Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Estas runs do GFS estão a ficar cada vez piores de run para run ... daqui ainda manda o AA para cima de nós no Domingo !!

Esta saida do gfs é uma tristeza muita da precipitação prevista no 2º painel foi retirada, o que vale é que esta semana( quarta e sexta) vai haver precipitação algo significativa:thumbsup:.

Realmente o pós-dia 12, está um pouco desolador...apenas frio e nada mais:(
mesmo no 2º painel...nada de interessante, mas tudo pode mudar.;)

Boa tarde.

Quanto à questão do freemeteo ser ou não credível, isso não sei, pois sou uma mera leiga nestes assuntos, mas uma coisa e certa acertou em cheio para o nevão de 10 de Janeiro aqui em Portalegre.
Continuando a falar do Freemeteo ele volta a por neve para Portalegre na sexta e no domingo também. O curioso mesmo é o Weather Underground:

Sexta à noite
Possibilidade de neve. Pouco nublado. Mínima -8 °C . Vento NORDESTE 21 km/h . Chance of precipitation 20% (water equivalent of 1.68 mm). Sensação Térmica: -12 °C .

:surprise:

Será ou passaram-se mesmo??!!!

Boa tarde.

Quanto à questão do freemeteo ser ou não credível, isso não sei, pois sou uma mera leiga nestes assuntos, mas uma coisa e certa acertou em cheio para o nevão de 10 de Janeiro aqui em Portalegre.
Continuando a falar do Freemeteo ele volta a por neve para Portalegre na sexta e no domingo também. O curioso mesmo é o Weather Underground:

Sexta à noite
Possibilidade de neve. Pouco nublado. Mínima -8 °C . Vento NORDESTE 21 km/h . Chance of precipitation 20% (water equivalent of 1.68 mm). Sensação Térmica: -12 °C .

:surprise:

Será ou passaram-se mesmo??!!!

"Passaram-se mesmo", acredita! :D;)

Realmente é com tristeza que também eu vejo o aumento do AA e o consequente afastamento da depressão que nos poderia afectar no principio da semana que vem :(
E era precisamente na segunda-feira que com o frio instalado as surpresas poderiam voltar a suceder. Na verdade se algo se passar na madrugada de Sexta para Sábado, não creio em cotas muito baixas. Basta ver que por exemplo por aqui a máxima foram de uns escandalosos 15,6ºC (segundo dados oficiais do IM). Como tal o que está instalado são sim as temperaturas bastante amenas.... :angry:

gfs21625159209.png

o ECMWF continua mais ou menos na mesma sendo que ambos os modelos até Domingo continuam mais ou menos iguais ... "!!

Para Viseu, o MeteoGroup Insiste em neve na sexta e Sábado, e aguaneve no Domingo, com mínimas de -2ºC na sexta e sábado e 0ºC no domingo.

A minha análise (fundamentada apenas no GFS) é a seguinte:
De uma forma muito simples nos locais em que haverá precipitação(Centro e Sul) na quarta e na sexta será em forma de chuva uma vez que a iso a 850hpa é claramente positiva, nos locais em que a iso estará abaixo de zero não haverá precipitação (Nordeste Transmontano). Depois quando houver frio para toda a gente não haverá precipitação para ninguém! E como nessa altura será Carnaval...ninguém levará a mal!
Esta análise apenas têm como base o GFS uma vez que sinceramente os meus conhecimentos em metereologia não me permitem através de uma carta sinóptica do ECMWF, concluir a quantidade de precipitação bem como a sua localização.

o europeu continua com grandes previsoes de realcar que para sexta coloca muito mais frio que o gfs o que aliado á precipitacao seria de neve por aqui
ECM0-96.GIF

para segunda terca continua impressionante se estes mapas se confirmassem podiamos ter um nevao identico ou ate maior que o de dia 10

ECM1-168.GIF

ECM0-168.GIF

pode ser que na RUN18z do GFS se aproxime do Europeu...a resposta começará a sair dentro de meia-hora;)