Vives tão perto da fronteira que deves ficar com o mesmo receio nos Martes y Trece
:D

Ahh e é verdade, quando a bruxas, a festa é em Montalegre, não em Portalegre :lmao::D (apesar de andarem por ai algumas ;))

• Haha
Reactions: "Charneca" Mundial
Estado
Fechado para novas mensagens.