Para os especuladores
https://news.exeter.ac.uk/faculty-o...h-could-enhance-long-range-forecasting-skill/
![Arrow -> ->](/forum/styles/meteopt/smilies/arrow.gif)
Então, mas não andaram a treinar a DANÇA DA CHUVA nos últimos meses?Por mais estranha seja a configuração o importante é elas virem ao papá.
Uma coisa pedida muitas vezes ela concretizasse.
Podes ficar com ela toda...não queremos! Nós gostamos de água "dura" tirada a 300m de profundidade. Água "vintage" que já caíu dos céus há não sei quantos anos e já apurou na rocha ...coisas de malta de barba rijaEntão, mas não andaram a treinar a DANÇA DA CHUVA nos últimos meses?
Se sim, é hora de a dançar, com bombos a abanar os céus.
FORÇA NISSO!!!
Entretanto...os transvases do Douro já avançaram?
Aqui do rio Ferreira não obrigado, esta água é preciosa, é melhor ficar só para nós.![]()
Aqui do rio Ferreira não obrigado, esta água é preciosa, é melhor ficar só para nós.![]()
Estes nortenhos querem a água toda só para eles! Eles, é aos 200mm de cada vez e para o Sul é a contar cêntimos de 0,1mm!![]()
Nada de dança de chuva, comigo é mais macumba com búzios e cartas da Maya.Podes ficar com ela toda...não queremos! Nós gostamos de água "dura" tirada a 300m de profundidade. Água "vintage" que já caíu dos céus há não sei quantos anos e já apurou na rocha ...coisas de malta de barba rija
Danças da chuva é o @algarvio1980 que domina...contamos com ele
Já agora...transvases isso é coisa de ultrajistas de direita![]()
Tenho dois pés esquerdos, dança não é o meu forte.Então, mas não andaram a treinar a DANÇA DA CHUVA nos últimos meses?
Se sim, é hora de a dançar, com bombos a abanar os céus.
FORÇA NISSO!!!
Havia udómetros pelas serras do Minho, Gerês em especial, que detinham o recorde anual de precipitação na Europa. É lamentável que essa rede de centenas de estações por todo o território do continente tenha sido extinta, ainda no século passado.Não é por acaso que o Gerês, e em geral todo o Noroeste e parte do Centro/Norte são das zonas mais chuvosas da Europa e há muita influência das serras.
Expliquem-me uma coisa, mesmo com esses valores extraordinários, as serras do Minho e do Norte também têm os seus valores reduzidos a metade nas últimas décadas? Alguém apontou isso há uns tempos? Tenho ideia de ter lido algo nesse sentido.Havia udómetros pelas serras do Minho, Gerês em especial, que detinham o recorde anual de precipitação na Europa. É lamentável que essa rede de centenas de estações por todo o território do continente tenha sido extinta, ainda no século passado.
O Litoral Norte precisa de muita chuva mesmo, não admira...é preciso alimentar um BURACO NEGRO, que sabemos agora precisar de mais água que o ABACATE.
A precepção é de diminuição da precipitação, em linha com o que acontece por TODO o país,Expliquem-me uma coisa, mesmo com esses valores extraordinários, as serras do Minho e do Norte também têm os seus valores reduzidos a metade nas últimas décadas? Alguém apontou isso há uns tempos? Tenho ideia de ter lido algo nesse sentido.
As médias não estão reduzidas a metade em local algum do continente. Há reduções significativas por exemplo na Serra da Estrela, mas na Peneda-Gerês não serão tão significativas.valores reduzidos a metade nas últimas décadas?
Sem sequer ir olhar aos números concretos, acho que não. Será preciso ir investigar as poucas (muito poucas) estações com séries longas no Minho.Será que no litoral norte a precipitação reduziu significativamente?