Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Duas horas depois, são várias as linhas de instabilidade, além das duas frentes:

AZTGfr3.png

Lamas de olo a 1000m deve ser a mesma situação, vai chover por cima da neve. Neve neve só indo ao pico do marão :disgust: É da maneira que vai tudo às eleições em vez de ir à neve no domingo

As previsões são optimistas quanto a neve, coloco aqui ( como exemplo) os avisos actualizados para os Distritos de Braga ( neve no Gerês) e Vila Real ( neve em Pitões/Montalegre) que estão com aviso laranja em relação à neve.

Acumulação acima dos 800 m ( cota bastante razoável) e que pode ser superior a 10 cm acima dos 1000m ( Pitões está a cerca de 1200 m ).

A meu ver o melhor dia será no sábado dia 8 para quem quiser, por exemplo, ir a Pitões das Júnias ( até porque domingo é dia de votar :D ).

Se vai ser assim, é aguardar para ver, não tardarão a surgir relatos/fotos dessas zonas:

qXNLaHH.jpeg

VpLBnCL.jpeg

Última edição:
Para quem gosta de neve, e numa zona alta com bons acessos sempre pode ir à serra do Larouco em estrada até ao seu ponto culminante: 1525 mts de altitude.
É o ponto mais alto visitável de automóvel no país, depois da Serra da Estrela evidentemente.
Tem o bónus de estar mais a norte, e ter alguma proteção das massas de ar húmidas de oeste, ao ter no seu caminho as serranias da Peneda-Gerês.

Mas claro que não recomendo pois um dia quero ir lá em situação similar e os carros atolados serão aos milhares, quiçá às centenas...E não há limpa-neves por lá.
Um dia ainda farão ali uma estância de esqui, especializada em "SKU". :malandro:

eumetsat 1.png

Bela imagem de massas de ar, com ar polar a sair do leste do Canadá e sul da Gronelândia, e a intrusão de ar polar marítimo a alimentar a depressão a Oeste da Península Ibérica.
A fábrica de tempestades (depressões) está bem e recomenda-se :thumbsup:

Última edição:

Serra da Estrela espera maior nevão desde 2018.​

SIC Notícias Há 33 minutos.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para queda de neve significativa nas terras altas do Norte e Centro até domingo. Espera-se que a acumulação de neve ultrapasse um metro de altura no ponto mais alto de Portugal continental.

As estradas do maciço central da serra da Estrela estão, esta quinta-feira, encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, com sede na Guarda, a circulação está interrompida em quatro troços.

Troços encerrados

Pelas 02.30 foram encerrados os troços 11 (Piornos-Torre), 12 (Torre - Torre) e 13 (Torre - Lagoa Comprida), e às 05:00 foi encerrado o troço 9, que liga Piornos a Manteigas, e ainda o 1 e o 2, que ligam Portela de Arão a Lagoa Comprida e Lagoa Comprida - Sabugueiro, respetivamente.

Espera-se que a acumulação de neve ultrapasse um metro de altura durante o nevão que poderá ser o maior desde 2018.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para queda de neve significativa nas terras altas do Norte e Centro até domingo.

As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 cm a cotas superiores a 1.000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da serra da Estrela poderá acumular cerca de um metro de neve no final do período", destacou o instituto.

Quando vejo os meteogramas do GFS com cota de 450 metros nas últimas actualizações em Leiria ainda me dá esperança de ver alguns flocos de neve misturados com chuva na madrugada de sábado. A cada saída tem vindo a aumentar um pouco mais o frio e já estamos muito perto da data. Mesmo Portalegre agora mostra cota de 350 metros.

Espectacular..e que venha ela!!
Mais um local que conheço, e onde estive no Outono, (com cores brutais de natureza!!) sem neve nenhuma, claro, e com dias lindos de Sol e um frio brutal também ehehe já de manha e á noite...
A paisagem é simplesmente fabulástica e com neve nem quero imaginar...
Portanto vou continuar aqui a seguir o post...
P.S. Riano no outro dia ficou-me no pensamento eheheh e estou aqui com a ideia louca de talvez ir lá este fds...
Aqui os meninos do país vizinho estão a prever neve para Domingo e Terça...
Qual é a vossa opinião, acham que no Sabado já poderá nevar???

Vamos a ver...!
@tucha , não tirando a beleza de muitas regiões de Espanha, mas pelas previsões terás alternativas bem mais próximas. Até nos pontos mais altos da Serra de S. Mamede, está prevista a queda de neve. A temperatura está muito baixa e com o avançar da massa de ar frio, o elemento branco nesta região não é de excluir. O dia parece ser propício a surpresas, porque são raras as vezes em que saio de casa com temperaturas tão baixas ao menos tempo que há precipitação.

Quando vejo os meteogramas do GFS com cota de 450 metros nas últimas actualizações em Leiria ainda me dá esperança de ver alguns flocos de neve misturados com chuva na madrugada de sábado. A cada saída tem vindo a aumentar um pouco mais o frio e já estamos muito perto da data. Mesmo Portalegre agora mostra cota de 350 metros.
Creio que até os modelos estão surpreendidos com o surgimento de frio, algo tão raro nos últimos tempos.
Pessoalmente noto que está a ficar mais frio do que estava quando saí de casa e então já estava um frio pouco habitual
Acredito mais em cotas, nesta área com alguma acumulação, a partir de 800/900 m. É claro que isso só abrange os pontos mais altos de S. Mamede e de Marvão

para ourém mostra 500 metros 600, já dava para nevar na serra de aire que tem 679m

Boas os meteogramas que estavam disponíveis anteriormente aqui no fórum, já não existem?
Aqui podes consultar os meteogramas

Cota de 350 m em Montalegre no Sábado.

Boas cotas no dia de sábado para a região e até na sexta.

Isto indica que a zona pode acumular bastante neve.

DfaepJo.jpeg

Última edição: