algarvio1980
Furacão
Ela vem de oeste, mas o vento virá de E/SE. Só falta fazer piruetas. Com sorte e milagre até pode Janeiro acabar na média.Mas no ECMWF vejo a depressão a vir de oeste.
Ela vem de oeste, mas o vento virá de E/SE. Só falta fazer piruetas. Com sorte e milagre até pode Janeiro acabar na média.Mas no ECMWF vejo a depressão a vir de oeste.
Cisalhamento do vento é batota!Ela vem de oeste, mas o vento virá de E/SE. Só falta fazer piruetas. Com sorte e milagre até pode Janeiro acabar na média.
As curvas IDF são aplicáveis a toda a Lisboa, não há nenhuma razão morfológica ou climática para diferenciar zonas de Lisboa, quando se fala de eventos extremos de precipitação (em muitos eventos há diferenças registadas entre as EMA de Lisboa, mas devem-se apenas a questões de sorte, a célula passar mais a Oeste ou a Este por exemplo). Aliás, o uso das IDF do estudo da Cláudia Brandão é um aperfeiçoamento dos projectistas face ao estipulado no Regulamento, que apenas apresenta 3 IDF para o país inteiro, sendo que 1 delas é só para as ilhas e alta montanha no continente.Certo, mas as curvas IDF dessas duas estações podem não ser aplicáveis para toda a área de Lisboa, especialmente a zona oriental e as vertentes sul de Monsanto. O conhecimento dos acumulados parece-me mesmo assim necessário para o cálculo dos reservatórios e bacias de retenção.
Muito local vai ser relativamente poupado devido às cordilheiras.
A média de precipitação total (7100) do Montijo é de 71 mm, portanto 75 a 100 mm é mais do que a média mensal nesse período de 30 anos (e quase certamente mais do que a média mensal em 8110 visto que houve um decréscimo geral da precipitação com o passar das décadas).A península de Setúbal a cor de rosa claro quando tudo a volta está a mais escuro. Parece que é a gozar...
Não tenho muita noção do que são 75-100mm em 10 dias mas parece muito bom...
O UKMO 00z tem 150 a 200mm no Caldeirão, em 4 dias (Domingo a 4ª)...Veremos se vai ser uma boa semana para estar na caminha.
Se chover os acumulados previstos, por aqui, iria ter o Janeiro mais chuvoso desde que faço registos (2008), o recorde é de 91 mm em 2010, a média entre 2008 e 2024 ronda os 32 mm.