Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Continua a não haver qualquer Aviso para os Açores!! :shocking:
Estamos a 48 horas da chegada dos primeiros efeitos da passagem do Kirk ao largo do Grupo Ocidental (agitação marítima, vento, precipitação).

É fim-de-semana e feriado… típico dos Açores

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Continua a não haver qualquer Aviso para os Açores!! :shocking:
Estamos a 48 horas da chegada dos primeiros efeitos da passagem do Kirk ao largo do Grupo Ocidental (agitação marítima, vento, precipitação).

Juro que não tive nada a ver com a emissão de avisos

Acabaram de chegar

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pMbd7bU.jpeg

dA5U4pR.jpeg

a
Boas pessoal,

Esta chuva prevista para a semana que vêm é restos do furacão Kirk? O GFS não dá praticamente nada de chuva, já o ECWMF carrega um pouco, isto pelo menos para o Algarve.

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk
No Algarve pouco irá chover, infelizmente. Acima de Setúbal vai carregar bem. O vendaval tb será bastante acentuado!

• Gosto
Reactions: Geopower e Aine
a

No Algarve pouco irá chover, infelizmente. Acima de Setúbal vai carregar bem. O vendaval tb será bastante acentuado!
Olhando aos modelos nem no próprio ensemble do modelo estão de acordo, e ainda menos entre modelos, isto nem sequer para o dia de amanhã.
As operacionais dos modelos continuam bem acima do resto do ensemble..
No sul a quantidade de precipitação é uma grande incógnita ainda...

Boas pessoal,

Esta chuva prevista para a semana que vêm é restos do furacão Kirk? O GFS não dá praticamente nada de chuva, já o ECWMF carrega um pouco, isto pelo menos para o Algarve.

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk
Quarta-feira passa o Kirk, logo depois na sua esteira vai se formar outra depressão que vai ter algum cavamento e essa é que se tudo correr como tem estado a prever trará chuva ao Algarve.

As médias não estão reduzidas a metade em local algum do continente. Há reduções significativas por exemplo na Serra da Estrela, mas na Peneda-Gerês não serão tão significativas.

Sem sequer ir olhar aos números concretos, acho que não. Será preciso ir investigar as poucas (muito poucas) estações com séries longas no Minho.
Leonte passou de ~3400mm (51-80) para ~2800mm (71-00).
Entretanto a estação foi extinta. Mas diria que na última década ande perto dos 2500mm.

Leonte passou de ~3400mm (51-80) para ~2800mm (71-00).
Entretanto a estação foi extinta. Mas diria que na última década ande perto dos 2500mm.
Sim, uma redução de cerca de 18%. Como tenho os Anuários se conseguir arranjar tempo posso averiguar mais estações no PNPG e outras áreas, especialmente Serra da Estrela.

Só se for para a tua zona... Um modelo mostra +100mm vale do Sado, o outro mostra 20... Tudo a ver xD
O GFS está bastante solitário no que toca ao conjunto dos modelos neste momento. Todos os modelos preveem precipitação relevante mesmo no sul do país, exceto o GFS. :intrigante: