Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Por mais estranha seja a configuração o importante é elas virem ao papá.

Uma coisa pedida muitas vezes ela concretizasse.
Então, mas não andaram a treinar a DANÇA DA CHUVA nos últimos meses?
Se sim, é hora de a dançar, com bombos a abanar os céus.
FORÇA NISSO!!!

Entretanto...os transvases do Douro já avançaram?
Aqui do rio Ferreira não obrigado, esta água é preciosa, é melhor ficar só para nós.:evilmad:

FORÇA NISSO!!!

Aqui do rio Ferreira não obrigado, esta água é preciosa, é melhor ficar só para nós.:evilmad:
Podes ficar com ela toda...não queremos! Nós gostamos de água "dura" tirada a 300m de profundidade. Água "vintage" que já caíu dos céus há não sei quantos anos e já apurou na rocha ...coisas de malta de barba rija:D

Danças da chuva é o @algarvio1980 que domina...contamos com ele:D

Já agora...transvases isso é coisa de ultrajistas de direita;)

Estes nortenhos querem a água toda só para eles! Eles, é aos 200mm de cada vez e para o Sul é a contar cêntimos de 0,1mm! :D

Estes nortenhos querem a água toda só para eles! Eles, é aos 200mm de cada vez e para o Sul é a contar cêntimos de 0,1mm! :D

A previsão da frente do ex furacão Kirk é bem demonstrativa das diferenças entre as regiões.

Quando as sinópticas são favoráveis ao Norte ( como o são na maioria das vezes nestas estações do ano) não há hipótesse.

Não é por acaso que o Gerês, e em geral todo o Noroeste e parte do Centro/Norte são das zonas mais chuvosas da Europa e há muita influência das serras. :rain:

L1YRIcU.jpeg

Olhando a este mapa, embora sem grande resolução, o Algarve também não é das mais secas, tem médias que competem ali com zonas do leste de Inglaterra e França, se as médias, dada a variabilidade anual, se cumprem ou não isso já é outra história.

9TXvdag.jpeg

Londres, por exemplo, tem apenas 591.7 mm de média anual, embora com precipitações repartidas por todos os meses, a média é baixita ( o Porto tem o dobro ou mais da média de Londres ) para uma cidade a uma latitude já elevada.

Há a ideia que Londres é muito chuvosa, o que tem é muitos dias nublados e com chuvas mais fracas embora persistentes, mas não é uma cidade de grandes e frequentes chuvadas.

xNen1B1.jpeg

Última edição:
Podes ficar com ela toda...não queremos! Nós gostamos de água "dura" tirada a 300m de profundidade. Água "vintage" que já caíu dos céus há não sei quantos anos e já apurou na rocha ...coisas de malta de barba rija:D

Danças da chuva é o @algarvio1980 que domina...contamos com ele:D

Já agora...transvases isso é coisa de ultrajistas de direita;)
Nada de dança de chuva, comigo é mais macumba com búzios e cartas da Maya. :D

FORÇA NISSO!!!

Tenho dois pés esquerdos, dança não é o meu forte. :lol:

Não é por acaso que o Gerês, e em geral todo o Noroeste e parte do Centro/Norte são das zonas mais chuvosas da Europa e há muita influência das serras.
Havia udómetros pelas serras do Minho, Gerês em especial, que detinham o recorde anual de precipitação na Europa. É lamentável que essa rede de centenas de estações por todo o território do continente tenha sido extinta, ainda no século passado.

Havia udómetros pelas serras do Minho, Gerês em especial, que detinham o recorde anual de precipitação na Europa. É lamentável que essa rede de centenas de estações por todo o território do continente tenha sido extinta, ainda no século passado.
Expliquem-me uma coisa, mesmo com esses valores extraordinários, as serras do Minho e do Norte também têm os seus valores reduzidos a metade nas últimas décadas? Alguém apontou isso há uns tempos? Tenho ideia de ter lido algo nesse sentido.

O Litoral Norte precisa de muita chuva mesmo, não admira...é preciso alimentar um BURACO NEGRO, que sabemos agora precisar de mais água que o ABACATE.
É a realidade!

Expliquem-me uma coisa, mesmo com esses valores extraordinários, as serras do Minho e do Norte também têm os seus valores reduzidos a metade nas últimas décadas? Alguém apontou isso há uns tempos? Tenho ideia de ter lido algo nesse sentido.
A precepção é de diminuição da precipitação, em linha com o que acontece por TODO o país,

No entanto deixo aqui esta nota, pertinente ou não: Será que no litoral norte a precipitação reduziu significativamente? Será que na Peneda-Gerês a precipitação reduziu?
No Litoral Norte há muitas estações activas, já na Peneda-Gerês a realidade é contrária, desapareceram as estações das zonas mais húmidas.

valores reduzidos a metade nas últimas décadas?
As médias não estão reduzidas a metade em local algum do continente. Há reduções significativas por exemplo na Serra da Estrela, mas na Peneda-Gerês não serão tão significativas.

Será que no litoral norte a precipitação reduziu significativamente?
Sem sequer ir olhar aos números concretos, acho que não. Será preciso ir investigar as poucas (muito poucas) estações com séries longas no Minho.

"One of the more far-fetched rumors is that Helene was an engineered storm to allow corporations to mine regional lithium deposits."

"Republican Congress member Marjorie Taylor Greene posted on X Thursday night: "Yes they can control the weather. It's ridiculous for anyone to lie and say it can't be done."

:facepalm:

(Nem me rio, tal é a perigosidade destes "boatos oficiais")

E mesmo a propósito, lá vem mais um furacão castigar o estado "republicano" da Florida...

Última edição:
Continua a não haver qualquer Aviso para os Açores!! :shocking:
Estamos a 48 horas da chegada dos primeiros efeitos da passagem do Kirk ao largo do Grupo Ocidental (agitação marítima, vento, precipitação).

Anexos

• Prev-Açores_20241005-05h04_1007.webp
    Prev-Açores_20241005-05h04_1007.webp
    43.2 KB · Visto: 21
  • Prev-Açores_20241005-05h04_1008.webp
    Prev-Açores_20241005-05h04_1008.webp
    46.2 KB · Visto: 19