Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Um Parque Natural não é criado para ser de diversões mas sim para preservar ecossistemas incluindo a componente humana. Não é suposto ser criado para o lucro artificial. Pode ser usufruido turisticamente mas só até certo ponto. Acresce que nas previsões climáticas a longo prazo a Estrela como destino turístico de neve será cada vez mais inviável, e se é "Natural" então usufrua-se como está, no seu estado natural com actividades turísticas que não artificializem a paisagem e não degradem os ecossistemas.
Este ano contam se pelos dedos de uma mão os dias com neve na serra da Estrela.
Reparem que mesmo na Europa central há estações de esqui a 1500 - 2000 com graves pressão e a entrar em falência. No futuro simplesmente não haverá neve a esta altitude. Por isso pensar a Estrela só como um turismo de neve é algo estúpido.

A julgar pelas imagens de satélite e mapa de descargas elétricas parece que se confirma a instabilidade prevista já apartir desta noite/madrugada:
1709733428411.webp

eumetsat 2.webp

Já está mais perto a frente, parece que ao final da tarde, início da noite alguma chuva começará a cair no litoral, proveniente da zona pré-frente que se observa na imagem.

Venha de lá, que "cante" ao cair lá para o sul...:thumbsup:

Ver anexo 10163

Já está mais perto a frente, parece que ao final da tarde, início da noite alguma chuva começará a cair no litoral, proveniente da zona pré-frente que se observa na imagem.

Venha de lá, que "cante" ao cair lá para o sul...
Acho que a rotação da depressão vai levar a chuva para Norte do Tejo... Não será suficiente para molhar bem o Algarve e Baixo Alentejo.

Enviado do meu SM-S916B através do Tapatalk

Está individualizada a depressão 1001 hPa hoje às 12h, e com previsão de 994 hPa para amanhã às 12h a Oeste da Galiza, cerca de uma centena de quilómetros da costa.
O vento não será problema, não há sequer Aviso Amarelo.
A agitação marítima sim, Aviso Laranja a começar pelos distritos mais a sul do continente.
Neve com Aviso Laranja, em especial para a Estrela.

A_sfc_full_ocean_color_20240306-12h.webp

Cuidado que ainda não é este o evento que vai permitir respirar de alívio se é que haverá alívio daqui para a frente.
Isto não é como começa mas sim como acaba...para já parece um bom começo para a Primavera mas o decorrer de Março parece não ser muito positivo e veremos depois...
Precisávamos de meses nos 100mm ou lá perto. Parece-me tudo medíocre mas sem querer desdenhar obviamente.
A minha conversa vai no sentido de me parecer que existe algum euforismo não tanto aqui pelo fórum mas mais pela população.
Há tendência para se caír no erro de que já existe água com fartura porque choveu em Janeiro, Fevereiro, Março...
Eu não digo nada mas março costuma ser um mês bastante surpreendente e dinâmico no que toca à meteorologia em Portugal. Já houve vários meses de março em que as previsões inicialmente não pareciam grande coisa mas depois no fim o mês acabou por ser bastante chuvoso, estar a fazer conclusões com base em previsões a 6 de março sobre o mês em questão geralmente não tende a correr muito bem (sobretudo com a sinóptica meteorológica atual, bastante instável). :unsure:

Para dia 8 para o norte do pais onde será melhor para ver o manto branco ?
Obrigado desde já

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Com sorte Gralheira, Pitões das júnias... Apesar do nevão em perspetiva amanhã e sábado, chove abaixo dos 1200m dia 8 e dia 10, pelo que quem quiser ir ver o manto branco vai ver um monte de papas derretidas :(

Com sorte Gralheira, Pitões das júnias... Apesar do nevão em perspetiva amanhã e sábado, chove abaixo dos 1200m dia 8 e dia 10, pelo que quem quiser ir ver o manto branco vai ver um monte de papas derretidas :(
Entao mais vale é ficar em casa bahh .
Pensei em manzaneda mas fica ainda distante. No alvao tambem deve ficar à risca nao ? Ali na zona de vila pouca

Entao mais vale é ficar em casa bahh .
Pensei em manzaneda mas fica ainda distante. No alvao tambem deve ficar à risca nao ? Ali na zona de vila pouca

Lamas de olo a 1000m deve ser a mesma situação, vai chover por cima da neve. Neve neve só indo ao pico do marão :disgust: É da maneira que vai tudo às eleições em vez de ir à neve no domingo

Última edição: