Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
A minha mãe passou o de 1977 na esplanada.
Curioso, é que nesse ano o verão foi fresco e é considerado o mais fresco de Portugal Continental das últimas décadas.
Contraste interessante!
 
A minha mãe passou o de 1977 na esplanada.

Foi certamente um Natal atípico em termos de temperatura, olhando aos registos históricos para Dezembro de 1977 aqui no Porto / Pedras Rubras ( aeroporto), de facto tivemos temperaturas de mais de 20 graus pela altura do Natal ( 22 graus de máxima no dia 25/12 :calor: ) Olhando às máximas ( TM) e mínimas ( Tm) ao longo do mês, penso que ainda está pior que em 2015 até ao momento :calor:

Dezembro 1977 contudo foi chuvoso com 255 mm ( PP ) acumulados :rain:

n3jPEeI.jpg


Legenda:

T Temperatura media (°C)
TM Temperatura máxima (°C)
Tm Temperatura mínima (°C)
SLP Presión atmosférica a nivel del mar (hPa)
H Humedad relativa media (%)
PP Precipitación total de lluvia y/o nieve derretida (mm)
VV Visibilidad media (Km)
V Velocidad media del viento (Km/h)
VM Velocidad máxima sostenida del viento (Km/h)
VG Velocidad de ráfagas máximas de viento (Km/h)
RA Índica si hubo lluvia o llovizna (En la media mensual, total días que llovió)
SN Índica si nevó (En la media mensual, total días que nevó)
TS Indica si hubo tormenta (En la media mensual, total días con tormenta)
FG Indica si hubo niebla (En la media mensual, total días con niebla)

Podem consultar estes dados históricos mês a mês ou anuais em várias localidades aqui:

http://www.tutiempo.net/clima/Portugal/PT.html
 
Última edição:
Agora lembro - me que em 2005 e 2008 também tivemos 2 Outonos monótonos como este ano e a seguir, a abrir o novo ano, tivemos duas belas entradas frias ( e com nevões a cota zero) .

Claro que seria pedir muito que a história se repita, mas também não custa sonhar. :D
 
Normalmente, quando um determinado padrão se estabelece, e se este padrão for especialmente vincado, ou seja, com caraterísticas muito próprias e claramente identificadas, não é pouco frequente que esse mesmo padrão se mantenha ao longo de alguns meses.

Ou seja, na situação atual, e extrapolando para o futuro a médio prazo (dois, três meses) é razoável admitir-se que o tempo anticiclónico será determinante, sem prejuízo de uma ou outra entrada atlântica, mas com prevalência do tempo seco.

Por outro lado, as vezes em que ocorreram situações extraordinárias quanto a entradas frias e neve a cotas baixas, foi sempre com tempo anticlónico, nunca com zonal implantada nas nossas latitudes.

Existe num forum espanhol um estudo sobre todas as entradas frias dignas de registo nos últimos dois séculos, mais coisa menos coisa. O que é curioso nesse estudo é que muitos dos eventos mais extraordinários quanto a frio e neve ocorreram em janeiro e fevereiro, e adivinhem o que os precedeu ... tempo monótono, anticlónico, seco e muitas vezes bastante ameno.

Eu sei que os tempos são outros, seja por variações naturais do clima, seja por razões humanas, e eu, que sou um defensor do fator natural como influência determinante no clima, em detrimento da ação do homem, começo a ponderar com mais acuidade a possibilidade de que de facto a mão do homem poder estar aqui a exercer uma maior influência da que seria desejável.
 
No ano passado, também predominou o AA em Dezembro e com temperaturas quase amenas e não vi nevão nenhum a cotas baixas em Janeiro.

E já andamos à quase um ano com o mesmo padrão, e com temperaturas acima da média e precipitacao abaixo da média.

E olhando para os modelos, quase de certeza que na minha zona vou ter o décimo mês com precipitacao abaixo da média nos últimos 12 meses ( abaixo da média 10 em 12 - normalíssimo) .
 
O que eu venho notando nos últimos anos aqui no Japão e que os padrões de mudanças que eram mais sutis ate década passada estão cada vez mais intensos, estamos passando por um periodo de poluição intensa também, como o Japão e do lado de Pequin muitas vezes se notam aquelas estranhas nuvens super altas a predominar no clima e a arruinar algumas vezes a agricultura.

A fuligem da poluição chinesa esta facilitando muito a formação de nuvens super altas, Acredito que seja uma tendência global. Muitos céticos que ficam preso aos dados meteorológicos antigos continuam a falar que sempre ouve mudanças e etc. Mais da forma que vem acontecendo hoje em tal intensidade e algo que deve ser notado. O mundo não só esta mais quente mais a desarmonia esta ficando mais notável. O mais incrível foi que a mudança da ultima década para cá foi muito mais intensa e acredito já estamos entrando em um terreno desconhecido.

O que eu notei que ate 2003 a tendência estava já meio caótica mais tínhamos invernos muito frios em 2007 começou uma tendência de invernos curtos e quentes e verões absurdamente quentes. de 2013 em diante começou uma tendência de meses quentes extremamente nublados e poluídos e os invernos estão totalmente fora de padrão hora oscilando entre extremos eventos de "calor" ate extremos eventos de frio. Não da para saber o que vai se acontecer nos próximos anos se essas tendência ficarem a piorar, acredito que talvez a agricultura venha a sofrer danos cada vez mais notáveis.

Se nesses eventos caóticos não vier a derreter o permafrost e termos uma mudança dramática na temperatura global eu fico feliz caso contrario as consequências podem ser bem severas, isso se os cientistas estiverem certos sobre o potencial de aquecimento do metano...
 
Em minha opinião, as anomalias deste ano são o exemplo bem vincado de como o ser humano está a acabar com o seu habitat!
São cada vez mais seres humanos a povoar este nosso planeta azul. São cada vez mais seres humanos a poluir e em cada vez mais quantidade (a aumentar o CO2 na atmosfera). Logo, por muitas Cimeiras do Clima que se possam fazer (em exemplo da deste ano em Paris), estas nunca passarão de simples declarações de interesses, uma vez que incutir novos hábitos a tanta gente é tarefa quase impossível (a começar pelos lideres de cada país que colocam os interesses económicos à frente).
Inevitavelmente caminhamos para um duro colapso climático desastroso do nosso planeta. Pode não ser na nossa geração, mas certamente será na próxima ou daqui a duas! :(
 
Mas o que se passou? Quais são as anomalias deste ano que provam que estamos a destruir o planeta? É que eu não vejo nada de especial, apenas uma circulação zonal forte.

Ainda me lembro que o inverno de 2010, frio na Europa toda e bem chuvoso por cá, era a prova de que o clima estava a mudar. Agora o seu contrário também prova isso.
Se amanhã chover muito é porque estamos a alterar o clima. Se não chover também.
Se estiver calor é uma consequência dantesca das alterações climáticas antropogénicas. Se estiver frio também.

Alterações climáticas são observadas à escala geológica. Não é um mês, nem um ano, nem sequer uma década que o provam. Há várias teleconexões interdecadais que afectam as temperaturas a nível regional.
 
A decrease in storm activity over large parts of the US, Europe, Russia, and China is found to influence weather extremes—cold ones in winter, hot or dry ones in summer. This is now shown in a study by scientists from the Potsdam Institute for Climate Impact Research. The observed changes in storm activity are likely related to changes in other atmospheric dynamics like the jet stream—strong westerly winds circling the Northern hemisphere high up in the sky.

"Less or less severe storms in the mid-latitudes, this at first sight seems to be good news - but unfortunately it isn't," says lead-author Jascha Lehmann. "These storms have a moderating effect on land temperatures as they bring maritime air from the oceans to the continents and a lack of them can thus favor extreme temperatures."

"This summer a severe drought in China's northern bread basket region Liaoning threatened crop yields, while California has been experiencing a prolonged drought for no less than three consecutive years," says Lehmann. Comprehensive analysis of satellite weather data shows that these are indeed regions where significant reductions in storm activity are detected during the rainy season. In summer, storm activity calmed down over as much as 80 percent of the land area in the mid-latitudes. In winter the changes are more patchy, yet pronounced reductions are found over eastern US and large parts of Europe and Asia. This includes regions like New York and Chicago which suffered from record-breaking cold temperatures in recent winters.

These detected changes in mid-latitude storm tracks are likely linked to changes in the jet stream and planetary waves in the atmosphere. Such dynamical changes favor certain types of weather situations in some regions and others elsewhere. "Regional changes are mostly due to natural variability but on top of that we see this pronounced overall weakening in summer storm activity," says co-author Dim Coumou, "This is also something projected by climate models under future emission scenarios. However, the data so far is not sufficient to say whether the storm activity changes are caused by climate change - this has to be investigated further."

Read more at: http://phys.org/news/2015-12-cold-hot-persistent-weather-extremes.html#jCp
 
Não vocês estão a fazer pouco caso dos extremos climáticos cada vez mais intensos todos os sistemas estão desequilibrados. Secas cada vez mais severas tudo esta implicando em uma mudança dramática na circulação atmosférica isso e muito óbvio. Mais vocês estão agindo igual a lagostas curtindo um bom banho de banheira, vocês não perceberam ainda que esse banho já esta demasiadamente quente ?

Afinal de contas eu tenho mensagem de habitantes de outros planetas que a ciência foi utilizada de forma equivocada e acima de tudo estamos numa transição planetária a nível de que não aconteceu a pelo menos 500milhoes de anos. Eu não estou falando que uma catástrofe eminente esta a se desenvolver porque seria irresponsabilidade minha afirmar tais eventos como alguns de vocês já devem saber que isso pode causar direcionar pessoas para realidades paralelas destrutivas (inclusive eu).

Mais sim se a humanidade não começar a se conscientizar a coisa vai ficar feia isso porque na era atual o nível científico esta em muita desarmonia com o nível de Amor, e todas as civilizações que alcançam alta tecnologia e não alcançam um nível semelhante de Amor, se autodestroem. estamos num período perigoso de mudança. O clima vai mudar ! aconteceram coisas na geologia terrestre. Muitas pessoas que não estejam em certa harmonia interna ficaram doente.

O mundo esta entrando em energia muito elevadas os seres que não estam em harmonia com essa energia não poderam viver na nova era de Amor.

Todas essas mudanças seram mais sutis ou mais severas, tudo dependera se a humanidade começar a viver em maior harmonia com o Amor.Do jeito que esta talvez a humanidade precise de um certo chaqualhao para acordarem o clima será um desses chaqualhoes. Para quem notou e percebeu que algo muito grande esta para acontecer e que essas palavras fizeram algum sentido, advirto-os que talvez tempos difíceis estão a se aproximar mais essas dificuldades estaram em harmonia com a luz interior de cada ser ---cada qual vive no universo que e capaz de imagina---
 
Já agora, pergunta a esses habitantes de outros planetas se o Anticiclone dos Açores vai afectar o estado de tempo em Portugal continental durante o inverno todo, ou se eles acham que o padrão pode mudar a meio do inverno, para algo mais bloqueado a latitudes mais altas.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos
Pelos profetas da desgraça este tempo (ou qualquer que seja) é causado pelas alterações climáticas, ou seja, dá para tudo e o seu contrário. :confused:


Temos tido Verões bem frescos nos últimos 5,6 anos com alguma frequência, tam.
Não vocês estão a fazer pouco caso dos extremos climáticos cada vez mais intensos todos os sistemas estão desequilibrados. Secas cada vez mais severas tudo esta implicando em uma mudança dramática na circulação atmosférica isso e muito óbvio. Mais vocês estão agindo igual a lagostas curtindo um bom banho de banheira, vocês não perceberam ainda que esse banho já esta demasiadamente quente ?

Afinal de contas eu tenho mensagem de habitantes de outros planetas que a ciência foi utilizada de forma equivocada e acima de tudo estamos numa transição planetária a nível de que não aconteceu a pelo menos 500milhoes de anos. Eu não estou falando que uma catástrofe eminente esta a se desenvolver porque seria irresponsabilidade minha afirmar tais eventos como alguns de vocês já devem saber que isso pode causar direcionar pessoas para realidades paralelas destrutivas (inclusive eu).

Mais sim se a humanidade não começar a se conscientizar a coisa vai ficar feia isso porque na era atual o nível científico esta em muita desarmonia com o nível de Amor, e todas as civilizações que alcançam alta tecnologia e não alcançam um nível semelhante de Amor, se autodestroem. estamos num período perigoso de mudança. O clima vai mudar ! aconteceram coisas na geologia terrestre. Muitas pessoas que não estejam em certa harmonia interna ficaram doente.

O mundo esta entrando em energia muito elevadas os seres que não estam em harmonia com essa energia não poderam viver na nova era de Amor.

Todas essas mudanças seram mais sutis ou mais severas, tudo dependera se a humanidade começar a viver em maior harmonia com o Amor.Do jeito que esta talvez a humanidade precise de um certo chaqualhao para acordarem o clima será um desses chaqualhoes. Para quem notou e percebeu que algo muito grande esta para acontecer e que essas palavras fizeram algum sentido, advirto-os que talvez tempos difíceis estão a se aproximar mais essas dificuldades estaram em harmonia com a luz interior de cada ser ---cada qual vive no universo que e capaz de imagina---

Penso que a questão não seja bem essa, apesar de me centrar na ala mais ceptica sobre as alterações climáticas, e perceber perfeitamente que existe lobbing em ambos os lados, isto não é uma luta entre o Bem e o Mal, os bons dos naturalistas contras os maus dos capitalistas do petróleo, existe interesses económicos, interesses comerciais, interesses académicos, em ambos os lados. A questão no meu entender é que não se deve transformar esta questão, género a febre dos Extraterrestres nos anos 50,60 nos EUA, pois este problema é muito mais serio e existe mesmo logo não deve ser banalizado, o que quero dizer é que os especialistas a comunidade cientifica não devem, sempre que existe uma cimeira, sempre que existe um ano muito seco, ou um Inverno mais quente, vir a terreiro para a comunicação social, dizer que vamos ficar com o clima como Marrocos, ou que vai-se plantar vinhas na Escócia ou coisas desse género, pois eles sabem que isso não irá acontecer nos próximos longas décadas,na minha opinião nem em séculos, acho que este assunto deve ser analisado com o maior rigor possível, e as massas, a população devem ser bem informadas, e não desinformadas, num alarmismo colectivo que julgo não traz também nada de positivo, até porque existe uma grande ignorância pelo menos em Portugal no que respeita aos assuntos relacionados com o clima, o português comum percebe de desporto, percebe de politica, até de economia, de musica pop/rock, mas na temática do clima está a um nível de um desconhecimento total.
Claramente não nego de todo que as alterações climáticas, e claramente, que se dependesse de mim as emissões Co2 acabavam já hoje e apostava-se totalmente nas energias renováveis, teríamos um planeta mais limpo e saudáveis, teríamos menos conflitos entre nações. Mas acho que se deve ser muito mais rigoroso e acima de tudo pedagógicos, quem sabe, quem entende, quem tem voz nos Media deve explicar da forma mais rigorosa possivel os assuntos relacionados para climatologia, meteorologia e no meu entender os jornalistas, os profissionais de informação deveriam ter formação, formações técnicas nestas áreas .
Porque se formos mesmo rigorosos verificamos que em Portugal os últimos anos a nível de temperatura média anual não foram de todos dos mais quentes, e tivemos fenómenos nos últimos anos alguns Verões frescos e húmidos, da mesma forma que não se deve num verão fresco e húmido dizermos que vamos passar a ter verões britânicos, também em Invernos secos ou amenos devemos ter cuidado ou maior reservas em fazermos associações causa efeito com o aquecimento global.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.