Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
Hoje em dia, ou como tentaste dizer, sempre :)
E não é apenas a "influência marítima", é esta influência marítima. Olhem também para a costa oeste dos EUA por exemplo.
Mas a nossa "influência marítima" é influenciada pela corrente do golfo, já a costa oeste dos EUA não estou a ver a comparação. Aliás a costa oeste dos EUA é bastante montanhosa.

É o aquecimento global, meu caros.

Por muito que queiramos negar... acho que se está a tornar demasiado evidente.
Dias de céu limpo em pleno Dezembro eram para dar temperaturas entre os 6/7/8 ºC e os 14/15/16 ºC em Lisboa. Não os 13/14 º C e os 19/20/21 que tenho tido nos últimos dias. E é assim no país inteiro e um pouco por toda a Europa!
Quanto ao El Ninho? Sempre ouvi dizer que não tinha qualquer influência no nosso clima. Por isso nem considerem essa hipótese.
Vêm aí anos muito complicados!

• Gosto
Reactions: joralentejano
Dias de céu limpo em pleno Dezembro eram para dar temperaturas entre os 6/7/8 ºC e os 14/15/16 ºC em Lisboa. Não os 13/14 º C e os 19/20/21 que tenho tido nos últimos dias. E é assim no país inteiro e um pouco por toda a Europa!
Quanto ao El Ninho? Sempre ouvi dizer que não tinha qualquer influência no nosso clima. Por isso nem considerem essa hipótese.

Demasiado evidente em que aspeto? Porque o ano está a ser mais seco e menos frio ( até ao momento) Se vierem anos húmidos/frios e instáveis, então a teoria do aquecimento global já não faz sentido?Só faz sentido para anos secos e mais amenos?

"Vêm aí anos muito complicados!", mas em termos de seca ou excesso de precipitação/frio/ instabilidade?

Isto falando exlcusivamente para Portugal.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Demasiado evidente em que aspeto? Porque o ano está a ser mais seco e menos frio ( até ao momento) Se vierem anos húmidos/frios e instáveis, então a teoria do aquecimento global já não faz sentido?Só faz sentido para anos secos e mais amenos?

"Vêm aí anos muito complicados!", mas em termos de seca ou excesso de precipitação/frio/ instabilidade?

Isto falando exlcusivamente para Portugal.

Refiro-me aos últimos anos! Sim. Tenho plena consciência de que pelo meio houve um ou outro ano mais húmido. Mas tem sido uma tendência.
Quando me refiro a anos muito complicados, refiro-me ao estabelecimento de temperaturas mais elevadas até cada vez mais tarde e a começarem-se a fazer sentir cada vez mais cedo e ao tempo a assistirmos a anos cada vez mais secos. Só não vê quem não quer.

Não é verdade que o " El nino " não tenha influência em Portugal e na Europa.

A sua acao na Europa, Que sofre as mais variadas influências, é que é um pouco ambígua e incerta.

Mas influencia. Segundo os cientistas, quase todo o planeta sofre a acao deste fenómeno. Aliás, a descoberta e estudo aprofundado deste fenómeno veio baralhar um pouco a teoria do aquecimento global, pois este fenómeno também pode provocar alterações climáticas, embora em princípio temporárias.

Eu acho que estamos desde o início deste ano a sofrer a acao deste fenómeno. De outra forma, é difícil outra explicação para um ano inteiro com temperaturas acima e precipitacao abaixo do normal.
Nem segundo a teoria das alterações climáticas, a mudança será tão rápida. Aliás, uma das mudanças que está teoria preconiza é o surgimento mais frequente de fenómenos extremos e este ano tem sido uma seca de todo o tamanho.

Última edição:
Sem dúvida que o El Niño tem que ter alguma influência no clima global. A terra é um circuito fechado, logo cada acção gera reacção.
Destacando e repetindo de novo o que o @jamestorm disse anteriormente, o nosso clima tende a tornar-se cada vez mais estável, o pessoal do Sul que o diga. No entanto, quando acontecerem, os eventos tendem a ser mais extremos que é o que se tem verificado nos últimos anos. Não quer dizer que comece a haver cada vez mais eventos, que é o que não tem acontecido este ano, mas quando estes surgirem talvez provoquem mais estragos que em situações normais.
E é triste que se pense que o aquecimento global é uma falácia... Este estudo apresentado em Paris prova isso mesmo: http://phys.org/news/2015-12-paper-degree-impact-corporate-messaging.html

Última edição:
Um dos anos recentes mais amenos que pessoalmente senti foi 2011. E na altura havia uma La Nina.
Este ano houve seca num regime neutro do ENSO, só a partir da Primavera começou o El Nino.
Agora estamos num El Nino forte que se vai prolongar pelos próximos meses. Causa-me sempre certa dificuldade em perceber como por umas coisas acham que acontecem outras, ou que o Inverno vai ser igual (ou diferente) do ano passado.
Se se limitam a analogias destas, então o próximo Inverno teria que forçosamente ser diferente do anterior.

R6k87Vh.png

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensostuff/ensoyears.shtml

• Gosto
Reactions: StormRic
Sem dúvida que o El Niño tem que ter alguma influência no clima global. A terra é um circuito fechado, logo cada acção gera reacção.
Destacando e repetindo de novo o que o @jamestorm disse anteriormente, o nosso clima tende a tornar-se cada vez mais estável, o pessoal do Sul que o diga. No entanto, quando acontecerem, os eventos tendem a ser mais extremos que é o que se tem verificado nos últimos anos. Não quer dizer que comece a haver cada vez mais eventos, que é o que não tem acontecido este ano, mas quando estes surgirem talvez provoquem mais estragos que em situações normais.
E é triste que se pense que o aquecimento global é uma falácia... Este estudo apresentado em Paris prova isso mesmo: http://phys.org/news/2015-12-paper-degree-impact-corporate-messaging.html

Não acho que seja uma falácia, antes pelo contrário, tendo a confiar nos cientistas que estudam o aquecimento global. Mas olha que há muitas falácias em torno disso, uma delas são os eventos extremos, a forma redutora como rapidamente se associa um evento qualquer ao aquecimento global. E o inverso claro, se estiver um frio enorme ou cair um grande nevão nalgum local aparecem logo pessoas a dizer que não há aquecimento global.
Sobre o sul, eu ainda sou do tempo em que muitas pessoas juravam que a barragem do Alqueva nunca iria encher.

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar
Esta discussão está a ficar um pouco confusa. Eu não li ninguém a dizer que o aquecimento global é uma falácia, acho que dentro da maioria da população informada e sem qualquer pressão de lobbies reconhece o aumento das temperaturas a nível mundial. A forma como as alterações climáticas provocadas por esse aquecimento se vão fazer sentir no nosso país, essa é a questão. Não é por ser aquecimento global que o clima de Portugal vai ficar mais quente e menos chuvoso.
E por falar em falta de eventos eu este ano assisti a duas flash floods urbanas uma em Coimbra e outra em Viseu. Albufeira foi o que foi. É só puxar pela memória.

• Gosto
Reactions: TekClub
Não é falácia nenhuma, pois há evidências científicas disso.
Mas também não podemos engolir toda a treta que os Média nos têm impingido

sobre isso nos últimos tempos.

Ah, e as verdadeiras negociatas ( e o respectivo aumento das respectivas contas bancárias) de alguns conhecidos políticos que virem aí uma oportunidade de ouro para ficar mais ricos.

Não acho que seja uma falácia, antes pelo contrário, tendo a confiar nos cientistas que estudam o aquecimento global. Mas olha que há muitas falácias em torno disso, uma delas são os eventos extremos, a forma redutora como rapidamente se associa um evento qualquer ao aquecimento global. E o inverso claro, se estiver um frio enorme ou cair um grande nevão nalgum local aparecem logo pessoas a dizer que não há aquecimento global.
Sobre o sul, eu ainda sou do tempo em que muitas pessoas juravam que a barragem do Alqueva nunca iria encher.

