Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Ora bem vendo os dados lançados de tarde para a temperatura prevista a meia noite e olhando para as mesmas da "check" bate certo!!
Parece me que a zona de portel estremoz alvega estao num bom caminho para ver o elemento branco!
Nao se esqueçam que o amanhecer vai trazer surpresas..
Litoral vai ser impossivel na minha opiniao..

Na página do I.M. (meteo.pt) na janela "OTempo" abrir "Perfis Verticais"
Existem os perfis Observados de Lajes, Funchal e Lisboa, correspondentes às sondagens aerológicas efectuadas nessas estações de altitude. Complementarmente existem projecções de Previsões...para as Cidades referidas e também Porto e Faro...retiradas das previsões do Centro Europeu.
Da previsão do perfil para Lisboa (H+36) é que inferi a opinião manifestada.

Sim esses eu conheço, o problema esta na resolução da imagem, aquilo é sofrível de ser visto com pormenor. Obrigado na mesma! :)

rectifiquem-me se estou errado :

Estou a ver no satelite do IM alguma precipitação a entrar em todo o pais vindo do atlantico. errado?

http://www.meteo.pt/resources.www/d...ostdooZJf/201002120100_msg2_msg_ir_piber.jpeg

Muita nebulosidade mas precipitação muito fraca ou mesmo quase nula para já, efeitos de uma frente quente.

87761463.gif

No satélite temos esta configuração, frente fria, quente e oclusa a avançar para leste/sudeste. No "triple point" temos bastante instabilidade normal nestas situações, como se vê na animação de satélite, e que deverá rumar a sudeste mas enfraquecendo provavelmente um pouco na instabilidade, vamos ver até quanto. Quanto mais activo estiver mais interessante será o dia aqui no fórum.

Muita nebulosidade mas precipitação muito fraca ou mesmo quase nula para já, efeitos de uma frente quente.

No satélite temos esta configuração, frente fria, quente e oclusa a avançar para leste/sudeste. No "triple point" temos bastante instabilidade normal nestas situações, como se vê na animação de satélite, e que deverá rumar a sudeste mas enfraquecendo provavelmente um pouco na instabilidade, vamos ver até quanto. Quanto mais activo estiver mais interessante será o dia aqui no fórum.

aumentam as esperanças

Vamos lá ver se eu me entendo:
-Isto é um tópico de seguimento, previsão do tempo
e modelos ,não?
Estou práqui a ver tanta página cheia de perguntas
cujas respostas estavam imediatamente antes.
Bastava ler as intervenções bem esclarecedoras que por aqui
foram aparecendo ao longo do dia dos suspeitos do costume,
que, para fortuna de todos nós, vão aumentando em nº e em
disponibilidade para a intervenção,
bastava um pouco de leitura e real "seguimento" e a maior parte das intervenções das últimas horas não fará grande sentido, uma vez que de antemão,este tópico , chat não é certamente ...Não?
Este Forum cresce dia-a-dia substancialmente.
Este Tópico, com a sua qualidade,
tem tido grande contribuição para tal.
E quantos mais somos nesta maluqueira do tempo, mais sinto regojizo , mais usufruo do previlégio .Tantos anos que eu não falei com ninguém sobre estes meus "desvios" maluquentos meteorológicos.Falemos pois aqui.Há sempre um tópico à espera de si.
Este? É de seguimento , previsão e modelos .
Vamos mantê-lo assim . Por favor.
( claro que esta achega nada tem a ver com os últimos posts)

Com todo este frenesim lá vai esta mensagem na enxurrada ,(do " Será que? Não...não ...o site X diz que não , mas olha que o y diz o contrário ... e eu? vou ser bafejado?...não não...isto não vai dar em nada...) como já foram hoje na enxurrada deste desassossego , excelsos posts..

Quanto ao que aí vem , por aqui vai concerteza
continuar a andar bem informado.
Vamos entrar em "condicões favoráveis para o crescimento do METEOPT" ,já que mais Inverno é anunciado...

Bom dia ....
De acordo com os modelos e actualizando a informação respeitante a estes parece que na próxima Terça feira vamos assistir uma situação de pós frontal em que a precipitação se ocorrer remete-se somente ao sul do país e depois de Quarta a Sexta ventos moderados a forte de Noroeste trarão tempo frio e seco novamente em Portugal continental !!
Pois é ... venha lá então a chuva desta Sexta e Segunda que o resto ainda está extremamente incerto !!

Região Sul:
Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, que
poderão ser de neve no final do dia no interior do Alentejo a cotas
acima dos 300 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, soprando
temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral e nas
terras altas.
Descida de temperatura, mais acentuada nas regiões do interior.

Fonte: IM

Bela previsão que o IM coloca para o resto do dia. :D

12_02_2010_11h00.JPG

Mais que correcta esta previsão: nota-se que o ar frio começa agora a entrar na Península de Setúbal/Sines. O ar frio instável vai progredindo de oeste para leste e chegará ao interior do Alentejo nas próximas horas; é natural que a temperatura comece agora a baixar e haja condições de forte instabilidade atmosférica, dando origem então a aguaceiros de granizo ou neve.

Ainda que seja uma previsão a médio prazo, o GFS mostra que a frente da respectiva depressão que nos vai afectar na segunda-feira poderá novamente fazer as delícias dos que mais desejam neve, sobretudo no norte e centro do país e durante a madrugada (diminuindo gradualmente as chances deste fenómeno acontecer ao longo do dia, com a subida da temperatura).

gfs266.png

gfs272.png

gfs278.png

Apenas ligeiras diferenças separam o ECM e o GFS:

GFS

gfs066.png

ECM

ecm172.gif