Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
em Lisboa nestes dias tenho visto montes de turistas de calções e a tomar banho na ribeira das naus..montes de turistas a apanhar sol...
toohot.gif
toohot.gif

Por este andar vamos ter o Natal mais quente desde que ha registo, ainda tenho a roupa de Inverno no armário n usei nada ehehe tudo de meia estação.
Esta a ser um inicio de Inverno muito estranho, espero que mude rápido...

• Gosto
Reactions: Topê e Thomar
em Lisboa nestes dias tenho visto montes de turistas de calções e a tomar banho na ribeira das naus..montes de turistas a apanhar sol...
toohot.gif
toohot.gif

Por este andar vamos ter o Natal mais quente desde que ha registo, ainda tenho a roupa de Inverno no armário n usei nada ehehe tudo de meia estação.
Esta a ser um inicio de Inverno muito estranho, espero que mude rápido...

Tenho muitas duvidas que este dominio anticlonico se alastre por o mês todo é possível, mas tenho muitas duvidas, pois os principais modelos já começam discretamente a anunciar uma eventual mudança de padrão a médio prazo e já começa-se a verificar que o anticiclone começa a perder vigor. Logo o mês não está de todo definido, considerando que ainda estamos no inicio do mês.
Estamos sobre o domínio anticiclonico, desde de Novembro, na Europa chuva, chuva a sério só mesmo a Norte das Ilhas Britânicas, Oeste de Noruega, pois as altas pressões tem sido tão potentes e frequentes, fazendo com que haja um bloqueio anticlonico que não permita a entrada de baixas pressões, com frequência em grande parte do continente europeu.
Até pode ser muito positivo este dominio anticiclonico tão prolongado , antes agora que no final do Inverno(Fevereiro,Março meses que considero mais críticos para o posicionamento de anticiclones vigorosos), pela razão que ainda temos muitos meses de Inverno, meses com atmosfera fria(final de Dezembro,Janeiro e Fevereiro) o que uma suposta mudança de padrão, e uma desorganização atmosférica possam em tese trazer ainda um Inverno interessante. Os modelos vão ameaçando, já se enganaram anteriormente também é verdade, mas acho que desta vez possam acertar, pois o anticiclone já está dominante há muito tempo, e a instabilidade e desorganização atmosférica tenderá a aparecer, do que há um mês atrás quando ele se instalou com toda a força.

• Gosto
Reactions: StormyAlentejo
Em 2013, após um Verão louco com recordes de temperatura e muitas trovoadas de verão, seguiu -se um Outono louco, primeiro com muitas tempestades, depois com um tempo muito frio, com recordes negativos de temperatura. Depois, um inverno magnífico com todos os ingredientes ( temporais, frio, Nevões, agitação marítima) .

Quando é que desaparece este marasmo, que já irrita e pelo segundo ano consecutivo? :sad:

Em 2013, após um Verão louco com recordes de temperatura e muitas trovoadas de verão, seguiu -se um Outono louco, primeiro com muitas tempestades, depois com um tempo muito frio, com recordes negativos de temperatura. Depois, um inverno magnífico com todos os ingredientes ( temporais, frio, Nevões, agitação marítima) .

Quando é que desaparece este marasmo, que já irrita e pelo segundo ano consecutivo? :sad:
Verdade, mas este ano nem frio temos, a ver se o AA desaparece de uma vez para pelo menos termos alguma chuva...2015 foi o ano mais monótono meteorologicamente falando que vi ate agora, apenas 1 mês com precipitação na média e 1 acima (outubro) pelo menos por aqui...e tem sido de temperaturas acima da media desde março ate agora...grande seca que aqui vai
:nugget:

• Gosto
Reactions: Mr. Neves
Verdade, mas este ano nem frio temos, a ver se o AA desaparece de uma vez para pelo menos termos alguma chuva...2015 foi o ano mais monótono meteorologicamente falando que vi ate agora, apenas 1 mês com precipitação na média e 1 acima (outubro) pelo menos por aqui...e tem sido de temperaturas acima da media desde março ate agora...grande seca que aqui vai
:nugget:
Pode ser que o próximo compense, e que seja em grande :D

• Gosto
Reactions: joralentejano
Até um cemitério é mais animado que estas condições meteorológicas!!! Farto de bom tempo!

• Gosto
Reactions: joralentejano
Vá, algum ânimo, vamos à partida ter chuva razoável daqui a uns dias, e existe razoável consenso para um período de relativa instabilidade em direcção ao natal nos vários modelos. Claro que é provável que retire alguma, e a maior parte à partida restringida ao noroeste, visto serem sistemas a sofrer desgaste pelo bloqueio. A ver os que cá chegam.. Mas parece sem dúvida ir iniciar um período mais activo no Atlântico a latitudes mais próximas de nós. Frio... Esse é que nem vê-lo. De momento não há perspectivas de entradas frias, vamos continuar bem acima da média, com ou sem chuva.

Acho que Portugal não e o único, aqui no extremo oriente estamos também com um inverno totalmente incomum novembro foi um fiasco as máximas chegaram varias vezes a 20c e dezembro esta bem fraco também, essa semana quase todos os dias vão chegar a 14c de máxima. Acho que se trata de um ano bem incomum.

Alias o clima esta mudando bastante e e algo que nunca foi visto, O clima antes da revolução industrial sempre foi mais frio sereno e ensolarado. Se as profecias estiverem certa grandes mudanças estão para começar acontecer. E se não começamos a mudar o ritmo de destruição pelo lucro essas mudanças vão ser bem desagradáveis...

As mudanças climáticas estão aí. Só é cético quem quer! Pela primeira vez arrisco-me a passar o natal na esplanada!

Anda estranho este tempo ( não é que nunca tenha acontecido, pois 1994 e 2005 foram muito semelhantes) .

Eu tenho a estranha sensação de caminhar para o fim do inverno e não para o seu início.

Pelo menos na minha zona, parece que tem estado um tempo típico de Março e não de dezembro, com as noites frias mas os dias amenos .

• Gosto
Reactions: Thomar e Topê
Anda estranho este tempo ( não é que nunca tenha acontecido, pois 1994 e 2005 foram muito semelhantes) .

Eu tenho a estranha sensação de caminhar para o fim do inverno e não para o seu início.

Pelo menos na minha zona, parece que tem estado um tempo típico de Março e não de dezembro, com as noites frias mas os dias amenos .

Sim e o frio não tem sido nada de especial, pois a Leste continua tudo parado, não existem praticamente entradas continentais frias, que nos tragam os restos do frio continental.
O que o James diz faz todo o sentido, e é de facto interessante, parece que estamos em finais de Fevereiro, inícios de Março, o que quiçá, nunca se sabe que isto possa ainda ser um bom prenuncio, pois apesar de na meteorologia não existir bem a lei da compensação, mas a verdade é que têm sido meses e meses de domínio total das altas pressões, e também acho que possa ser possível existir uma desordem atmosférica, e se essa mesma desordem atmosférica surgir nos meses de Janeiro e Fevereiro poderá-nos trazer surpresas.
O mais provável é termos um Inverno de padrão anticiclone interrompido aqui e ali com uma ou outra depressão. Mas nunca se sabe se isto poderá dar uma volta. Isto é estabilidade já que dura á muitos muitos meses, e em todo lado, custa por vezes acreditar que isto possa continuar sempre assim, numa especie de Primavera ou fim do Inverno eterna.

• Gosto
Reactions: Thomar
Estado
Fechado para novas mensagens.