Essa do Alqueva tá boa! Essas pessoas pensavam que o Alqueva ia encher apenas com a água da chuva ou não sabiam que ia ser abastecida pelo Guadiana?!
Não há maior cego do que o que não quer ver, e como já referi, ainda há 10 anos atrás grande parte da comunidade cientifica dizia isso: aquecimento global é uma falácia. É claro que não o é desde o momento que o ser humano começou a expelir grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera, mas há quem esteja ainda muito reticente sobre o assunto e não acredite que estas mudanças a nível planetário derivem disso.

Atenção que sobre as alterações climáticas, não há uma teoria científica, mas há várias.
No fundo, há várias possibilidades dos elementos reagirem, perante um problema que é real, mas os seus efeitos e consequências ainda são algo imprevisíveis.

• Gosto
Reactions: Thomar
Essa do Alqueva tá boa! Essas pessoas pensavam que o Alqueva ia encher apenas com a água da chuva ou não sabiam que ia ser abastecida pelo Guadiana?!
Não há maior cego do que o que não quer ver, e como já referi, ainda há 10 anos atrás grande parte da comunidade cientifica dizia isso: aquecimento global é uma falácia. É claro que não o é desde o momento que o ser humano começou a expelir grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera, mas há quem esteja ainda muito reticente sobre o assunto e não acredite que estas mudanças a nível planetário derivem disso.

Li este fórum e decidi registar-me e pretendia fazer a seguinte perguntas
A existência Verões frescos e chuvosos durante alguns anos seguidos, ou nos últimos anos, é sinonimo também sinal dessa estabilização atmosférica e de aquecimento progressivo?
Como se avalia o aquecimento global como tendência numa anomalia climática, referente a temperatura média anual? ou respeitante á temperatura verificada em determinadas estações do ano ou determinados meses do ano? é que se for o 1º critério, por os dados disponíveis, nos últimos anos 4,5,6 anos, nem se registaram em Portugal, dos anos especialmente quentes. Apesar de anos especialmente quentes a nível mundial, esse mesmo aquecimento pode não ter-se refletido no nosso território, isto é se olharmos para as médias.

• Gosto

Ainda continuo na linha do cepticismo, de facto estes últimos 2 anos foram fora do Normal, ao contrário do que se pensa nem tanto em Portugal, mas no continente europeu é por isso que não estou mesmo nada convencido, que as alterações climáticas ou o aquecimento global afete muito mais a Penisula Ibérica que outras regiões europeias mais a norte, como se está quase a instituir-se na comunidade cientifica dominante. O Verão na Europa central foi mais que prolongado, tirando uma ou outra excepção a Europa central e de Leste esteve praticamente sempre sobre influencia anticlonica desde de Abril/Maio até quase agora, as depressões vindas para mais para o Leste Europeu(com a excepção para fenómenos convectivos dispersos) muitas vezes nem chega a cordilheira dos Alpes, estamos a 12 de Dezembro, e a maioria da Europa central e de Leste pouca ou nenhuns episódios de neve, teve, ou melhor nem chega a pegar no chão. Em relação a Portugal estes 2 anos secos nos últimos 5 anos, ainda não me convencem de todo, pois se formos a ver não faltam secas extensas e generalizadas em décadas distantes como as de 30,40,50,70, até em anos praticamente seguidos. Mais 5 anos, e se verificar anos iguais a estes ou iguais a 2012 ai sim, pode-se começar a falar de facto de uma tendência a longo prazo, até lá por muito que se tente não se consegue afirmar que um mês ou Outubro muito seco, ou uma estação do ano muito seca, ou 2 anos muito secos, devem-se á simples variabilidade climática que sempre existiu, ou ao aquecimento global, ou efeitos do El-Niño. Já sabemos que quando chove muito pouco, em anos secos, a analise das secas aparece mais nos Media.

• Gosto
Estado
Fechado para novas mensagens.